segunda-feira, junho 08, 2009

Acerca de ontem...


Como sempre fui para a mesa de voto nº 2 da minha freguesia.... 50% de abstenção... nada mau para uma mesa de gente mais velha... na mesa 10 da mesma freguesia votaram apenas 66 pessoas para o total de 900 inscritos.... digam o que disserem a abstenção revela uma absoluta indiferença e um conformismo face à situação social actual, não acreditam nos políticos manifestem-se votando em branco, não se desculpem com a abstenção!!!
Alguns dados que gostaria de relembrar:
– Até final da década de 60, as mulheres só podiam votar quando fossem chefes de família e possuíssem curso médio ou superior.
– Em 1968 a lei estabeleceu a igualdade de voto para a Assembleia Nacional de todos os cidadãos que soubessem ler e escrever. O facto de existir uma elevada percentagem de analfabetismo em Portugal, que atingia sobretudo as mulheres, determinava que, em 1973, apenas houvesse 24% dos eleitores recenseados.
– As mulheres apenas podiam votar para as Juntas de Freguesia no caso de serem chefes de família (se fossem viúvas, por exemplo), tendo de apresentar atestado de idoneidade moral.

2 comentários:

Anónimo disse...

".... digam o que disserem a abstenção revela uma absoluta indiferença e um conformismo"

Estou completamente de acordo!
beijos

inesn disse...

concordo totalmente :((