quinta-feira, maio 15, 2008

Parto respeitado


Sou leitora da revista "Pais & Filhos" e na edição de Maio houve 2 frases da parteira Mary Zwart que gostaria de partilhar:
" A mulher não sofre para dar à luz, sofre quando é submetida a determinadas condições que contrariam a fisiologia do nascimento. Se retirarmos o parto normal às mulheres, a próxima geração entra já neste mundo doente, o que é um desenvolvimento muito triste."
O artigo sobre o parto " Saber Respeitar" fala-nos do respeito pelas mulheres no seu processo de parto, respeito esse que em muitos hospitais é violado, recorrendo-se cada vez mais a intervenções médicas desnecessárias como é o caso do parto induzido.
O editorial desta edição está também maravilhoso e descreve o contexto de duas cesarianas, onde encontrei muitos pontos em comum com a minha experiência, também eu desejava que tivesse sido " mais intimo, mais quente e com menos luz."

2 comentários:

Anónimo disse...

o Hospital de S. joão do Porto tem uma visão muito positiva do parto, e as mulheres têm os filhos num ambiente calmo e familiar, se todos fossem assim seria mais fácil emuito mais bonito para todas nós.

inesn disse...

aí está o que sempre defendi ;)