terça-feira, setembro 12, 2006

Agora ou Nunca

Se não fôr agora quando poderá ser?? Não pensar nas consequências.... se, se, se, se... vou esquecer o se.... todos nascemos para ser felizes e se não conseguirmos na totalidade, pelo menos temos o direito de tentar, de partir para o inseguro com determinação...

segunda-feira, setembro 11, 2006

Psicodigo

"Andava eu sem ter onde cair vivo
Fui procurar abrigo nas frases estudadas do senhor doutor
Ai de mim não era nada daquilo que eu queria
Ninguém se compreendia e eu vi que a coisa ia de mal a pior"

Dias...


Há dias que somos reis e senhores das nossas decisões... e outros que temos medo de tudo... hoje é um dia cinzento!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Momentos mágicos














Aqui está uma foto que representa bem a festa onde se faz magia... a cor, a alegria, a amizade, a luta, a união, a multiculturalidade, o sonho.... foi assim em mais uma Festa do Avante... e eu estive lá!!!!
Não tenho tido tempo mas aos poucos vou colocando algumas fotos de Cuba e mais algumas da Festa!!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Decisões

Ontem tomei uma decisão importante... daquelas decisivas que temos que tomar nesta vida... decidi trocar a estabilidade financeira por uma suposta felicidade, decidi saltar para o desconhecido e romper com dependências que me desagradavam e estavam a desgastar... havendo condições mínimas para arriscar decidi arriscar sem saber bem até onde vou! Vou aproveitar os primeiros dias para organizar todo o meu material de psicologia, com tempo e dedicação, que era algo que era sempre atropelado por um emprego enfandonho, cinzento, e agora deprimente... acordar às 8h para sair a correr para me enfiar numa sala e me sentar 8 horas em frente a um computador... nada utéis... a minha energia está a ser sugada... vim de férias há 4 dias e já estou podre de energia, o final do dia já não chegava para me satisfazer as necessidades e minimizar as frustrações, por isso decidi assim... as minhas convicções estavam a ser pisadas e se continuasse poderia correr o risco de ficar nos próximos 20 anos, enfiada num canto 8 horas de cada dia... vamos ver o que acontece... estou contente mas receosa, o alívio é superior.... fiz alguns amigos, pessoas boas e solidárias... que poderei encontrar sempre e fora deste espaço que tantas vezes me enlouqueceu...
Ainda tenho espirito sufcientemente altivo para dizer basta!! No final do mês entrego-me apenas à actividades que tenho fora daqui... bolas... Fui Capaz!!!!!!!!!!!

terça-feira, setembro 05, 2006

Praia do Francês Stg Cuba

Quando a cabrinha nos roubou o restinho de manga!!
Há dias que ficarão sempre marcados na nossa memória!
Quando desviei o olhar, uma cabrinha marota sorrateiramente mas desavergonhadamente roubou um bom resto de manga que estava sobre a nossa toalha, numa tarde solarenga numa praia escondida do mundo, perto de Santiago de Cuba!

Stg Cuba

Diário da Viagem

14 de agosto
Chegámos a Havana e nada de mala, nas mãos apenas a mala da revolução com o material escolar e a mala dos medicamentos e higiene...Hotel...

15/08
Passeio em Havana que encontrámos mais bonita que no ano passado, almoço na Bodeguita del Médio... ida ao aeroporto e nada de mala... decidimos que iamos comprar a roupa minima e seguiriamos para sul... estavámos um pouco chateados com a situação da mala, que continha toda a nossa roupa.

16/08
Gastámos uma pipa de massa em roupa, toalhas, shampoos, biquini, calções de banho, etc...
Fomos buscar o carro que já tinhamos pago, não havia económico e deram-nos um dos mais caros, sem pagarmos mais por isso... carrinho bom! Partimos para o sul no El Douradito (cor do carro)!!
Em Matanzas parámos num círculo infantil e entregámos o material escolar, muito do mesmo dado pela nossa amiga Bela, os meninos, educadora e funcionária ficaram muito contentes com a visita e respectiva oferta!!
Em Varadero, escolhemos um hotelzinho barato junto à praia, tomámos umas banhocas deliciosas no mar quentinho, ouvimos canções maravilhosas de uma voz rouca e linda que esteve a cantar no bar até ao entardecer.

