quinta-feira, agosto 10, 2006

Cuba Sim!Daisypath Ticker

Diárias

Sem dúvida que a disposição hoje é outra! Já falta pouco para chegar à terra mágica, para deixar de os ouvir mandar bocas, para descansar deste país, para me envolver na alegria daquele povo!!! Venho direitinha para a Festa do Avante, nem contacto com a dura realidade... aiiiiiiii... a adaptação à vinda nem vai ser chocante, porque temos 3 dias de Festa logo! E sábado tenho que conseguir ir à jornada, senão vou para Cuba com peso de consciência, Cristina filha acorda-me se vires que não chego até às 9h30!

Meninos e Meninas: Deixo as minhas EPS para vender na casa dos meus pais, quem quiser pode contactar o meu Joaquim e ir a casa dele buscar as ditas!
Divirtam-se por cá! Encontramo-nos na Festa! Regresso a 31! Tento escrever qq coisa em Cuba! Abraços Revolucionários!!!

quarta-feira, agosto 09, 2006

Por Cuba

Se estás com a revolução e respeitas a soberania do povo cubano, assina:

http://www.porcuba.org/

blá blá

Tindersticks muito alto a ecoar nos meus ouvidos... mesmo assim os olhos fecham sem pedir autorização... tenho 20 mil folhas para passar num scanner... que vidinha esta...

Comprei um romance levezinho em promoção, de uma escritora espanhola que não conheço ("Enquanto Vivemos"), parece-me bem, adoro as futilidades de um bom romance espanhol, vai saber bem lê-lo no avião, vou levar também o "Um Estranho em Goa" do Agualusa. Depois fui àquele espaço comercial novo no Campo Pequeno... banal como todas essas coisas... mas soube-me bem sair daqui e estar sózinha um bocado, pena me ter esquecido do Mp3, apetecia-me ter ouvido os Cordel de Fogo Encantado aos berros! Depois troquei uns dedos de conversa com a moça brasileira aqui da loja ao lado! E agora aqui estou numa letargia enorme!!!!!

Foto: Saudek

Grrrrr

Amanhã está a demorar......... n me livro disto nunca mais... Já me estou a motivar mais para as férias... vou ao arco-iris ver uns livrinhos, senão ainda explodo!

terça-feira, agosto 08, 2006

Diárias

Não me sinto especialmente inspirada para exprimir ideias, não ando muito animada, sei que devia estar, sei que segunda feira próxima vou para Cuba! Mas esta espera, os trocos contados, as férias da Psicologia, da pós-graduação, das consultas aos meus meninos, do desenvolvimento dos projectos... aiii.... que vazio... só vir trabalhar nesta empresa, que tédio mortal, se vivesse só disto já não respirava.... tenho que mudar de poiso... a insegurança das contas assusta-me e só isso me coloca nesta situação... estas dependencias endoidecem-me...

Depois as bocas de Cuba, " então pá vais assistir aos festejos funébres do Fidel?", "aquilo sem o Fidel não se aguenta"... estou farta e cheia de raiva! CALEM-SE PÁ, DEIXEM-ME EM PAZ!!!!! DEIXEM CUBA EM PAZ! Deixem o tempo mostrar o que acontece, se há ou não continuação da revolução, bolas... estou cansada de responder, de não aceitar o que querem generalizar... porra eu acredito na revolução sempre, mesmo sem o nosso Fidel, mas cansa-me repetir tanto, às vezes parece que não vale a pena cansar-me... mas defenderei sempre esta Cuba, chamem-me radical quero lá saber!!!!!!!!!

Faltam 2 dias utéis para entrar de férias... mas ainda não estou muito animada! Sei que a viagem me vai fazer bem, andar pela ilha, conhecer familias cubanas... aiiii... que bom voltar a Cuba! Tenho que me animar!

segunda-feira, agosto 07, 2006

Há dias...


Há dias quem nem as coisas mais felizes nos conseguem levantar! De qualquer modo vou tentar!

sexta-feira, agosto 04, 2006

Grandes Homens

VENEZUELA RETIRA EMBAIXADOR DE ISRAEL
"Ordenei retirar nosso embaixador de Israel porque na verdade causa indignação ver como aquele Estado continua a esmagar, bombardear e despedaçar inocentes com os aviões gringos que tem", declarou o Presidente Hugo Chávez dia 3 na cidade de Coro. Acerca dos crimes israelenses no Líbano Chávez considerou "inexplicável como o mundo assiste a isto de braços cruzados. Não se explica que ninguém faça nada para travar este horror". E concluiu: "Essa é uma das razões pelas quais o governo dos Estados Unidos anda numa campanha aberta e franca, imoral, para impedir nosso ingresso no Conselho de Segurança das Nações Unidas".

http://resistir.info/

quinta-feira, agosto 03, 2006

Cuba vencerá!

