sexta-feira, março 31, 2006

Muralha...










Muralha exposta….
Eu não pude controlar, nem comandar…
Senti o que significava a impotência mais profunda…
Vi o teu corpo para mim gigante silenciado…
Eu feita da tua carne, da tua vida, vi-te passar…
Não foste só corpo...
Hino à vida, mente bravia e danada….

Gaja: assume-te e enerva-te!

Lei da Paridade


Considero inaceitável que o PS fundamente a aprovação da lei da paridade argumentando o reforço da participação política das mulheres.
Podemos constatar que nos cargos dirigentes da Administração Pública preenchidos por nomeação, a participação das mulheres é significativamente baixa. Esta solução pode criar falsas expectativas junto das mulheres, é uma solução artificial e quase anedótica. É uma visão redutora do problema da participação das mulheres, que não as salvaguarda dos problemas de discriminação no acesso ao exercício do poder. A mulher deve ser valorizada pela sua competência e capacidade de trabalho e não ser reduzida a este tipo de meio para atingir um lugar político, profissional ou social. Acho vergonhoso!

quinta-feira, março 30, 2006

Genial

auto-controle


Às vezes tenho comportamentos muito semelhantes a manifestações psicóticas mas que considero puramente humanos e não desajustados .... por vezes que vontade tenho de me passar com as pessoas, de gritar, de perder o controlo.... o auto-controle é me dificil de compreender.... afinal é contra a nossa natureza humana ... porra afinal o que é naturalmente humano hoje em dia e nesta sociedade em que vivemos??? An???? Estar 8 horas em frente a um computador?? Andar dentro de uma lata andante numa cidade barulhenta, com outras latas em movimento a buzinar frequentemente, não ter tempo para pensar, ser autómato, viver numa selva de betão, dentro de uma gaiola, calçar umas coisas felpudas e vegetar em frente a uma caixa, criar problemas mesquinhos sem importância????........... Tanta coisa!!!!!!!! Afinal o que ainda temos de natural?? Os principios de prazer são tantas vezes condenados e banidos por essas mentes normativas.... temos medo de sentir as coisas verdadeiras e deliciosas? Quando ousamos sentir somos bizarros, estranhos, loucoss....o problema é que somos todos assim...todos...e eu não sou excepção... mas às vezes só me apetece dizer: Vão-se foder!!! Bolas e não digo!!

Progresso?



"A palavra ''progresso'' não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes."

Einstein

O Amor quer Possuir


O amor pede identidade com diferença, o que é impossível já na lógica, quanto mais no mundo. O amor quer possuir, quer tornar seu o que tem de ficar fora para ele saber que se torna seu e não é. Amar é entregar-se. Quanto maior a entrega, maior o amor. Mas a entrega total entrega também a consciência do outro. O amor maior é por isso a morte, ou o esquecimento, ou a renúncia - os amores todos que são os absurdiandos do amor.(...) O amor quer a posse, mas não sabe o que é a posse. Se eu não sou meu, como serei teu, ou tu minha? Se não possuo o meu próprio ser, como possuirei um ser alheio? Se sou já diferente daquele de quem sou idêntico, como serei idêntico daquele de quem sou diferente? O amor é um misticismo que quer praticar-se, uma impossibilidade que só é sonhada como devendo ser realizada.

Fernando Pessoa, in 'O Rio da Posse'

Um Hino à Vida!

Interrupção Voluntária da Gravidez em Portugal


É incrível este país tacanho...como é que a situação do aborto ainda é esta?
Numa Europa do século XXI Portugal é um país onde ainda há perseguições penais contra as mulheres que recorrem à Interrupção Voluntária da Gravidez. Esta questão coloca um problema dramático e angustiante para muitas mulheres. Esta questão mexe com a liberdade de opção individual de cada um, ou seja nas sociedades supostamente livres quem necessita de recorrer a uma IVG recorre, quem não quer recorrer não recorre, aparentemente simples não? Mas não!! Os pseudo srs. moralistas acham que podem decidir pelos outros! Nenhuma mulher abre as pernas assim tão levianamente para fazer um aborto, é algo penoso e díficil, e nas condições em que é praticado neste país, há graves riscos para a sua saúde física e psíquica, e mesmo para a vida da mulher.
E quererem referendar esta decisão? Esta decisão que mexe com questões do foro íntimo e com a liberdade individual da mulher. A assembleia da república eleita pelo povo tem capacidade e legitimidade para alterar e alargar a lei mas é é preferível o julgamento moral às mulheres.
O aborto em Portugal é apenas possível quando a gravidez representa risco para a vida da mulher ou para a sua saúde; no caso de malformação fetal ou quando a gravidez resulta de violação. Mas mesmo nesses casos raros, nem sempre há a possibilidade de recorrer ao aborto porque, em alguns casos, os hospitais ou os médicos recusam prestar ajuda a mulheres nestas condições. As principais razões pelas quais as mulheres recorrem ao aborto, ou seja, razões sociais, económicas e psicológicas são excluidas segundo a lei portuguesa.
A legislação portuguesa prevê a educação sexual, no entanto verifica-se que a mesma é uma prática inexistente nas escolas portuguesas. A gravidez na adolescência assume no nosso país os valores mais altos da Europa (25 em 1000 adolescentes). Em Portugal são feitos em média 20.000 abortos clandestinos por ano, cerca de 5000 mulheres (sinalizadas) são atendidas em hospitais, em resultado das complicações de abortos clandestinos e nos últimos 10 anos morreram 100 mulheres desnecessariamente (dados do ME e APF).
Polónia, Malta, Irlanda e Portugal são os países que tem as leis mais restritas em relação ao aborto. Mas é Portugal que leva aos tribunais: médicos,enfermeiros e mulheres que tenham recorrido ao aborto (penas até 3 anos de prisão).
Em Junho de 2002 o Parlamento Europeu adaptou o relatório "Lancker" que aconselhava a tornar o aborto legal, seguro e acessível apelando para que os países não perseguissem as mulheres que tivesse recorrido a um aborto ilegal, o mesmo conselho é dado pela OMS. Mas Portugal não vai lá com conselhos, irá lá com o quê?

