quarta-feira, maio 30, 2007

Luta!!!

Hoje participei no meu primeiro piquete de greve e vi espelhado em muitos rostos o conformismo perante uma vida repleta de desigualdades... ouvi tb algumas vozes inconformadas e são essas vozes aquelas que me trazem esperança num futuro que apesar de se avizinhar dificil é um futuro de luta contra a precariedade em que vivo e em que irá nascer a minha filha... continuo a acreditar na mudança apesar das muitas frustrações e dos muitos obstáculos que a luta nos traz!

Levanta-te pá!

De ti ouço dizer que estás vencido. Que te rendeste. Que já não tens força nem vontade de te ergueres. Que morres de inacção, aos poucos, devagar. Agora - dizem por aí - eles fazem de ti o que bem querem. Desempregaram-te. Ou trabalhas e não recebes - ou recebes pouco: uma miséria. Ou que a tua reforma não chega para o pão de cada dia.

Dos teus filhos não sabes - ou sabes pouco. Emigraram, uns; outros andam por aí, aos caídos. As tuas filhas, agora, são levadas a parir numa ambulância, no chão de uma garagem ou, até, em Espanha. Os teus netos, caminham muitas léguas para aprenderem o bê-á-bá e, depois, quando acabam os estudos, pedem um emprego como quem pede esmola. Os teus pais morreram à míngua de tudo - à porta da urgência que fechou, da farmácia que já não fia, da esperança que já não lhes alimenta a alma. Desistiram de vez.

A ti, tiraram-te o barco onde pescava, o arado com que lavravas a terra, a ferramenta com que rasgavas as minas, a doca onde os navios renasciam à força do teu braço, o forno de onde o aço saía misturado com o teu sangue, o torno onde moldavas a vida e o futuro. És uma a coisa a prazo, um ser precário. Uns dizem que não te deves queixar, pois no Sudão é pior.

Lá fora - eu sei - apenas os casinos, os bordéis, os resorts de luxo, o sol para turista rico, o campo de golf onde se perde a água que pagas como se fosse ouro. E os senhores feudais, a nova oligarquia da finança, mais os senhores ministros, mais os senhores presidentes, mais os senhores autarcas - aqueles que se lambuzam com benesses, com mordomias, com o por-aqui-me-sirvo: os pragmáticos, pois, que são os mais falsos e os mais perigosos.

Levanta-te, pá. Ainda é tempo. Depois, amigo, se a morte é certa, mais vale morrer de pé do que agonizar curvado, feito feto. Feito aborto.
Anda, amigo. Ainda é tempo.

por João Carlos
Retirado de: http://seixalsim.blogspot.com/

sexta-feira, maio 25, 2007

terça-feira, maio 22, 2007

Diárias

Em apenas um dia mudou tanta coisa... a manhã péssima, a tarde óptima... espero agora que tudo corra bem! E que a expectativa não saia furada! A nossa vida tem sido um filme ultra rápido.... mas somos tão felizes e só isso vale a pena!! Sem complicações ;))))

Porquê?

Porquê que o ser humano é um bicho tão complicad0?? O que nos tornou tão dramáticos, tão pessimistas, tão desconfiados? Que regressão é esta da nossa espécie?

segunda-feira, maio 21, 2007

Cheirinho a Verão

Sementes 2007 - Mostra Internacional de Artes, para crianças, até 11-06 em vários locais de Almada, Moita, Seixal, Aveiro, Montemor-o-Novo e Palmela.
Feira do Livro de Lisboa- 26 de Maio a 10 de Junho, no Parque Eduardo VII.
Festival Portugal a Rufar- 1, 2 e 3 de Junho na Mundet no Seixal (Dazkarieh, Wok, etc...)
Maratona de música no Teatro Viriato em Viseu, 15 e 16/06 (Cordel do Fogo Encantado, Mountain Tales, etc...).
Festival Músicas do Mundo- Sines de 20 a 28 de Julho de 2007.
Festival MED de Loulé- De 27 de Junho a 1 de Julho (Aynur, Natacha Atlas, Sergent Garcia, etc...)