Antes e depois da revolução cubana:
- O povo era na sua maioria analfabeto;
- Em 1952 havia uma taxa de mortalidade infantil de 118 para cada mil nados vivos;
- Em 2006 a mortalidade em Cuba é de 5,56 para cada mil nascidos vivos;
- A esperança média de vida para o nascidos em Cuba é hoje em dia de 77 anos, superior a muitos países desenvolvidos;
- Cuba tem actualmente o maior índice de médicos per capita do mundo, o que permite que o país envie para missões de solidariedade por 77 países, 28600 trabalhadores de saúde, 22000 dos quais médicos;
- Nas faculdades de medicina cubanas estudam milhares de alunos do Terceiro Mundo, além dos 20 mil cubanos. Tudo isto sem gastos!
- O povo cubano é culto e interventivo, participa na vida política e social;
- Se existissem outros “ditaduras” como a cubana, mais de dez milhões de crianças sobreviveriam anualmente, por receberem os cuidados médicos e alimentares adequados.

Dá-me vontade de chorar de raiva e tristeza, vivo eu numa sociedade merdosa sem emprego, sem politicas de saúde concretas, todos dias sonho trabalhar na área para a qual nasci… e que perspectivas tem uma jovem como eu? Sou feliz dentro do possível, tenho trabalho posso pagar as minhas contas, os meus pais pagaram-me os estudos, uma batelada de dinheiro, cada vez que faço um exame ou vou a uma consulta tenho que pagar balúrdios… mas quantos há sem emprego, sem possibilidade de acesso à saúde e educação?? Quantos? Aqui e em todo o mundo??? QUE MAUZÃO QUE É O FIDEL!!! QUE SEMPRE ESTEVE COM O POVO E SEMPRE LUTOU JUNTO DO POVO POR UMA SOCIEDADE JUSTA E VERDADEIRAMENTE IGUALITÁRIA!!!!!! …. Este é o meu blogue e aqui expresso a minha raiva, a minha indignação… "ditadura"???? Quem me dera viver numa "ditadura" dessas, vivo noutra ditadura, na ditadura impiedosa do neo-liberalismo, que liberdades tenho eu?? Os cubanos não podem sair do país, os cubanos não têm liberdade de expressão?? Quem disse??? AN??? Os mass media não é?? Deixem-se manipular à vontade!

Na década de 80, os Estados Unidos começaram a aplicar a seguinte estratégia, reduzir a quantidade de vistos que permitissem a imigração legal para o seu território, e simultaneamente estimular as saídas ilegais, recebendo estes imigrantes como refugiados políticos;- Esta situação agravou-se até à chamada “crisis de los balseros”, até que em 1994 assinaram-se novos acordos migratórios entre Cuba e os Estados Unidos, em que por um lado se despolitiza este assunto e por outro estabelecem-se taxas emigração/imigração e todos os Cubanos, que obtiverem recursos legais para estabelecerem-se em solo Norte-Americano terão as suas condições tal e qual outro emigrante originário de qualquer país. ALGÚEM SABE ISTO?? Falar das coisas sem saber, é fácil não é?? É fácil falar mal de Cuba, principalmente quando os ouvidos são assaltados só por algumas informações, que muitas vezes estão deturpadas!

Mais umas informações:
Vistos em 1988 – 3472;
Vistos em 1993 – 964.
Emigrantes Cubanos Ilegais 1990 – 463;
Emigrantes Cubanos Legais 1993 – 4208.
Depois dos acordos migratórios com os Estados Unidos, conseguiu-se estabelecer valores de 20000 vistos por ano sem contar com os familiares directos de cidadãos Norte-Americanos.
Desde então grande parte dos problemas com emigração ilegal foi resolvida.

Podia falar do bloqueio económico a Cuba, da dificuldade das relações comerciais com outros países, da dificuldade de aquisição de bens essenciais, mas posso afirmar que em Cuba não há situações de miséria, o povo cubano dá a volta ao problema, o povo cubano tem saúde, educação, cultura e alimentação garantidas. Eleições… outra crítica… Quem se alimenta unicamente das informações que aparecem na televisão ou nos jornais da grande imprensa pode não saber, mas na ilha de dois anos e meio em dois anos e meio há eleições para as Assembleias Municipais de Poder Popular, democracia directa, na qual cada pessoa do bairro ou da localidade vota no seu representante. Aquele ou aquela que ali vive e viverá, levando para o poder central as demandas daquele lugar. Nesse tipo de eleição, o protagonista é o povo e a lógica da democracia representativa não tem lugar. Parece não haver espaço para a compra de votos nem para falcatruas de gente que engana o povo com promessas falsas. Os candidatos são escolhidos por seus vizinhos, o voto é secreto, livre e o escrutínio é público. Quem trata das urnas são as crianças, algo único no mundo.

O voto em Cuba não é obrigatório. Feitas as inscrições de votantes, começam os comícios nos bairros e comunidades rurais. É neles que despontam os candidatos que, no mais das vezes, já são aqueles que trabalham e estão inseridos no dia-a-dia das demandas das comunidades. Segundo a lei cubana, uma localidade precisa ter sempre mais de um candidato. Não há eleições com candidatos únicos, por isso, a disputa é sempre grande. Os comícios reúnem milhares e a escolha dos delegados locais é feita nas assembleias públicas. Para se eleger o candidato ou candidata precisa alcançar mais de 50% dos votos. Depois, os eleitos precisam prestar contas periodicamente aos seus eleitores e podem ter seus mandatos revogados a qualquer momento se o povo assim decidir.

