domingo, janeiro 06, 2008

Dicas a futuras mães

Eu fiz o curso de preparação para o parto, li muita coisa e aprendi muita coisa! Mas houve coisas com as quais me deparei que não estava de todo preparada por isso deixo umas dicas...

1- Estimulem os vossos mamilos, façam rolinhos no banho e esfreguem uma toalha turca, este treino pode ajudar bastante! Eu só fazia de vez em quando e depois os meus biquinhos não ficaram muito bem estimulados! Muitos bebés não sabem mamar e pode ser complicado ao ínicio!

2- Para o hospital levar discos de amamentação e não esquecer disquinhos da Aquamed ou creme Mustela (por exº) para suavizar as maminhas. A maminha pode ficar com gretas e muito dorida. Não entrem em pânico se tiverem colostro e o leite ainda não tiver subido! O colostro é uma oferta poderosa para o bebé!

3- Quando o leite subir preparem-se para esvaziar o peito correctamente e recorrer a compressas quentes. Aprendam a esvaziar correctamente o peito para não correrem o risco do leite encaroçar (doi muito). Não entrem em pânico nem fiquem assustadas (falar é fácil mas esforcem-se), amamentar pode ser duro no ínicio e muito angustiante pois não sabemos se o nosso bebé está a ser bem alimentado e as mamas podem doer muito! É muito fácil desistir, sentimos dores e angústia em relação à satisfação do bebé, é cansativo e arrasa-nos psicologicamente e fisicamente. Eu não desisti, chorei muito no principio e ainda ando ansiosa com o peso e a com a satisfação da minha filha mas agora já não sinto dores, ultrapassei a mastiste, a febre e o medo e mesmo com alguns receios adoro amamentar e espero continuar! É o melhor para eles, a protecção é muito maior!

4- Tenham biberons de reserva em casa, não vá a maminha preparar alguma partida!

5- No hospital se virem que o vosso bebé chora e pode não estar alimentado peçam às enfermeiras que o alimentem sem receios, a minha bebé passou fome e eu não fui firme nessa decisão, chorou durante 5 noites, o leite só me subiu em casa, o colostro é óptimo para eles mas quando ainda não conseguem mamar bem podem ficar com fomeca e as enfermeiras são muito fundamentalistas com o leite materno, às vezes eles precisam de mais e não podemos ter medo de exigir!! A Joana experimentou suplemento no hospital uma vez (no 4º dia e porque as sras. enfermeiras chegaram à conclusão após muito choro que a menina tinha fome- Hospital Garcia de Orta) e em casa adaptou-se perfeitamente à mama, depois de mamar com discos de látex e após muitas tentativas para mamar como deve ser, até que passado umas semanas começou a mamar directamente da mama sem problemas!

6- Tenham várias chuchas em casa, dá jeito porque caem muitas vezes ao chão e porque eles também preferem mais umas que outras!

7- Muitos babetes e fraldinhas de pano para as bolçadelas dão muito jeito!!
8- E muito importante...nunca fumem na gravidez nem a amamentar, é horrivel para o bebé e muito perigoso, essa tanga da ansiedade e dos srs drs. dizerem que é preferivel fumar 1 ou 2 cigarros a sofrer ansiedade bahhhhhh não cola! Consciência, responsabilidade e maturidade são fundamentais na maternidade. Quando a mãe fuma durante a gravidez "o feto também fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através da placenta. A nicotina provoca aumento do batimento cardíaco no feto, redução do peso do recém-nascido, menor estatura, além de alterações neurológicas importantes. O risco de, aborto espontâneo, entre outras complicações durante a gravidez é maior nas gestantes que fumam.Durante a amamentação, as substâncias tóxicas do cigarro são transmitidas para o bebé também através do leite materno.

9- Leiam sobre a cesariana, nunca li nada sobre a dita porque sempre achei que iria ser parto normal e é bom já ter informação em relação aos vários tipos de parto.

10- Esperei 36h pela decisão de cesariana, passei pelas dores e por uma espera muito dolorosa, quando a epidural entrou em cena foi um total alívio, recomendo! Foi muito, muito, muito... bom!

3 comentários:

ψ Psimento ψ disse...

Adorei
Não fazia ideia que era tão complexo!!
Embora duvido que venha a precisar destas informações!! De qualquer modo é sempre cultura geral para ajudar alguem que precise :)

Anónimo disse...

Obrigada pelas dicas, estou grávida de 16 semanas e havia coisas que desconhecia. Muito fixe

Luisa Gonçalves

Anónimo disse...

Bastante elucidativo sim sra!Realmente a amamentção é das coisas mais complicadas no inicio e é algo em que nunca pensámos muito. Lembrei-me exactamente pelo q passei e aconselho o mesmo!

Carla