sexta-feira, junho 30, 2006

Diárias

De 4 de Julho a 4 de Agosto- durante a Feira Mundial do Livro Electrónico(Projecto Gutenberg e World Book Library), poder-se-à descarregar da Net, sem custos, milhares de obras literárias portuguesas e estrangeiras.

Eu prefiro o livro propriamente dito, manuseá-lo e senti-lo mas secalhar até saco alguma coisita!
http://worldebookfair.com/

Rotinas II

Cá estamos, sexta feira, um dia muito feliz e de certa forma consolador, esta semana foi dificil e até Agosto não vai ser fácil, em Setembro é que devia ser ano novo, é quando tento sempre mudar as coisas e tento seguir um novo rumo, sempre depois da Festa... Não sei como vou aguentar estas horas em frente a um computador, há quem aguente isto mais de 30 anos, fazer algo que não gosta, ontem encontrei um amigo que me disse: "Não te esqueças que há os doentes que só pensam em trabalho e não vivem para mais nada, tu ao menos consegues fazer coisas que te dão prazer. Tens que arranjar essas formas de sobrevivência."

Este conselho é muito equlibrado e realmente também trabalho em Psicologia, mas para fazer o que me dá prazer tenho que me triplicar quase em trabalho e não me importo, a maior vantagem é o prazer porque em termos de dinheiro tenho que me sujeitar mesmo a um trabalho monótono e repetitivo e a Psicologia dá uma ajudinha mas seria impossível suportar todas obrigações financeiras.

Como aguentam as pessoas? Tem que ser... tem que ser...bolas porquê? Não podiam haver caminhos mais fáceis? São 8 horas, passam umas vezes mais rápido outras vezes mais lentamente, mas quando apanho o comboio e chego à outra margem desligo automaticamente desta realidade e entro na minha vida e consigo ser feliz, apesar do cansanço, saber que posso dar uma mão aos outros, que há gente que confia em mim à minha espera, receptiva ao meu apoio é gratificante e bom a dobrar ou a triplicar.

Saio da empresa entre as 18h e as 18h30, e depois vou trabalhar na minha área, há dias em que vou dar um beijo aos meus pais, outros que vou dar pulos ao ginásio, compro o pão, falo com as pessoas, organizo as lides domésticas, recebo o meu amor, na nossa casinha mágica e apago a rotina das 8 horas... e isso é um privilégio. Mas quando estou aqui custa tanto!

Foto: Jan Saudek

quarta-feira, junho 28, 2006

Rotinas

Para chegar ao trabalho tenho dois caminhos e nunca escolho o mesmo. Cansa-me a rotina, já bastam 8 horas sempre iguais, 5 vezes por semana... não é que o caminho altere muito o estado das coisas, mas pelo menos vejo paisagens diferentes.

O meu final de dia é sempre diferente, o que me ajuda bastante, não suporto a monotonia dos dias iguais, não me lembrar do que fiz ontem porque foi igual a antes de ontem e será igual a hoje.

Felizmente em todos os finais do dia há tarefas diferentes, se assim não fosse sufocava de tal maneira que a minha sanidade mental entrava em caos. Mesmo assim sinto esta coisa variadas vezes, essa vontade louca de berrar e fugir de pegar em meia dúzia de trocos e partir para um sitio qualquer e tentar ser feliz de outra maneira. Mas não fujo porque tenho medo, sou medrosa e por isso tento tirar partida dos conformismos da vida e nunca me agarrar totalmente a eles.

terça-feira, junho 27, 2006

Diárias


É Terça Feira Feira da Ladra abre hoje às cinco da Madrugada....

Já se ultrapassou a crise da segunda e é quase meio dia, menos mal mas ainda grave!

Mais 3 dias de trabalho, 1 mês e tal para as férias, caracois, coisas de verão sempre disponíveis, se fosse Inverno sempre era mais deprimente...

segunda-feira, junho 26, 2006

Diárias

Segunda feira e após um fim de semana cá estou para mais uma semana, que se inicia com uma valente dor de cabeça anormal dada a altura do mês, terei que aguentar... custou-me muito levantar de manhã, ainda me passaram pela cabeça umas quantas desculpas para não vir trabalhar, mas lembrei-me de imediato que a "chefe" vinha hoje de férias e que a justificação teria que ser dada à mesma, haveria concerteza alturas mais propicias no futuro e acabei por ceder à desmotivação. Já tomei 2 analgésicos, vamos ver como vão resultar. Esqueci-me da lancheira com o almoço, estou nas lonas e vou ter que comer fora mas amanhã trago o farnel adiado, mas não suporto muito bem quando tenho almocinho preparado e à borla e depois a memória trai-me e obriga-me a gastos desnecessários.

