domingo, janeiro 07, 2007

SIM!!!!!!!!!!!!!!

A despenalização da IVG é uma questão de justiça e de respeito pela dignidade social de todas as mulheres. O direito penal não deve ser um direito moral.

A lei existente é inadequada face à realidade e não resolve o problema do aborto clandestino, que constitui uma extrema injustiça para as mulheres e uma vergonha para o país.

É uma lei injusta porque não responde às reais razões que conduzem à IVG – as falhas dos métodos contraceptivos e os motivos de natureza económica e social -, empurrando as mulheres para o aborto clandestino e penalizando, sobretudo, as que têm menos recursos económicos e que não podem recorrer a clínicas privadas, designadamente no estrangeiro, submetendo-as, ainda, à perseguição judicial e a uma possível prisão.

Portugal é o segundo país da UE15 com taxas mais elevadas de gravidez na adolescência e com uma forte incidência de aborto clandestino nestas faixas etárias, assim como de infecções sexualmente transmissíveiS. Em 2001, para cerca de 3,8% dos nascimentos, as parturientes tinham idades iguais ou inferiores a 18 anos.

Nos últimos 7 anos, mais de 9 000 mulheres portuguesas interromperam a gravidez em clínicas privadas espanholas, estimando-se em mais de duas dezenas de milhar o número de abortos efectuados anualmente em Portugal, muitos deles em jovens entre os 15 e os 19 anos.

Já que insistem num referendo, quando poderia esta questão ter sido facilmente resolvida na Assembleia da Répública, vamos votar Sim, com a convicção de que podemos mudar isto e inverter esta situação medieval.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando confrontados com a realidade os defensores do não respondem de forma vaga demagógica e sensacionalista.
O voto no SIM é um voto tolerante!
O que se vai a referendar não é a vida!
Estar-se-á a referendar a DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, apenas e só!

SIM, pela saúde mas mulheres!!!
SIM, por uma maternidade e paternidade conscientes!!!
SIM, pelo planeamento familiar e pela educação sexual!!!

SIM,PELA DESPENALIZAÇÃO DA INTERUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ!!!