17/08
Em Varadero, tomámos mais uma banhoca na praia e partimos para Sta Clara.
Na casa de Over Joel e familia, que nos recebeu muito bem, a mãe de Over Joel, uma camarada do PCC, explicou-me como funcionava uma CDR (Comité de Defesa da Revolução), falámos bastante da revolução, disse-me como Raul era importante e estimado pelo povo. Falou-nos da operação Milagros, em que qualquer cidadão da América Latina se pode dirigir a Cuba gratuitamente para fazer também gratuitamente uma operação às cataratas. Conhecemos a irmã da sra que foi submetida a esta operação. Soubemos também que as crianças orfãs em Cuba têm direito a uma educação plena e a uma casa quando saem da instituição. A camarada disse algo que me tocou muito, que embora os EUA agridam Cuba de uma forma feroz, "o povo cubano não tem ódio no coração face ao povo norte americano. Não se pode odiar um povo! Seria contraditório em relação aquilo em que acreditamos".
Passeamos em Sta Clara, visitámos um bar espectacular, repleto de jovens cubanos, e assistimos a uma banda moderna que tocava, de seguida fomos à Marquesina e vimos 4 velhotes fantásticos a tocar!

18-08
Visita ao memorial do Che, gostámos muito!!
Ida para Trinidad de Cuba pela serra de Escambrai, uma paisagem nunca vista... palmeiras, bananeiras, vacas, cavalos, cabritas... ora chuva, ora sol... campesinos caminhando... uma experiência maravilhosa, inesquecivel....
Chegámos a Trinidad, ficámos na casa de Mireia, uma mulher muito activa e dinâmica, uma casa sempre cheia de gente, a entrar a sair... uma casa cheia de cor e alegria... ela jurou-nos que havia de saber da mala... o número do aeroporto estava sempre impedido mas ela conseguiu falar com alguém que lhe disse que a mala já la estava... foi bom saber apesar de estarmos já a 500 e tal km. Em Trinidad havia uma boa casa da Trova, a céu aberto e música boa, havia também uma praça repleta de música e gente.
À ida para casa conhecemos 3 vizinhos simpáticos e com uns olhos de uma pureza indescritivel... Joana Rosa de 67 anos, o marido Sr Carlitos de 93 anos e o filho Ernesto de 50 e tal... contaram-nos como se defendiam dos ciclones, as medidas do Estado e falaram-nos também do sistema de saúde gratuito em Cuba... estivemos cerca de 2 horas à conversa....
Todas as noites lavávamos a pouca roupa que tinhamos e colocávamos a secar.

19/08 e 20/08
Praia de Ancon... aqui encontramos uma sombra fantástica, de folha de palmeira e bronzeamó-nos a sério, o mar quentinho e acolhedor... à noite jantámos em casa... a comida em casa de cubanos, é uma coisa de outro mundo... a carne, peixe ou marisco, sempre acompanhada de chicharritas (rodelas de bananas fritas), fruta tropical, arroz, feijão, e abacate... o sabor da vida...
acabaram de vir aqui agredir-me, estou a trabalhar neste momento (supostamente), regressei hoje e veio aqui alguém muito exaltado dizer q há fome em cuba, e que a comida é só para os turistas, que eu estou gordinha mas que os cubanos passam fome (esta pessoa nunca esteve em Cuba), que não comem fruta, a não ser a tropical... ainda por cima barbariedades destas... os cubanos haviam de comer que fruta??? Pêras portuguesas???? Quando contava estas barbariedades aos cubanos olhavam para mim com uma cara de espanto, que às tantas deixei de contar algumas coisas... para quê chocá-los? Continuando.... jantávamos sempre muito bem... nessa noite conhecemos um finladês que nos cravou boleia para Camaguey na manhã seguinte.

21/08
Camaguey
Em casa da Miriam e do Bladimir, uma psicóloga e um engenheiro mecânico, com quem trocámos mails e fotos um mês antes, comemos e dormimos muito bem. Foi uma noite de passagem, demos uma volta rápida por Camaguey, tirámos umas fotos na praça, chovia muito...
Conhecemos um peruano na casa da Miriam, que tinha acabado Medicina há um mês, qualquer jovem latino americano pode formar-se em Cuba.

22/08
Holguin- Vila Clarita
Em casa do Sr. Fidel, consegui que me emprestassem uma pinça, coisa que não se vende em Cuba, lá saquei os pêlitos. Decidimos encurtar o percurso, para irmos buscar a mala mais rápido, e assim optámos por ficar menos um dia em Holguin e cortar Las Tunas do percurso, e assim sendo ir a Pinar del Rio e Vinales, que se situam acima de Havana.
Em Holguin, provincia em que nasceu El Comandante en Jef Fidel Castro, fomos à praia de Guardalavaca, bastante castiça e diferente das praias que conheciamos, com bastante vegetação na praia, e muita gente a beber rum na areia. À noite comemos no nosso amigo El Rápido, uma cadeia de fast food, bastante aceitável, depois fomos a uma casa de La Trova que tinha um andamento muito especial, toda a gente dançava e bebia, a festa reinava. Tivemos o prazer de ver Rudolfo António a cantar... muito bonito!!

23/08 e 24/08
A caminho de Santiago, atravessando muitas estradas, perdendo-nos muitas vezes, não há sinalização e há muitos ciclistas, cabrinhas e cavalos em todo o lado, mesmo na auto-estrada. Numa estrada muito rural demos boleia a um camponês extraordinário, Isidoro Sarmiento Rodriguez de 93 anos, que nos ofereceu um abacate... em Santiago iamos visitar uma familia amiga de uma camarada do PCP, que nos recebeu calorosamente, que nos deu o jantar maravilhoso, sempre bem regado... um casal de militares reformados, a Otita e o Adalberto, genuinos e muito comunicativos... aprendemos tanto com eles... apresentaram-nos também a Ângela, uma psicóloga e professora da Universidade, que me falou no plano nacional de educação sexual que começava logo na 1 ª infância, criado por Wilma, esposa de Raúl Castro, falou-me do apoio aos doentes com HIV (que por cá muita gente diz que são mortos ou metidos em prisões), que têm medicação e apoio garantidos pelo Estado (vi cartazes fabulosos de prevenção de DST, depois coloco aqui no blog), disse-me também que os bebés que nascem com pesos desadequados, têm um médico e um enfermeiro junto deles (destacados para a povoação onde vivem) até o bebé ter os valores de desenvolvimento adequados... aprendi muito nos 2 dias que estive em Santiago... a Otita e o Adalberto eram fantásticos, trataram-nos como filhos.
Santiago é lindissimo tem uma cor, um cheiro e um som que encantam. Descobrimos uma praia diabolicamente peculiar, banhada pelo mar do Caribe, aqui o mar não era azulinho, nem transparente, era verde e baço mas sempre quentinho, havia cabras por todo o lado e alguns porcos... comemos umas mangas e umas sandes de queijo de cabra que eram capazes de levantar um morto.

25/08
Moron
Ficámos na casa do Betico, que queria era "putas e vinho verde", recebeu-nos logo com rum para o Nuno e um cocktail para mim, mostrou toda a sua casa e fotos de familia, era um tipo gordo que parecia da Máfia Italiana, muito divertido e hospitaleiro.

26/08
Cayo Coco e Cayo Gillermo
Uma experiência transcendente, para chegar aos Cayos atravessamos uma estrada que entra pelo mar a dentro (17 km), quando chegámos à praia ficamos hipnotizados, nunca tinhamos visto nada assim... um mar azul claro, uma areia em pó, quase mais branca que a farinha... foi fabuloso, adorámos, a melhor praia onde já estivemos na vida. Conhecemos outro jovem recém formado em Medicina, desta vez brasileiro.

27/08 e 28/08
Muitos km até Havana, uma grande viagem, mas valeu a pena... alcançamos a nossa mala 12 dias depois... e quando chegámos a Vinales soubemos que a alteração da viagem tinha sido certeira.... que vilaaaaaaaaaa...... bastante diferente de Cuba oriental, uma calma, um cheiro forte a terra, casinhas de fábulas... outra familia encantadora... Sissa, Gonçalo, Edie, Sandra (da minha idade), Daniela e um bebé lindo... criamos uma empatia enorme... trocámos muitas vivências e experiências... foi muito agradável. E Vinales é um sitio repleto de paisagens incriveis, conhecemos Soroa e a Cueva del Indio e adorámos... ainda bem que passámos por lá!!

29/08, 30/08 e 31 /08
Regresso a Havana, entrega do carro, dia inteiro de papo para o ar na piscina do hotel.
Dia 30 às 21h regresso a Portugal (dia 31) malas novamente extraviadas em Madrid e recuperadas a 1 de Setembro.

Grande Viagem!! Grande Aprendizagem!
Ahhh... a Otita diz que o camarada Fidel muito em breve voltará às trincheiras! Fico à espera!! Viva Cuba!! Viva a Revolução!

segunda-feira, setembro 04, 2006

Diárias

Depois de umas férias maravilhosas num país maravilhoso, onde conheci melhor e mais aprofundadamente a sua realidade e que manifestamente me colocou ainda mais ao lado da sua revolução, depois de uma festa do avante linda... como sempre e cada vez melhor... escrevo no meu último dia de férias e estou bastante deprimida, estou tb afónica e com o estomâgo aos saltos... amanhã conto mais peripécias... agora vou-me render à lida da casa e à preparação para a entrada no quotidiano :(

saudações para toda a gente
deixo uma foto de cuba

quinta-feira, agosto 10, 2006

Cuba Sim!Daisypath Ticker

Diárias

Sem dúvida que a disposição hoje é outra! Já falta pouco para chegar à terra mágica, para deixar de os ouvir mandar bocas, para descansar deste país, para me envolver na alegria daquele povo!!! Venho direitinha para a Festa do Avante, nem contacto com a dura realidade... aiiiiiiii... a adaptação à vinda nem vai ser chocante, porque temos 3 dias de Festa logo! E sábado tenho que conseguir ir à jornada, senão vou para Cuba com peso de consciência, Cristina filha acorda-me se vires que não chego até às 9h30!

Meninos e Meninas: Deixo as minhas EPS para vender na casa dos meus pais, quem quiser pode contactar o meu Joaquim e ir a casa dele buscar as ditas!
Divirtam-se por cá! Encontramo-nos na Festa! Regresso a 31! Tento escrever qq coisa em Cuba! Abraços Revolucionários!!!

quarta-feira, agosto 09, 2006

Por Cuba

Se estás com a revolução e respeitas a soberania do povo cubano, assina:

http://www.porcuba.org/

blá blá

Tindersticks muito alto a ecoar nos meus ouvidos... mesmo assim os olhos fecham sem pedir autorização... tenho 20 mil folhas para passar num scanner... que vidinha esta...

Comprei um romance levezinho em promoção, de uma escritora espanhola que não conheço ("Enquanto Vivemos"), parece-me bem, adoro as futilidades de um bom romance espanhol, vai saber bem lê-lo no avião, vou levar também o "Um Estranho em Goa" do Agualusa. Depois fui àquele espaço comercial novo no Campo Pequeno... banal como todas essas coisas... mas soube-me bem sair daqui e estar sózinha um bocado, pena me ter esquecido do Mp3, apetecia-me ter ouvido os Cordel de Fogo Encantado aos berros! Depois troquei uns dedos de conversa com a moça brasileira aqui da loja ao lado! E agora aqui estou numa letargia enorme!!!!!

Foto: Saudek

Grrrrr

Amanhã está a demorar......... n me livro disto nunca mais... Já me estou a motivar mais para as férias... vou ao arco-iris ver uns livrinhos, senão ainda explodo!

terça-feira, agosto 08, 2006

Diárias

Não me sinto especialmente inspirada para exprimir ideias, não ando muito animada, sei que devia estar, sei que segunda feira próxima vou para Cuba! Mas esta espera, os trocos contados, as férias da Psicologia, da pós-graduação, das consultas aos meus meninos, do desenvolvimento dos projectos... aiii.... que vazio... só vir trabalhar nesta empresa, que tédio mortal, se vivesse só disto já não respirava.... tenho que mudar de poiso... a insegurança das contas assusta-me e só isso me coloca nesta situação... estas dependencias endoidecem-me...

Depois as bocas de Cuba, " então pá vais assistir aos festejos funébres do Fidel?", "aquilo sem o Fidel não se aguenta"... estou farta e cheia de raiva! CALEM-SE PÁ, DEIXEM-ME EM PAZ!!!!! DEIXEM CUBA EM PAZ! Deixem o tempo mostrar o que acontece, se há ou não continuação da revolução, bolas... estou cansada de responder, de não aceitar o que querem generalizar... porra eu acredito na revolução sempre, mesmo sem o nosso Fidel, mas cansa-me repetir tanto, às vezes parece que não vale a pena cansar-me... mas defenderei sempre esta Cuba, chamem-me radical quero lá saber!!!!!!!!!

Faltam 2 dias utéis para entrar de férias... mas ainda não estou muito animada! Sei que a viagem me vai fazer bem, andar pela ilha, conhecer familias cubanas... aiiii... que bom voltar a Cuba! Tenho que me animar!

segunda-feira, agosto 07, 2006

Há dias...


Há dias quem nem as coisas mais felizes nos conseguem levantar! De qualquer modo vou tentar!

sexta-feira, agosto 04, 2006

Grandes Homens

VENEZUELA RETIRA EMBAIXADOR DE ISRAEL
"Ordenei retirar nosso embaixador de Israel porque na verdade causa indignação ver como aquele Estado continua a esmagar, bombardear e despedaçar inocentes com os aviões gringos que tem", declarou o Presidente Hugo Chávez dia 3 na cidade de Coro. Acerca dos crimes israelenses no Líbano Chávez considerou "inexplicável como o mundo assiste a isto de braços cruzados. Não se explica que ninguém faça nada para travar este horror". E concluiu: "Essa é uma das razões pelas quais o governo dos Estados Unidos anda numa campanha aberta e franca, imoral, para impedir nosso ingresso no Conselho de Segurança das Nações Unidas".

http://resistir.info/

quinta-feira, agosto 03, 2006

Cuba vencerá!

Antes e depois da revolução cubana:
- O povo era na sua maioria analfabeto;
- Em 1952 havia uma taxa de mortalidade infantil de 118 para cada mil nados vivos;
- Em 2006 a mortalidade em Cuba é de 5,56 para cada mil nascidos vivos;
- A esperança média de vida para o nascidos em Cuba é hoje em dia de 77 anos, superior a muitos países desenvolvidos;
- Cuba tem actualmente o maior índice de médicos per capita do mundo, o que permite que o país envie para missões de solidariedade por 77 países, 28600 trabalhadores de saúde, 22000 dos quais médicos;
- Nas faculdades de medicina cubanas estudam milhares de alunos do Terceiro Mundo, além dos 20 mil cubanos. Tudo isto sem gastos!
- O povo cubano é culto e interventivo, participa na vida política e social;
- Se existissem outros “ditaduras” como a cubana, mais de dez milhões de crianças sobreviveriam anualmente, por receberem os cuidados médicos e alimentares adequados.

Dá-me vontade de chorar de raiva e tristeza, vivo eu numa sociedade merdosa sem emprego, sem politicas de saúde concretas, todos dias sonho trabalhar na área para a qual nasci… e que perspectivas tem uma jovem como eu? Sou feliz dentro do possível, tenho trabalho posso pagar as minhas contas, os meus pais pagaram-me os estudos, uma batelada de dinheiro, cada vez que faço um exame ou vou a uma consulta tenho que pagar balúrdios… mas quantos há sem emprego, sem possibilidade de acesso à saúde e educação?? Quantos? Aqui e em todo o mundo??? QUE MAUZÃO QUE É O FIDEL!!! QUE SEMPRE ESTEVE COM O POVO E SEMPRE LUTOU JUNTO DO POVO POR UMA SOCIEDADE JUSTA E VERDADEIRAMENTE IGUALITÁRIA!!!!!! …. Este é o meu blogue e aqui expresso a minha raiva, a minha indignação… "ditadura"???? Quem me dera viver numa "ditadura" dessas, vivo noutra ditadura, na ditadura impiedosa do neo-liberalismo, que liberdades tenho eu?? Os cubanos não podem sair do país, os cubanos não têm liberdade de expressão?? Quem disse??? AN??? Os mass media não é?? Deixem-se manipular à vontade!

Na década de 80, os Estados Unidos começaram a aplicar a seguinte estratégia, reduzir a quantidade de vistos que permitissem a imigração legal para o seu território, e simultaneamente estimular as saídas ilegais, recebendo estes imigrantes como refugiados políticos;- Esta situação agravou-se até à chamada “crisis de los balseros”, até que em 1994 assinaram-se novos acordos migratórios entre Cuba e os Estados Unidos, em que por um lado se despolitiza este assunto e por outro estabelecem-se taxas emigração/imigração e todos os Cubanos, que obtiverem recursos legais para estabelecerem-se em solo Norte-Americano terão as suas condições tal e qual outro emigrante originário de qualquer país. ALGÚEM SABE ISTO?? Falar das coisas sem saber, é fácil não é?? É fácil falar mal de Cuba, principalmente quando os ouvidos são assaltados só por algumas informações, que muitas vezes estão deturpadas!

Mais umas informações:
Vistos em 1988 – 3472;
Vistos em 1993 – 964.
Emigrantes Cubanos Ilegais 1990 – 463;
Emigrantes Cubanos Legais 1993 – 4208.
Depois dos acordos migratórios com os Estados Unidos, conseguiu-se estabelecer valores de 20000 vistos por ano sem contar com os familiares directos de cidadãos Norte-Americanos.
Desde então grande parte dos problemas com emigração ilegal foi resolvida.

Podia falar do bloqueio económico a Cuba, da dificuldade das relações comerciais com outros países, da dificuldade de aquisição de bens essenciais, mas posso afirmar que em Cuba não há situações de miséria, o povo cubano dá a volta ao problema, o povo cubano tem saúde, educação, cultura e alimentação garantidas. Eleições… outra crítica… Quem se alimenta unicamente das informações que aparecem na televisão ou nos jornais da grande imprensa pode não saber, mas na ilha de dois anos e meio em dois anos e meio há eleições para as Assembleias Municipais de Poder Popular, democracia directa, na qual cada pessoa do bairro ou da localidade vota no seu representante. Aquele ou aquela que ali vive e viverá, levando para o poder central as demandas daquele lugar. Nesse tipo de eleição, o protagonista é o povo e a lógica da democracia representativa não tem lugar. Parece não haver espaço para a compra de votos nem para falcatruas de gente que engana o povo com promessas falsas. Os candidatos são escolhidos por seus vizinhos, o voto é secreto, livre e o escrutínio é público. Quem trata das urnas são as crianças, algo único no mundo.

O voto em Cuba não é obrigatório. Feitas as inscrições de votantes, começam os comícios nos bairros e comunidades rurais. É neles que despontam os candidatos que, no mais das vezes, já são aqueles que trabalham e estão inseridos no dia-a-dia das demandas das comunidades. Segundo a lei cubana, uma localidade precisa ter sempre mais de um candidato. Não há eleições com candidatos únicos, por isso, a disputa é sempre grande. Os comícios reúnem milhares e a escolha dos delegados locais é feita nas assembleias públicas. Para se eleger o candidato ou candidata precisa alcançar mais de 50% dos votos. Depois, os eleitos precisam prestar contas periodicamente aos seus eleitores e podem ter seus mandatos revogados a qualquer momento se o povo assim decidir.

Outra coisa interessante no processo cubano é que os delegados eleitos para as Assembleias de Poder Popular não recebem nada por isso e muito menos precisam gastar fortunas para serem candidatos. Em Cuba não há campanhas eleitorais nos moldes que conhecemos. É da responsabilidade das Comissões Eleitorais a exposição das fotos e da biografia dos candidatos.
Quanto ao Fidel e ao seu “absolutismo”, gostavam de ver Cuba como mais uma República da bananas, igual às sociedades comuns e nojentas a que toda a gente está habituado. O meu conceito de liberdade é este! Estarei sempre com a Revolução Cubana sempre! CUBA VENCERÁ!!

Fidel saiu da UCI

Fidel Castro já terá deixado os cuidados intensivos, depois da intervenção cirúrgica aos intestinos a que foi submetido. A notícia foi avançada pela irmã do Presidente cubano, Juanita Castro, em declarações a um canal de televisão local, citadas pela agência France Press.
Força Fidel, tu és forte!! Estamos a torcer por ti! Acredito sempre na revolução cubana! Cuba vencerá!

quarta-feira, agosto 02, 2006

Mundo Louco

Israel está a violar a soberania e integridade territorial do Líbano, Israel está a bombardear alvos civis e a aterrorizar as populações de Beirute e de outras localidades. Ninguém vê os factos? O Estado de Israel é sem dúvida alguma um dos maiores estados terroristas de todos os tempos. Os EUA apoiam esta ofensiva!É vergonhoso! Estão a morrer inocentes! Imaginem os sofrimento daquelas gentes, de uma criança que enfrenta a injustiça da morte inocentemente, sem se quer perceber ou entender porquê! E porquê? Eu também não percebo!Que mundo de loucos este!