Ontem foi um jogo de sofrimento e muita luta gostei de ver e fiquei feliz com a vitória mas acho absurdas as manifestações populares exageradas, acharia normal se fossemos campeões, também eu irei pular e manifestar a minha alegria mas ontem até fogo de artíficio vermelho e verde vi nos ceús (mais concrectamente em S.Domingos de Rana), acho que por todo o país a febre foi generalizada, é bom que o povo esteja feliz e que se manifeste, mas que tipo de necessidades levarão a tanto exagero? Porque o povo não se manisfesta noutras circunstâncias sociais?

sexta-feira, junho 23, 2006

Bom FDS

Bom fim de semana a todos! E fiquem com esta maravilhosa foto da bela Cuba!


E já agora o link para todos os vídeos dos Gato Fedorento.
Genial mesmo!



http://www.youtube.com/results?search=GATO+FEDORENTO&search_type=search_videos&search=Search

quinta-feira, junho 22, 2006

Cuba

Em Agosto vou pela 2ª vez a Cuba e gostaria de pedir a colaboração de amigos e possíveis interessados para a reunião de alguns produtos necessários ao povo cubano.

Cuba vive um bloqueio económico estabelecido em 1960, bloqueio esse que pretende destruir a revolução cubana negar-lhe dinheiro e fornecimentos, pretende dimnuir os salários reais e monetários, visa causar a fome, o desespero e o derrubamento do governo, este bloqueio foi criado pelos Estados Unidos da América e impede outros países de comercializar com Cuba.

Cuba não pode exportar nenhum produto para os Estados Unidos, nem importar desse país nenhuma mercadoria; não pode receber turismo norte-americano; não pode utilizar o dólar nas sua transações com o exterior; não tem acesso aos créditos, nem pode realizar operações com instituições financeiras multilaterais, regionais e norte-americanas.

Quem mantiver qualquer relação com Cuba está sujeito à sanção e à perseguição. Vale para países, empresas, pessoas, ONGs, instuições religiosas, desportivas e culturais e principalmente, para actuais e possíveis investidores.

Em Novembro de 2004 Cuba proibiu a circulação do dólar americano no seu território, excelente medida pois era uma moeda muito corrente no país.

No entanto Cuba tem resistido ao Bloqueio e o desenvolvimento económico tem até aumentado.

Cem por cento da população tem acesso gratuito aos serviços de saúde. Há um médico para cada 160 habitantes, e o melhor per capita mundial de enfermeiros, médicos e professores.

A taxa de mortalidade infantil em Cuba é de 5,8 para cada mil nascidos vivos. Se a América Latina tivesse essa taxa de mortalidade infantil, a cada ano seriam salvas 800 mil crianças.

Em Cuba, o acesso à educação em todos os níveis é gratuito e não há analfabetismo. As universidades cubanas são frequentadas por centenas de milhares de pessoas.

No entanto há alguns bens essenciais que escasseiam em Cuba, devido ao tal bloqueio económico. No entanto não faltam em Cuba a alimentação diária, os cuidados de saúde e a educação gratuitas.

Gostava de levar alguns desses bens que são mais difíceis de obter. Amigos e interessados poderão contribuir, quem me conhece sabe como me contactar, quem não conhece pode enviar-me um e´mail (dijambura@hotmail.com) que eu entrarei posteriormente em contacto. Os produtos serão entregues à entidade própria em Havana. A ideia é levar alguns medicamentos (aspirinas, antibióticos, anti-inflamatórios), produtos de higiene (sabonetes, escova e pasta de dentes, etc...), material escolar (cadernos, canetas, lápis de cor, afias, borrachas, marcadores).