Outra coisa interessante no processo cubano é que os delegados eleitos para as Assembleias de Poder Popular não recebem nada por isso e muito menos precisam gastar fortunas para serem candidatos. Em Cuba não há campanhas eleitorais nos moldes que conhecemos. É da responsabilidade das Comissões Eleitorais a exposição das fotos e da biografia dos candidatos.
Quanto ao Fidel e ao seu “absolutismo”, gostavam de ver Cuba como mais uma República da bananas, igual às sociedades comuns e nojentas a que toda a gente está habituado. O meu conceito de liberdade é este! Estarei sempre com a Revolução Cubana sempre! CUBA VENCERÁ!!

Fidel saiu da UCI

Fidel Castro já terá deixado os cuidados intensivos, depois da intervenção cirúrgica aos intestinos a que foi submetido. A notícia foi avançada pela irmã do Presidente cubano, Juanita Castro, em declarações a um canal de televisão local, citadas pela agência France Press.
Força Fidel, tu és forte!! Estamos a torcer por ti! Acredito sempre na revolução cubana! Cuba vencerá!

quarta-feira, agosto 02, 2006

Mundo Louco

Israel está a violar a soberania e integridade territorial do Líbano, Israel está a bombardear alvos civis e a aterrorizar as populações de Beirute e de outras localidades. Ninguém vê os factos? O Estado de Israel é sem dúvida alguma um dos maiores estados terroristas de todos os tempos. Os EUA apoiam esta ofensiva!É vergonhoso! Estão a morrer inocentes! Imaginem os sofrimento daquelas gentes, de uma criança que enfrenta a injustiça da morte inocentemente, sem se quer perceber ou entender porquê! E porquê? Eu também não percebo!Que mundo de loucos este!

Teste-Dependente do Trabalho?

É dependente do trabalho?

SE FICA fica nervoso só de pensar em largar o computador, o telemóvel ou qualquer outro elo de ligação com a sua actividade profissional, mesmo que por um curto período de férias ou fim-de-semana, saiba que pode pertencer a um grupo de risco (trabalhadores compulsivos) e sofrer de stresse das férias.

Esteja alerta e confira os principais sintomas:
1. Ansiedade
2. Irritabilidade e mudanças de humor
3. Problemas digestivos
4. Perturbações do sono
5. Tensão muscular (essencialmente no pescoço, ombros e costas)
6. Dores de cabeça
7. Fadiga
8. Vulnerabilidade a constipações e outras doenças
9. Nervosismo

Fonte: Expresso Emprego

Viciados no Trabalho

NO INÍCIO do século passado, Sigmund Freud relatou as alterações emocionais e físicas que sofreu durante uma estadia em Roma, mas só na década de 70 o termo «neurose de férias» surge pela primeira vez. Pode parecer estranho, mas há pessoas para quem as férias, os feriados ou fins-de-semana são um trauma que chega mesmo a provocar stresse ou casos extremos de ansiedade. São profissionais que trabalham compulsivamente e para quem uns dias de descanso representam um problema grave. Trata-se de uma espécie de adição, não tão rara quanto isso, mas menos divulgada do que outro tipo de dependências. Estes profissionais têm autêntica «alergia» ao descanso. A sua cabeça não consegue (ou simplesmente não quer) desligar do dia-a-dia laboral e só conseguem descontrair em pleno quando, finalmente, regressam ao trabalho.

Vítor Cláudio (ISPA), esclarece que «a própria sociedade incute esta ideia de que improdutividade é algo que tem de ser punido, por exemplo quando temos 'spots' publicitários que nos aconselham a ocupar os tempos livres, a concretizar isto ou aquilo. Ainda que não se possam padronizar as profissões mais propensas a este tipo de adição, é notório que existem funções mais exigentes do que outras, nomeadamente, as que exigem disponibilidade total ou ausência de horários. Este stresse das férias tende a ser mais frequente nas profissões onde a competição e a hostilidade é maior, bem como nos cargos de chefia e com elevado grau de responsabilidade. Não generalizando, em alguns casos, os profissionais que sofrem deste tipo de adição têm comportamentos relacionais bastante complicados ou até mesmo inexistentes.Ssão indivíduos que vivem exclusivamente para o trabalho, aguardando um reconhecimento profissional. Se lhes tiram o trabalho, tiram-lhes tudo e não sabem o que fazer com o tempo». Quanto maior for a dependência do trabalho, «maior o seu isolamento, a sua incapacidade em se relacionar com os outros, em encontrar outras coisas para fazer na vida, além de trabalhar», explica.

Artigo retirado do site Expresso Emprego

E quando não somos assim mas temos que olhar e encarar (porque a palavra interagir é díficil de aplicar neste contexto) todos os dias pessoas assim? Aiiiiiii.....há coisas que se podem tornar insuportáveis...

terça-feira, agosto 01, 2006