domingo, maio 20, 2007

Azáfamas

Hummm... roupa de inverno, roupa de verão, caos às cores... tanta roupa para quê?
Carrinho novo vem ai.... casa nova? Alugar ou comprar? Hummm... alugar é mais seguro, o sindrome portuga de achar esquisito habitar algo que não é completamente seu deve ser ultrapassado... a nossa casa, que afinal não é nossa mas do BPI durante mais 37 anos, está atafolhada de coisas... ou seremos desorganizados???
Trabalho a acumular e a vontade de o fazer é muito reduzida, hoje só me apetece comer cerejas e abrandar o ritmo de tanta decisão e confusão! Mas amanhã começa a azáfama e as chatices... tanta coisa para quê? Tanta velocidade para quê? Somos tão estupidamente finitos e vivemos numa pressa tão constante, não se disfruta desta vida tão curtinha e atura-se tanta coisa para quê?
Provavelmente estes raciocionios parecem sem nexo mas sabe bem tentar deitá-los cá para fora!
Só espero que tu filhota estejas bem e consigas descansar no meio de tanta azáfama....

quarta-feira, maio 16, 2007

Todos em Greve!!!

São fortes os motivos para adesão à Greve Geral, é urgente e necessário lutar contra o agravamento dos problemas e injustiças sociais.

Têm sido dados grandes exemplos de luta social e política, a grande jornada de luta dia 2 de Março, que contou com mais de 150 mil trabalhadores na rua; a manifestação de dia 28 de Março, das maiores realizadas por jovens trabalhadores; as inúmeras iniciativas realizadas nas comemorações da Revolução do 25 de Abril e do 1º de Maio, que contaram com a participação de milhares exigindo e reivindicando uma outra política para Portugal. Esta crescente mobilização assume-se de enorme importância com a realização da Greve Geral, à qual todos devem aderir como forma de luta.

A precariedade que todos os dias vivemos causa instabilidade, insegurança e agrava as situações de desemprego, contribuindo ainda para a redução dos salários. Todos os dias são violados os direitos dos trabalhadores e as situações de instabilidade laboral conduzem a situações de grande injustiça social.

O objectivo principal da Greve Geral é a exigência de outro rumo para o nosso país, que, devido à política do actual Governo, tem vindo a tornar-se ainda mais injusto em termos sociais e humanos, com os que apenas vivem do seu trabalho a sentirem crescentes dificuldades. Daí a grande importância de, em 30 de Maio, fazermos convergir todas as lutas que a todos nós dizem respeito.

Para a greve geral de 30 de Maio avança a exigência global de mudança de rumo congregando numa jornada única e nacional os processos reivindicativos em curso e os justos motivos de protesto dos trabalhadores. A Luta contra a precariedade, o desemprego, a desigualdade e a flexigurança são as quatro principais frentes de luta desta Greve Geral.

Com o empenho e o esforço de todos os trabalhadores, que querem travar a ofensiva do Governo e do patronato e mudar o rumo hoje seguido nas empresas, nos serviços e no País, os trabalhadores farão uma grande greve geral no dia 30 de Maio. Para isso têm fortes razões e têm a força da razão.

TODOS OS TRABALHADORESDEVEM ADERIR À GREVE GERAL!
É NOSSA OBRIGAÇÃO LUTAR POR OUTRA POLÍTICA,EXIGIR UM PAÍS MAIS JUSTOE EXIGIR RESPEITO POR QUEM TRABALHA!

terça-feira, maio 15, 2007

Menina

Em Outubro vamos conhecer pessoalmente uma menina, que já vai dando os seus primeiros sinais.
Sabemos que já é muito dançarina e dinâmica, já acenou à mãe e também lhe virou o rabiosque, quem sai aos seus....

sábado, maio 05, 2007

Estamos à tua espera...

Há 17 semanas que somos três e a nossa vida muda todos os dias um bocadinho... aposto que adoras as carícias que o pai nos dá todos os dias, tenho a certeza que adoras as beijocas húmidas das meninas lá da escola, das oferendas mágicas da Inês e da Carlota, que todos os dias te dão flores, pedrinhas preciosas e muitas festinhas, espero que gostes da voz da mãe que muito desafinada te canta o Avante Camarada, o Redondo Vocábulo e outras, também deves gostar das mãos grandes do avó Joaquim que às 6 semanas já te queria sentir mexer e que anda todo vaidoso contigo e a contar a toda a gente que a filhota tem um bebé na barriguinha, espero que não te canses muito com as minhas correrias, nem te assustes com as minhas euforias, em breve vamos comprar um pópó novo para teres mais segurança e mais espaço quando decidires vir ter connosco. Estamos à tua espera!