Mundial

Ontem deixei-me contagiar pelo espírito do Mundial, eu que acho muitas vezes rídicula a alienação generalizada e que aliás continuo a achar, as bandeiras nos carros, nas casas e espalhadas abusivamente e espalhafatosamente por todo o lado.... mas que delirei com a vitória é verdade... e uma coisa em nada tem a ver com outra... quando saí do local onde vi o jogo havia uma alegria generalizada nas ruas de Lisboa, buzinas, interacção entre desconhecidos... podia de facto haver maior mobilização para outras causas que não propriamente futebolísticas mas ontem gostei de festejar a vitória sem cachecol, nem bandeira mas com pulos de alegria.

quarta-feira, junho 21, 2006

Nem tudo é mau

Nem tudo é mau em Portugal.... apesar de já ter sofrido grandes angústias nas urgências do Hospital Garcia de Orta em Almada, há que reconhecer o seu bom trabalho, este hospital foi premiado pela Unicef como o 6º melhor hospital pediátrico do Mundo.

Não vou não!

As condições da formalidade imposta enojam-me, estou farta do politicamente correcto, da moral, das obrigações, das pessoas sisudas, do cinzento, da luz fluorescente, do ritmo acelerado de quem vive as vidas sem as viver, que teatro infernal este que me atordoa, mundo hipócrita de pessoas crescidas que já se esqueceram de brincar e que já cresceram tudo. Se pudesse passava os dias a brincar, a sonhar, e a criar laços.... sociedade puta esta que nos obriga a infiltrar neste sistema... odeio as coisas assim, detesto que tenha que ser assim, mas não vou deixar de ser menina e de brincar todos os dias não vou não! Não vou desistir, nem me entregar assim de mão beijada a esta selva de cinismo e hipocrisia do mundo dos grandes.

terça-feira, junho 20, 2006

Esquecimentos

É triste ser distraída, eu tento ter atenção, ser menos despistada mas não consigo... que raio de natureza a minha... a chave do carro, a chave de casa, os óculos, dinheiro, passe.... agora foi o passaporte que deve andar lá por casa.... e ontem a proeza?? Deixei o telemóvel dentro do frigorifico... ah pois é... também já mandei 20 euros para o lixo.... já andei à procura do carro durante 3 horas... mas o mais triste de sempre foi esquecer-me do aniversário de uma grande amiga minha no passado sábado, algo que nunca tinha acontecido! E estou triste comigo! Há distracções menos felizes esta foi uma delas! Desculpa amiga e mais uma vez parabéns!

Prazeres Simples...

- Um banho e pijama logo a seguir...
- Uma música que faça sonhar e levitar...
- Um insenso bom e intenso...
- Uvas depois de um banho de mar...
- Cheiro a café pela casa....
- Dormir profundamente sem limites e acordar espontaneamente
- Esperguiçar no sofá...
- Não ter horas para nada...
- Uma boa conversa...
- Um Mojito e uma música cubana...
- Uma declaração de amor...
- Um livro bom...
Tantas coisas e tão simples... não é preciso muito para termos momentos felizes...

segunda-feira, junho 19, 2006

Diárias

4 dias de descanço, de música boa, dormir até mais não, tudo de bom e agora regresso às corridas matinais, stress.... :(

quarta-feira, junho 14, 2006

Nós as duas

Os afectos não morrem por isso não te deixo morrer!!!

Hoje sonhei contigo!!!

Tapei-te com a minha manta aos quadradinhos vermelha...

Estavas na minha casa que nunca conheceste.

Encostada às almofadas, na hora da sesta.

Nunca te deitavas para sestas, estendias as pernas no sofá

e era assim que estavas lá em casa.

Sempre sonhaste conhecer a casa que eu iria ter.

Sempre quiseste ver-me mulher crescida.

Sinto tristeza por não me acompanhares nesta fase.

Tenho saudades tuas!

Sou feliz, encontrei o meu caminho.

Tu também contribuiste com a tua luz!

Sei que também estás feliz na terra do nada...

Descansada e aliviada...

Tenho saudades tuas!!!!

E não há nada que possa fazer a não ser recordar-nos.

Andas sempre atrás de mim com o teu passinho ligeiro.

Amo-te como sempre e vives em mim como eu vivia em ti...

Mas tenho saudades tuas, de nós...

Das tuas mãos, do teu toque, do teu abraço, das nossas danças....

Seremos sempre nós as duas!

Visita-me mais vezes!

Diárias

Que bem que me soube....ontem fiz algo que não fazia já nem me lembro há quanto tempo... fartei-me de dormir e só sai ao fim da tarde... foi tão bom não ter preocupações comn banhos ultra rápidos, roupa, horas, obrigações... foram sestas atrás de sestas, zero de stress.. uma verdadeira maravilha!!!!!

segunda-feira, junho 12, 2006

Diárias

Fim de semana animadito e diversificado. Sexta jantar no feminino, muito agradável e pedagógico. Sábado uma bela sardinhada, tarde árabe, bebendo chá e fumando chicha, comprinhas de feira e um aniversário bem disposto (parabéns solanita!). No domingo actividades políticas de manhã e tarde, almoço indiano e muita emoção à mistura. Final da tarde e noitinha, Feira do Livro.

