domingo, março 02, 2008

Luta

http://videos.sapo.pt/FacBEo4irDOIDmSfKffP

Foi boa a luta!! 50 mil na rua demonstraram o seu descontentamento e a Jo foi à sua primeira manif com direito a aparecer na Tv! Grande, Grande Luta! E não podemos parar porque a sociedade portuguesa está a ficar perigosa!

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Boa Nova

A G. nasceu mesmo a 29! Lindo!!! Parabéns amiga!

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Diárias


E foi já hoje que a Joana comeu a papa sem qualquer tipo de resistência! É linda a nossa menina!

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Hoje foi bom!


Um espaço confortável, familiar, acolhedor, repleto de ternuras e afectos onde a criança é o centro de tudo, onde se respira infância e amor.
Adorei! E gostei sobretudo dele! A confiança, a calma, o rigor, o conforto... tudo como imaginara... não foram necessárias explicações, nem muitas palavras...eles disse-nos tudo como se conhecesse os meus medos, os meus receios e as minhas preocupações....ela gostou dele, assim que entrou desatou numa "conversa" alegre que só terminou à saída.
E eu sinto-me mais tranquila, mais confiante e mais apoiada! Boa escolha! Devia ter sido a escolha imediata mas ainda fomos a tempo!

domingo, fevereiro 24, 2008

Vida nova!


Esta semana vai ser um reboliço... amanhã pediatra novo, terça vacinas, sexta papa pela primeira vez e 4 meses! E a G. virá conhecer-nos esta semana? Se fosse a 29 era giro!
É lindo ver um ser humano no seu começo e na sua evolução! E os pais são essenciais no processo evolutivo, é sem dúvida a maior responsabilidade das nossas vidas!
A Jo já ri muito, já tem interesses e alguns gostos pessoais, adora beijos e o toque das mãos e é maravilhosa... o seu sorriso é quase constante... estou encantada e cada vez mais apaixonada!
Que vida nova boa!

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Cuba


Começam os ataques reaccionários a Cuba!
Fidel deixa de ser presidente e já está tudo com uma grande fé em Cuba!
Cuba que viola os direitos humanos e onde se passa fome!
Mentiras...... muitas mentiras.... se falta algo em Cuba é graças ao polvo americano nojento que impede as comercializações de outros países com Cuba e que limita economicamente aquele povo! No entanto o povo tem saúde, educação e duvido que passe fome!
Estive por toda a Cuba, em casa de Cubanos de Havana a Santiago.... os ordenados não são elevados, as roupas não são as mais bonitas mas isso na minha opinião é acessório!
Os medicamentos são garantidos, toda a gente têm médico, a qualidade de ensino é superior, os velhos e as crianças são respeitados, as ruas são seguras, não há violência, não há revolta nas palavras dos cubanos, mesmo dentro de 4 paredes.... há fraternidade, há esperança no futuro, há alegria e há direitos... sim é uma ditadura mas uma ditadura que protege o povo!

Esta merda de país onde vivo, onte não tenho emprego, onde nos centros de saúde não há médicos de familia, onde as urgências hospitalares são a setença de morte de muita gente, onde os preços dos bens essenciais são altissimos, onde as taxas de juro são um absurdo, onde as crianças não têm jardins de infância públicos suficientes, onde o abono de familia é uma anedota, onde os velhos são depositados como lixo nos lares ou caso contrário têm que pagar uma pipa para ter direito ao minimo, onde os velhos e os doentes não têm como pagar a lista de medicamentos infinita, onde as pensões muitas vezes não chegam a 100 euros, escolas com níveis de ensino medíocres, e mais muito mais... querem mais???? VERGONHA é Portugal, onde há pobreza e miséria e direitos constantemente violados.

Cuba vencerá contra e tudo e contra todos como sempre... assim eu espero! Cuba não é só o Fidel! Embora Fidel seja Grande!!!

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Diárias

Sem trabalho, nem licença... no entanto todos os meses aparece alguma coisinha que ajuda, mais um consulta, um papá amigo e agora mais um trabalhinho em casa, um ordenado só é impossivel para as despesas de um casal normal português.... espero conseguir equilibrar este barco até arranjar um trabalho mesmo que mal pago ou completamente fora da área, o costume... o call center é sempre a opção e muita vezes talvez a única, basta consultar um site de emprego.

Hoje já respiro, dei nos aerossois da Jo que felizmente ela nunca experimentou, os dois pais doentes e a ela continua a resistir, espero que em definitivo! Dormem os dois ainda no quentinho...as delícias do costume!

sábado, fevereiro 09, 2008

Dúvida

Este blogue terá passado a ser só sobre a maternidade?? Hum...

1ª Viagem



Duas imagens da primeira viagem da Jo a um universo longíquo!

sábado, fevereiro 02, 2008

terça-feira, janeiro 29, 2008

Boa compra!



- Imprescindível para mães curiosas;
- Linguagem simples, clara e objectiva;
- Muito completo e recheado de boas dicas;
- Repleto de amor e livre de pânicos e alarmismos;
- Um óptimo amigo de todas as mães;
- Ajuda a quebrar alguns medos e ansiedades;
- O melhor sobre bebés que alguma vez se escreveu em Portugal;
- Um óptima ccompra!

E o autor será dentro de poucos dias o pediatra da nossa filhota...estou tão contente!

sexta-feira, janeiro 25, 2008

3º Mundo


Estou farta de viver nesta Europa de Terceiro Mundo... onde direitos fundamentais como a saúde são constantemente violados.... afinal o que se passa neste Portugal? Até quando?
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20080125+Emergencia+sem+meios.htm
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20080123-Morte+de+idoso+em+Aveiro+investigada.htm
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20080121+Problemas+no+Hospital+de+Faro.htm
Em apenas uma semana acontecem tantas tragédias... digno de um país de Terceiro Mundo.
Acabei por aderir a um seguro de saúde e ao privado... agora tenho uma filha e os receios aumentam!

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Nossa terra


É óptimo viver num sítio onde todos os dias vejo mais que um rebanho de ovelhas.
É bom sentir o cheiro a maresia e observar os espelhos de água da minha baía.
É maravilhoso ver o rosa dos flamingos num manto belo.
É reconfortante entrar nos cafés e cumprimentar toda a gente.
É funcional viver a 20 min de Lisboa e ter bons transportes públicos.
É muito bom a nossa filha crescer neste sítio!
Adoro o meu Seixal!

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Delicias...

A maior delicia é vê-los a dormir com as cabeças juntinhas numa harmonia total!

domingo, janeiro 06, 2008

Dicas a futuras mães

Eu fiz o curso de preparação para o parto, li muita coisa e aprendi muita coisa! Mas houve coisas com as quais me deparei que não estava de todo preparada por isso deixo umas dicas...

1- Estimulem os vossos mamilos, façam rolinhos no banho e esfreguem uma toalha turca, este treino pode ajudar bastante! Eu só fazia de vez em quando e depois os meus biquinhos não ficaram muito bem estimulados! Muitos bebés não sabem mamar e pode ser complicado ao ínicio!

2- Para o hospital levar discos de amamentação e não esquecer disquinhos da Aquamed ou creme Mustela (por exº) para suavizar as maminhas. A maminha pode ficar com gretas e muito dorida. Não entrem em pânico se tiverem colostro e o leite ainda não tiver subido! O colostro é uma oferta poderosa para o bebé!

3- Quando o leite subir preparem-se para esvaziar o peito correctamente e recorrer a compressas quentes. Aprendam a esvaziar correctamente o peito para não correrem o risco do leite encaroçar (doi muito). Não entrem em pânico nem fiquem assustadas (falar é fácil mas esforcem-se), amamentar pode ser duro no ínicio e muito angustiante pois não sabemos se o nosso bebé está a ser bem alimentado e as mamas podem doer muito! É muito fácil desistir, sentimos dores e angústia em relação à satisfação do bebé, é cansativo e arrasa-nos psicologicamente e fisicamente. Eu não desisti, chorei muito no principio e ainda ando ansiosa com o peso e a com a satisfação da minha filha mas agora já não sinto dores, ultrapassei a mastiste, a febre e o medo e mesmo com alguns receios adoro amamentar e espero continuar! É o melhor para eles, a protecção é muito maior!

4- Tenham biberons de reserva em casa, não vá a maminha preparar alguma partida!

5- No hospital se virem que o vosso bebé chora e pode não estar alimentado peçam às enfermeiras que o alimentem sem receios, a minha bebé passou fome e eu não fui firme nessa decisão, chorou durante 5 noites, o leite só me subiu em casa, o colostro é óptimo para eles mas quando ainda não conseguem mamar bem podem ficar com fomeca e as enfermeiras são muito fundamentalistas com o leite materno, às vezes eles precisam de mais e não podemos ter medo de exigir!! A Joana experimentou suplemento no hospital uma vez (no 4º dia e porque as sras. enfermeiras chegaram à conclusão após muito choro que a menina tinha fome- Hospital Garcia de Orta) e em casa adaptou-se perfeitamente à mama, depois de mamar com discos de látex e após muitas tentativas para mamar como deve ser, até que passado umas semanas começou a mamar directamente da mama sem problemas!

6- Tenham várias chuchas em casa, dá jeito porque caem muitas vezes ao chão e porque eles também preferem mais umas que outras!

7- Muitos babetes e fraldinhas de pano para as bolçadelas dão muito jeito!!
8- E muito importante...nunca fumem na gravidez nem a amamentar, é horrivel para o bebé e muito perigoso, essa tanga da ansiedade e dos srs drs. dizerem que é preferivel fumar 1 ou 2 cigarros a sofrer ansiedade bahhhhhh não cola! Consciência, responsabilidade e maturidade são fundamentais na maternidade. Quando a mãe fuma durante a gravidez "o feto também fuma", recebendo as substâncias tóxicas do cigarro através da placenta. A nicotina provoca aumento do batimento cardíaco no feto, redução do peso do recém-nascido, menor estatura, além de alterações neurológicas importantes. O risco de, aborto espontâneo, entre outras complicações durante a gravidez é maior nas gestantes que fumam.Durante a amamentação, as substâncias tóxicas do cigarro são transmitidas para o bebé também através do leite materno.

9- Leiam sobre a cesariana, nunca li nada sobre a dita porque sempre achei que iria ser parto normal e é bom já ter informação em relação aos vários tipos de parto.

10- Esperei 36h pela decisão de cesariana, passei pelas dores e por uma espera muito dolorosa, quando a epidural entrou em cena foi um total alívio, recomendo! Foi muito, muito, muito... bom!

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Reacções bebézianas

Datarcão- Grande amigão- pára de chorar e acalma, chega mesmo a adormecer, é frequente chorar quando acaba, hoje já ouvimos umas 20 vezes;

Tom sawyer- depende da disposição, pode gostar ou ficar indiferente e continuar comportamento de irritabilidade e choro;

Abelha Maia- Para não voltar a usar como estimulo, intensificou ainda mais comportamento de choro e irritabilidade;

Incrível como uma bebé de 2 meses já gosta tanto de uma canção, o meu pai hoje dançou connosco activamente e testemunhou a reacção de alegria da menina!
Podia colocar fotos e tal...mas acho que devo proteger a identidade do meu rebento, ela ainda não tem liberdade de opção e prefiro não a expôr! Adianto apenas que é um espectáculo mágico ver a nossa filha a reagir a este cão da nossa infância e um avô louco aos pulos... a vida é boa porra!!

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Mais uma..



Amanhã experimento esta!

Olhem o que encontrei...



Delicia da mãe e da filha! Ela adora! Hoje parou de chorar e adormeceu ao som desta linda melodia!Também eu não me canso de ouvir desde sempre!!!