quarta-feira, outubro 25, 2006

Mudanças

Amora
Lisboa-Amora
Amora- Carnaxide
Amora- Moita?

Em 1 semana e meia a minha vida mudou todos os dias e agora há outra opção para fazer, nunca imaginei que pudessem surgir tantas coisas ao mesmo tempo, embora não sejam grandes ordenados, são coisas na minha área. Para além de estar numa escola e de ter actividades numa clinica, comecei na segunda feira a dar aulas a meninos do 4º ano, antes disso estive a experimentar trabalhar numa seguradora, um trabalho medonho e 5 dias depois ligaram-me a colocar a hipótee de dar aulas numa escola e segui rumo à escola, 3 vezes por semana Seixal- Carnaxide. A escola fica num bairrro social, tenho 2 turmas, uma mais calma e outra completamente terrorista, mas para mim é um desafio, meter meninos muito mal comportados e sem capacidade para interiorização de regras, a dançar, a cantar, a jogar e a trabalhar em grupo. Ontem quando chego a casa tenho um mensagem no telemóvel, de um sr que estava interessado em falar comigo no âmbito de uma proposta para a Moita. Liguei logo e a oferta era na área da Psicologia, tinha gostado do meu curriculum, e queria que trabalhasse os meninos com dificuldades nas aulas de enriquecimento curricular. Part-time claro mas em Psicologia. Daria perfeitamente para encaixar com a outra escola na amora e é bem mais perto.

Dilema: os meninos da escola de carnaxide vão-se sentir mais uma vez abandonados, é a 2ª professora de enriquecimento curricular que têm este ano e as aulas começaram nem há um mês,vão ser ainda mais indisciplinados com a próxima professora, porque vão sentir que provavelmente não ficará lá por muito tempo. Este é o meu dilema, se fico ou sigo rumo à Moita.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ai amiga amiga... que dilema!
Tenho muita pena de não te poder ajudar, mas realmente está dificil...
Mas muito obrigada por te lembrares de mim!
Qq dia ainda nos tornamos sócias... Eheheheh
Segue o coração mais uma vez, tem dado resultado! ;)

Beijo enorme

naycotin disse...

que belo país este, em que os profissionais da educação continuam a ter preocupação para com os miudos, apesar de termos um governo que teima em dizer que são todos uns baldas, intereseiros.
No meio disto tudo, fico contente pelos miudos (seja de carnaxide ou da moita) por terem contacto com pessoas tão bonitas e sinceras.
beijo grande e boa sorte

Anónimo disse...

Fica, (apetece-me pedir-te por favor!), porque se estão a gostar de ti vão sentir-se abandonados.

Anónimo disse...

O que dizia eu? Quando estivesses disponível para aceitar novos desafios eles começariam a surgir. E aqui estão eles! O tempo cinzento parece ter passado e o sol começa a brilhar! Saberás fazer a melhor escolha, tenho a certeza!

Beijos!

Paulo disse...

Há que seguir em frente...e nunca cruzar os braços.
beijos
Paulo

nana disse...

por mais que me te custe dizer isto... eu voto no "fico".

nana disse...

sem deixar escapar a vida.

Maria Papoila disse...

Opta pelo que pensaste em 1º quando foste confrotada com esta situação. A vida é feita de escolhas, pequenas e grandes escolhas.

Não olhes à componente monetária, mas o que te faz sorrir mais vezes e chegar a casa e deitar dizendo «Valeu a pena!».

Em qq decisão: ESTOU CTG!!! :)))

Anónimo disse...

A vida não é fácil. E quando se acaba um curso do qual se gosta mesmo, como é o teu caso, e se está a tentar começar uma vida profissional nessa área mais dificil é. Ainda por cima neste país, onde as oportunidades de emprego são escassas e mal remuneradas.
Neste caso temos que pensar em nós e no que será melhor para o nosso futuro.
Mas há empregos/profissões que não implicam só com a nossa vida. E quando do que fazemos dependem outros mais necessitados e desamparados temos que pensar bem ao assumirmos essa responsabilidade. E haverá compromissos que devemos respeitar. Ainda para mais se são crianças necessitadas e emocionalmente desequilibradas, que precisam de estabilidade.
A decisão é difícil, mas seguramente se ficares com os meninos de Carnaxide sentir-te-ás recompensada com o facto de não os teres deixado menos de um mês depois de os teres conhecido.
Mais tarde serás concerteza também recompensada com outras ofertas de trabalho que reconhecem em ti coerência, dignidade e seriedade, porque este país é uma merda, mas também tem gente séria e honesta que aprecia nos outros essa seriedade e essa honestidade.

Anónimo disse...

Percebo perfeitamente quem "defende o fica". É penoso saber que aquelas crianças vão ficar novamente sem professor.
No entanto, a questão não pode ser posta de uma forma tão simples!
Existe em primeiro lugar 2 intervenientes, as crianças e tu própria, logo a análise tem de ser feita em dois sentidos!
Observemos então em primeiro lugar as crianças de Carnaxide. Não haverá muita coisa a pensar. Perece-me claro que todos sabemos que não será fácil para eles mudarem novamente de professor. Agora pergunto-me será justo para essas crianças terem uma professora que por direito próprio sonha em ser Psicóloga?! E se daqui a 3 meses aparece uma oferta para exercer psicologia?! O sofrimento das crianças não será maior?!
Analisemos agora a tua situação. Saíste de um emprego “estável” para arriscar. O primeiro passo estava dado. Não aguentas-te muito tempo.
A pressão das contas ao final do mês levaram-te a optar por conciliares a escola com um part-time. O trabalho dos Seguros estava a “sufocar-te”. Nova tentativa. Agora como professora. Surge então a possibilidade de exerceres psicologia.
O tal sonho porque arriscas-te. Não será legítimo da tua parte arriscar mais uma vez e tentares a tua realização pessoal?
Por muito frio que isto possa parecer, existem opções na vida “egoístas”!
Irias ser uma óptima professora, não tenho dúvida disso, sei que irás sofrer a pensar nas crianças de Carnaxide, mas amiga a culpa não é tua daquele sofrimento. O Estado que se responsabilize e coloque professores a tempo inteiro com vínculos laborais estáveis. Estavas disposta a dar o teu contributo, tenho a certeza disso, mas se o princípio do teu sonho esta já ali, tens todo o direito de o viver!

Seja qual for a tua decisão estarei aqui para apoia-la!
Beijos!