Nada mau e sempre comi sardinhas. Descanso nem vê-lo mas não me posso queixar muito e amanhã graças ao Sr. António não trabalho!

Grandes Homens










Há um ano perdemos três figuras impares da nossa sociedade.... Eugénio de Andrade, Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal... Grandes contributos foram dados por estes grandes homens.
O meu apreço e um até sempre após uma ano das suas mortes terrenas, porque os seus contributos estão eternizados. A imortalidade é isso!

"Penso que existe uma alternativa para o homem, mas a maioria das pessoas não compreendeu ainda que essa alternativa é entre a barbárie e o socialismo".

General Vasco Gonçalves

Passamos pelas coisas sem as ver,
gastos, como animais envelhecidos:
se alguém chama por nós não respondemos,
se alguém nos pede amor não estremecemos,
como frutos de sombra sem sabor,
vamos caindo ao chão, apodrecidos.

Eugénio de Andrade

"É bom que jamais percam a necessidade e o gosto de escrever, de pintar, de tocar um instrumento, de mesmo em silêncio, sem assim se chamarem, continuarem a ser artistas. "

Álvaro Cunhal

Parabéns

Parabéns! Muito obrigada por me ajudares a acreditar num mundo melhor! Ter-te como pai é uma felicidade que jamais poderá ser descrita por palavras!

sábado, junho 10, 2006

Não há...

Não há bandeiras que tapem a miséria deste país.

Brunão, o Lírico

sexta-feira, junho 09, 2006

Sexta

Sexta feira ai como é bom! Não estou inspirada nem tenho problemas para expôr, a sexta feira minimiza os problemas e as crises existenciais.

Estou desejosa de praia, esplanadas e sardinhas, vamos lá ver o que traz o fim de semana!
Bons dias de sol!

quinta-feira, junho 08, 2006

Maçã de Junho








És a estrela da alvorada
E a madrugada junto ao cais
És tudo o que eu vejo em ti,
És a alegria e muito mais
És a minha maçã de junho
És o teu corpo e o meu
Amo-te mais que à vida,
Que a vida sem ti morreu

És a erva perfumada,
Debruada a girassóis
O trago do café quente
Nas manhãs entre lençois
És a minha maça de junho
E a minha noite de verão
Anda, vem comigo,
Vamos,dá-me a tua mão

És o encontro na estrada,
És a montanha e o pôr do sol
O vinho bebido em festa,
És a papoila e o rouxinol
És a minha maça de junho
E a minha estrela polar
Sem ti eu não tenho norte,
Sem ti eu não sei amar.

By Jorge Palma

Sempre... para ti!

Despenalização da IVG

http://peladespenalizacaodaivg.blogspot.com/

Junta-te a esta luta!

quarta-feira, junho 07, 2006

aiiiii

Dia de enxaqueca....esse mal diabólico que me afecta sem excepção todos os meses sem piedade.
Maldita sejas enxaqueca cruel! Malditas oscilações hormonais, estrogênio cruel que cais abruptamente neste sanguinho bom!

Diárias

Balanço positivo da Educação Sexual na escola, a rapaziada aderiu, debateram-se ideias e expressaram-se opiniões, pena ao longo de todo o ano terem sido apenas 90 minutos.

Pena também não me permitirem a distribuição de preservativos, após distribuição na 1ª turma e ter contado aos professores, reinou o pânico, os pais..... a polémica....."os pais não ligam nenhuma aos filhos mas se virem um preservativo caiem-nos em cima"... não distribui mais obviamente contrariada.

Por falta de experiência e achar natural que se pudessem facultar preservativos numa sessão de educação sexual não avisei previamente os professores, deveria tê-lo feito mas não o fiz e assumi esse erro. Só distribui na primeira sessão.

Se houver queixas a escola dirá por escrito que a responsabilidade é inteiramente da psicóloga doida que não avisou que iria distribuir material. Não me importo e enfrento o que tiver de enfrentar!

Percebo que possa até ser delicado mas o que é certo que os jovens cada vez mais cedo se iniciam sexualmente e muitos têm dificuldade, quer por vergonha, quer por outras razões de irem ao encontro de preservativos.