O meu amigo Brunão diz uma frase sublime que vou transcrever:
"Tirem os vossos Rosários dos nossos Ovários
"

quarta-feira, março 29, 2006

vida

Propriedade

"A propriedade privada tornou-nos tão estúpidos e limitados que um objecto só é nosso quando o possuímos".

K.Marx

Um Psicólogo por cada 4000 mil Alunos

" Em Portugal, existe um psicólogo por cada quatro mil alunos. Na Europa, a média é de um por cada 400. Psicólogos já alertaram Governo para serviço «notoriamente insuficiente», que está previsto na lei. Ministério da Educação diz não ter «informações sobre o assunto»"

Fonte:Portugal Diário

Coisas de Sonho

Agostinho, o Grande

Rotinas

Bom dia mundo:

Mais uma manhã e cinzenta....cá estamos nós 4ª feira meio da semana.....devia passar ainda mais rápido...estou cansada das semanas iguais, dos dias iguais, do cansaço igual, da cidade igual, das pessoas iguais....tantas horas num sitio igual, o mesmo computador, a mesma rotina, o stress dos outros, a monotonia, o sentimento de perda de tempo...ao fim do dia o tempo tem um valor tão mais precioso para mim, é como se a vida começasse a contar, posso fazer as coisas que mais gosto e sonhar, posso exercer um bocadinho da profissão que escolhi e pelo menos durante 1 hora ou 2 sinto um enorme prazer...mesmo assim tenho quase diariamente umas horinhas de prazer laboral o que safa o minha sanidade mental....quem me dera não dedicar 9 horas do meu dia inteirinhas à responsabilidade de fazer aquilo que não gosto!! Mas as nossas vidinhas são assim, temos qua pagar as continhas, organizar as nossas vidinhas, aprender a aceitar o conformismo dos dias...n é assim tão mau...podia ser pior!!!! Blá, blá!!! Mas também podia ser melhor!

Psicodigo


"Se estás disposto a nunca usar da violência, e sempre resistindo, torna-te forte de corpo e de alma; é a mais difícil de todas as atitudes; exige a constante vigilância de todos os movimentos do espírito, o domínio completo de todos os impulsos dos nervos e dos músculos rebeldes; a agressão é fácil contra o medo e também a primeira solução; para que, em todos os instantes, a possas pôr de lado e substituí-la pela tranquila recusa, não te deves fiar nos improvisos; a armadura de que te revestes nos momentos de crise é forjada dia a dia e antes deles; faz-se de meditação e de ginástica, de pensamento definido e preciso e de perfeitos comandos; quando menos se prevê surge o instante da decisão; rápida e firme, sem emoções ou sufocando-as, tem que trabalhar a máquina formada.
Que trabalhar, sobretudo, humanamente; a visão do autómato é a pior de todas para os amigos do espírito; não serão teus elementos nem a secura, nem a estóica dureza, nem o ar superior, nem as cortantes palavras; requere-se no inabalável a humanidade, o sorriso afectuoso, a íntima bondade, a desportiva calma, amiga do adversário, de quem joga um bom jogo; sozinho guardarás as lutas interiores que tens de suportar, a batalha contínua para impores o silêncio aos instintos de ataque e da vingança; será tua boa auxiliar a pele dura e uma carne que, domada, suporte, sem revolta, as provações e os trabalhos; o óleo do ginásio ajuda Marco Aurélio; quem se adivinha senhor de si melhor resistirá sem violência a tudo o que inventou a real fraqueza do contrário; e só tem que se guardar dos perigos da altivez e do desprezo. "

Agostinho da Silva, in 'Considerações e Outros Textos'

"O Principezinho"

" - Os homens, agora já não tem tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!
E o que é preciso fazer? - Perguntou o principezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada . A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...
Se vieres sempre à s quatro horas, às três já eu começo a ser feliz...
Foi assim que o principezinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da despedida:
- Ai! - exclamou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...
- Então não ganhaste nada com isso!
- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. Depois acrescentou:
- Anda vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo.
O principezinho lá foi... - vocês não são nada disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês... - não se pode morrer por vocês...... A minha rosa sozinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi a ela que eu reguei, que eu abriguei... Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.
E então voltou para ao pé da raposa e disse:
- Adeus...
- Adeus - disse a raposa. - vou-te contar o tal segredo. É muito simples:
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela.
Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa... "

Antoine De Saint-Exupery "O Principezinho"

terça-feira, março 28, 2006

Ohos Doces

psicose e neurose

Um psicótico pensa que dois mais dois são cinco.
Um neurótico sabe que dois mais dois são quatro mas detesta-o.

Aqui está mais um blog egocêntrico

Aqui está o Psicodigo, ideia surgida numa fracção de segundos enquanto fazia tempo para sair do emprego que me paga as contas e sair do cinzento para o colorido que é a outra vida!

Espero escrever umas coisas e trocar umas ideias, esta coisa dos blogs pode parecer uma pouco egocêntrica, um tipo desabafa os seus estados de espírito, tornando-os públicos e dai? Vamos fazer o que nos dá na real gana sem medo de sermos conotados de vaidosos ou do que quer que seja...bem aqui está a minha justificação ;) eheheheh e agora vou-me pirar do escritório e apanhar o solinho de final de dia!

Saudações

Dijambura