Alunos de uma das turmas referiram que no centro de saúde daquela freguesia não era fácil conseguir preservativos, ou porque diziam que não tinham, ou porque perguntavam para que os queriam, uma das alunas disse mesmo que uma vez na secretaria daquele centro de saúde lhe tinham dito que ainda era muito cedo para preservativos.

Estes jovens têm entre 14 a 17 anos. A gravidez em idades inferiores aos 17 anos não diminuiu nos últimos anos, e a vida sexual dos jovens é ainda considerada tabú, não está em causa se há maturidade ou não para o inicio da vida sexual mas o direito a uma sexualidade segura.

Se os jovens se iniciam a realidade é essa e a contracepção deve ser encarada como algo prático e não meramente teórico ("a dra pode falar da importância de usar preservativo mas distribuir nem pensar"). Eu de facto não estou na pele dos professores nem lido directamente com possíveis encarregados de educação furiosos, mas a prevenção efectiva tem que estar presente perto dos alunos, porque o sexo existe e não é algo que se possa controlar.

Hoje será a última sessão de Educação Sexual às turmas de 9º ano, de manhã estou aqui na empresa e à hora de almoço saio a correr para ir ao outro lado do rio e depois voltar novamente para Lisboa, custa mas eu gosto!

segunda-feira, junho 05, 2006

O meu ABC












Amor .... muito
Beijos ..... aos montes
Chico Buarque ..... sempre
Dormir ..... até tarde
Energia ....... positiva
Fantasia .......flutuar
Gargalhadas ...... eternas
Humanidade ......imensa
Ideologia ....... constante
Juventude ...... sonhos
Livros ....... companheiros
Música ........ fiel
Namorar ...... com ele
Oceanos ...... mundo
Psicologia ...... paixão
Quimera ....... cores
Rebeldia ...... gana
Sonho ...... lutas
Tertúlia ....... intimidades
Uvas ........ vinho
Velocidade ..... vida
Xaile ....... eu e ela
Z z z z z z z z z...... tão bom

Calor

O calor voltou! É tão bom sair só de calcinha de ganga, t-shirt, sandálias ou vestido... sem preocupação de meia, casaco ou camisola... é bom comer uns caracolitos ao fim do dia, é bom saber que o sol se deita mais tarde e temos luz connosco mais tempo, passar junto à mercearia e sentir o cheiro a morangos, comer sardinhas, dar mergulhos, fazer pic-nics, comer gelados, ir aos festivais, viajar...

Mas é horrivel não ter ar condicionado no carro, às 10 h da manhã já se começar a suar, apanhar bicha para a praia ao fim de semana, não dormir bem com o calor, ficar com a roupa coladinha ao corpo, não ter vontade de se fazer nada porque o bafo nos deixa moles....

Mas apesar de tudo acho que vale a pena! Viva o Verão!

sexta-feira, junho 02, 2006

Truz

Truz truz é o fim de semana à porta....

quinta-feira, junho 01, 2006

Sublime

  • Sigur Ros
    A música dos anjos...


    Nós acreditámos e seguimos o sonho, dia 16 vamos comemorar e reviver a doçura daquele dia ao som da "banda sonora do paraíso"!


    16 de Julho- Pavilhão Atlântico
    http://www.sigur-ros.is/sirkus.html

Dia Mundial da Criança

Unicef revela que há cerca de 15,6% de pobreza infantil em Portugal, uma subida de 3,2% desde os anos 90.

Esta percentagem é enorme, há 257 mil crianças a viver baixo do limiar de pobreza.

Muitas crianças passam fome em Portugal e não tem direito a uma infância plena e feliz.

Outros dados são os do resto do Mundo em que se estima que há 860 milhões de crianças a sofrer em todo o Mundo. A fome, a SIDA e o tráfico humano são as principais ameaças.

Pena é que só se lembrem de números nos dias internacionais, com as sobras dos países neo-liberais e capitalistas secalhar estas crianças podiam pelo menos ser alimentadas.

Este poema da Cecilia Meireles é dedicado a estes meninos e meninas de barrigas vazias.

Criança

Cabecinha boa de menino triste,
de menino triste que sofre sozinho,
que sozinho sofre, - e resiste.
Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto, se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente...
Cabecinha boa de menino mudo,
que não teve nada, que nào pediu nada,
pelo medo de perder tudo.
Cabecinha boa de menino santo,
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto
Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuíria.