terça-feira, setembro 05, 2006

Diário da Viagem

14 de agosto
Chegámos a Havana e nada de mala, nas mãos apenas a mala da revolução com o material escolar e a mala dos medicamentos e higiene...Hotel...

15/08
Passeio em Havana que encontrámos mais bonita que no ano passado, almoço na Bodeguita del Médio... ida ao aeroporto e nada de mala... decidimos que iamos comprar a roupa minima e seguiriamos para sul... estavámos um pouco chateados com a situação da mala, que continha toda a nossa roupa.

16/08
Gastámos uma pipa de massa em roupa, toalhas, shampoos, biquini, calções de banho, etc...
Fomos buscar o carro que já tinhamos pago, não havia económico e deram-nos um dos mais caros, sem pagarmos mais por isso... carrinho bom! Partimos para o sul no El Douradito (cor do carro)!!
Em Matanzas parámos num círculo infantil e entregámos o material escolar, muito do mesmo dado pela nossa amiga Bela, os meninos, educadora e funcionária ficaram muito contentes com a visita e respectiva oferta!!
Em Varadero, escolhemos um hotelzinho barato junto à praia, tomámos umas banhocas deliciosas no mar quentinho, ouvimos canções maravilhosas de uma voz rouca e linda que esteve a cantar no bar até ao entardecer.

17/08
Em Varadero, tomámos mais uma banhoca na praia e partimos para Sta Clara.
Na casa de Over Joel e familia, que nos recebeu muito bem, a mãe de Over Joel, uma camarada do PCC, explicou-me como funcionava uma CDR (Comité de Defesa da Revolução), falámos bastante da revolução, disse-me como Raul era importante e estimado pelo povo. Falou-nos da operação Milagros, em que qualquer cidadão da América Latina se pode dirigir a Cuba gratuitamente para fazer também gratuitamente uma operação às cataratas. Conhecemos a irmã da sra que foi submetida a esta operação. Soubemos também que as crianças orfãs em Cuba têm direito a uma educação plena e a uma casa quando saem da instituição. A camarada disse algo que me tocou muito, que embora os EUA agridam Cuba de uma forma feroz, "o povo cubano não tem ódio no coração face ao povo norte americano. Não se pode odiar um povo! Seria contraditório em relação aquilo em que acreditamos".
Passeamos em Sta Clara, visitámos um bar espectacular, repleto de jovens cubanos, e assistimos a uma banda moderna que tocava, de seguida fomos à Marquesina e vimos 4 velhotes fantásticos a tocar!

18-08
Visita ao memorial do Che, gostámos muito!!
Ida para Trinidad de Cuba pela serra de Escambrai, uma paisagem nunca vista... palmeiras, bananeiras, vacas, cavalos, cabritas... ora chuva, ora sol... campesinos caminhando... uma experiência maravilhosa, inesquecivel....
Chegámos a Trinidad, ficámos na casa de Mireia, uma mulher muito activa e dinâmica, uma casa sempre cheia de gente, a entrar a sair... uma casa cheia de cor e alegria... ela jurou-nos que havia de saber da mala... o número do aeroporto estava sempre impedido mas ela conseguiu falar com alguém que lhe disse que a mala já la estava... foi bom saber apesar de estarmos já a 500 e tal km. Em Trinidad havia uma boa casa da Trova, a céu aberto e música boa, havia também uma praça repleta de música e gente.
À ida para casa conhecemos 3 vizinhos simpáticos e com uns olhos de uma pureza indescritivel... Joana Rosa de 67 anos, o marido Sr Carlitos de 93 anos e o filho Ernesto de 50 e tal... contaram-nos como se defendiam dos ciclones, as medidas do Estado e falaram-nos também do sistema de saúde gratuito em Cuba... estivemos cerca de 2 horas à conversa....
Todas as noites lavávamos a pouca roupa que tinhamos e colocávamos a secar.

19/08 e 20/08
Praia de Ancon... aqui encontramos uma sombra fantástica, de folha de palmeira e bronzeamó-nos a sério, o mar quentinho e acolhedor... à noite jantámos em casa... a comida em casa de cubanos, é uma coisa de outro mundo... a carne, peixe ou marisco, sempre acompanhada de chicharritas (rodelas de bananas fritas), fruta tropical, arroz, feijão, e abacate... o sabor da vida...
acabaram de vir aqui agredir-me, estou a trabalhar neste momento (supostamente), regressei hoje e veio aqui alguém muito exaltado dizer q há fome em cuba, e que a comida é só para os turistas, que eu estou gordinha mas que os cubanos passam fome (esta pessoa nunca esteve em Cuba), que não comem fruta, a não ser a tropical... ainda por cima barbariedades destas... os cubanos haviam de comer que fruta??? Pêras portuguesas???? Quando contava estas barbariedades aos cubanos olhavam para mim com uma cara de espanto, que às tantas deixei de contar algumas coisas... para quê chocá-los? Continuando.... jantávamos sempre muito bem... nessa noite conhecemos um finladês que nos cravou boleia para Camaguey na manhã seguinte.

21/08
Camaguey
Em casa da Miriam e do Bladimir, uma psicóloga e um engenheiro mecânico, com quem trocámos mails e fotos um mês antes, comemos e dormimos muito bem. Foi uma noite de passagem, demos uma volta rápida por Camaguey, tirámos umas fotos na praça, chovia muito...
Conhecemos um peruano na casa da Miriam, que tinha acabado Medicina há um mês, qualquer jovem latino americano pode formar-se em Cuba.

22/08
Holguin- Vila Clarita
Em casa do Sr. Fidel, consegui que me emprestassem uma pinça, coisa que não se vende em Cuba, lá saquei os pêlitos. Decidimos encurtar o percurso, para irmos buscar a mala mais rápido, e assim optámos por ficar menos um dia em Holguin e cortar Las Tunas do percurso, e assim sendo ir a Pinar del Rio e Vinales, que se situam acima de Havana.
Em Holguin, provincia em que nasceu El Comandante en Jef Fidel Castro, fomos à praia de Guardalavaca, bastante castiça e diferente das praias que conheciamos, com bastante vegetação na praia, e muita gente a beber rum na areia. À noite comemos no nosso amigo El Rápido, uma cadeia de fast food, bastante aceitável, depois fomos a uma casa de La Trova que tinha um andamento muito especial, toda a gente dançava e bebia, a festa reinava. Tivemos o prazer de ver Rudolfo António a cantar... muito bonito!!

23/08 e 24/08
A caminho de Santiago, atravessando muitas estradas, perdendo-nos muitas vezes, não há sinalização e há muitos ciclistas, cabrinhas e cavalos em todo o lado, mesmo na auto-estrada. Numa estrada muito rural demos boleia a um camponês extraordinário, Isidoro Sarmiento Rodriguez de 93 anos, que nos ofereceu um abacate... em Santiago iamos visitar uma familia amiga de uma camarada do PCP, que nos recebeu calorosamente, que nos deu o jantar maravilhoso, sempre bem regado... um casal de militares reformados, a Otita e o Adalberto, genuinos e muito comunicativos... aprendemos tanto com eles... apresentaram-nos também a Ângela, uma psicóloga e professora da Universidade, que me falou no plano nacional de educação sexual que começava logo na 1 ª infância, criado por Wilma, esposa de Raúl Castro, falou-me do apoio aos doentes com HIV (que por cá muita gente diz que são mortos ou metidos em prisões), que têm medicação e apoio garantidos pelo Estado (vi cartazes fabulosos de prevenção de DST, depois coloco aqui no blog), disse-me também que os bebés que nascem com pesos desadequados, têm um médico e um enfermeiro junto deles (destacados para a povoação onde vivem) até o bebé ter os valores de desenvolvimento adequados... aprendi muito nos 2 dias que estive em Santiago... a Otita e o Adalberto eram fantásticos, trataram-nos como filhos.
Santiago é lindissimo tem uma cor, um cheiro e um som que encantam. Descobrimos uma praia diabolicamente peculiar, banhada pelo mar do Caribe, aqui o mar não era azulinho, nem transparente, era verde e baço mas sempre quentinho, havia cabras por todo o lado e alguns porcos... comemos umas mangas e umas sandes de queijo de cabra que eram capazes de levantar um morto.

25/08
Moron
Ficámos na casa do Betico, que queria era "putas e vinho verde", recebeu-nos logo com rum para o Nuno e um cocktail para mim, mostrou toda a sua casa e fotos de familia, era um tipo gordo que parecia da Máfia Italiana, muito divertido e hospitaleiro.

26/08
Cayo Coco e Cayo Gillermo
Uma experiência transcendente, para chegar aos Cayos atravessamos uma estrada que entra pelo mar a dentro (17 km), quando chegámos à praia ficamos hipnotizados, nunca tinhamos visto nada assim... um mar azul claro, uma areia em pó, quase mais branca que a farinha... foi fabuloso, adorámos, a melhor praia onde já estivemos na vida. Conhecemos outro jovem recém formado em Medicina, desta vez brasileiro.

27/08 e 28/08
Muitos km até Havana, uma grande viagem, mas valeu a pena... alcançamos a nossa mala 12 dias depois... e quando chegámos a Vinales soubemos que a alteração da viagem tinha sido certeira.... que vilaaaaaaaaaa...... bastante diferente de Cuba oriental, uma calma, um cheiro forte a terra, casinhas de fábulas... outra familia encantadora... Sissa, Gonçalo, Edie, Sandra (da minha idade), Daniela e um bebé lindo... criamos uma empatia enorme... trocámos muitas vivências e experiências... foi muito agradável. E Vinales é um sitio repleto de paisagens incriveis, conhecemos Soroa e a Cueva del Indio e adorámos... ainda bem que passámos por lá!!

29/08, 30/08 e 31 /08
Regresso a Havana, entrega do carro, dia inteiro de papo para o ar na piscina do hotel.
Dia 30 às 21h regresso a Portugal (dia 31) malas novamente extraviadas em Madrid e recuperadas a 1 de Setembro.

Grande Viagem!! Grande Aprendizagem!
Ahhh... a Otita diz que o camarada Fidel muito em breve voltará às trincheiras! Fico à espera!! Viva Cuba!! Viva a Revolução!

15 comentários:

Anónimo disse...

E que grande diário...e que grande viagem!!!

Quando se visita a ilha da Revolução, seja qual for o objectivo dessa viagem, acredito que nao seja possível sair de lá sem que seja com a imagem que tu nos dás!

Um povo alegre com ganas de viver que contra os mais podedoros luta por um sonho...por um ideal!

Só fiquei com mais vontade de lá ir um dia!

Só mais uma coisa, para aqueles que mesmo contra os factos continuam a pintar a realidade cubana negra e cinzenta: Nós aqueles que estamos com a REVOLUÇÃO e Eles aqueles que viveram a REVOLUÇÃO, lutaremos contra tudo e todos na sua defesa! Podem vir as mentiras, as calúnias e as falsidades que nós responderemos com a luta e com a afirmação de que CUBA VENCERÁ!

VIVA A REVOLUÇÃO CUBANA!

Beijos!

Anónimo disse...

Miga,

O que fiz foi muito pouco...comparado com aquilo que pode ser feito!!!

Adorei ler o diário das tuas férias... Foi delicioso! Só mesmo tu! só uma pessoa como tu poderia transmitir a todos nos o que se passa em Cuba. Conseguimos imaginar tudo o que descreves... Fico grata pelo teu diario e por permitires que muitos de nós vejam com outros olhos a Vida dos Cubanos, Cuba...

Es um ser Fenomenal... Adoro te

Sempre que organizares alguma coisa, conta comigo.

Beijocas muito grandes

Anónimo disse...

Miga,

O que fiz foi muito pouco...comparado com aquilo que pode ser feito!!!

Adorei ler o diário das tuas férias... Foi delicioso! Só mesmo tu! só uma pessoa como tu poderia transmitir a todos nos o que se passa em Cuba. Conseguimos imaginar tudo o que descreves... Fico grata pelo teu diario e por permitires que muitos de nós vejam com outros olhos a Vida dos Cubanos, Cuba...

Es um ser Fenomenal... Adoro te

Sempre que organizares alguma coisa, conta comigo.

Beijocas muito grandes

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Grande relato! Muito bem feito miga!E acho que deves defender convictamente Cuba! Sempre!

InêsN disse...

quando nos encontramos??

;o)

InêsN disse...

(o que se passou com os comentários??)

Anónimo disse...

Bela descrição dos mtos e bons momentos q passaste em Cuba!! :)
1 belo retrato de 1 povo bastante hospitaleiro...
Se já tinha vontade em conhecer CUBA, depois (disto) a vontade aumentou e mto....
Bjitos Linda
Hasta la vista
CUBA VENCERÁ!!!!
Xior

Dijambura disse...

Inês:
Agora tenho um novo sistema, o coment 1º vai p o meu mail e depois eu aprovo e ele publica!! N sei se me adapto ao sistema, vamos lá ver!;) Este fds combinava-se qq coisa??? ;)

InêsN disse...

eu percebi isso...a pergunta era, porquê?

ps - por nós penso que não há problema, toca a combinar qq coisa :o)

Dijambura disse...

Porque achei porreiro ser eu a controlar os coments! :))

Anónimo disse...

Grande!!!
Adorei as tuas ferias e viajei por momentos deixando o frio destas terras.

Leva-me contigo mais vezes....plieseeee!!!

Anónimo disse...

Por momentos, enquanto lia o relato da vossa viagem senti-me em Cuba!
Quase que foi possível ver as cores com que o país se pinta, sentir o cheiro que lhe deve ser caracteristico, ouvir a música, sentir a alegria do povo cubano...
Amei!

Sabes que há coisas nas quais não estamos de acordo... mas a vida não é só política e acima de tudo existimos nós, o Ser Humano!

E embora não conhecendo Cuba, tenho a certeza que deve realmente ser delicioso conhecer aquelas pessoas, ver como vivem e ter a plena noção do que é viver numa sociedade tão diferente da nossa... independentemente de acreditar e de concordar ou não com a revolução!

É lindo a forma como te entregas às tuas causas!
Continua sempre assim a lutar por aquilo que acreditas!!!
Isso faz de ti a pessoa especial que és!

Beijo gigante!

João Correia (Jota) disse...

li,senti e sonhei pois conheço bem cuba onde fiz amigos e onde percorri eesas estradas e esses lugares que mencionas quando digo sonhei é porque estou esperando as férias para novamente visitar cuba abraçar o meu amigo reynaldo e sentir de novo aquele povo maravilhoso e aquela revolução que muitos pretendem desacreditar e boicotar com embargos viva cuba

João Correia (Jota) disse...

setembro de 2006 estavavam voçês de regresso a havana e a portugal e nós acabados de chegar a havana que dizer de havana nada podemos dizer se não a vivermos se não a sentir-mos havana é unica é mitica é dificil não gostar aliás é dificil não gostar de cuba mas aqueles que se fecham dentro de um resort e vêm para portugal todos bronzeados dizendo que conheceram cuba coitados! gastaram tantos euros apenas por um bom bronzeado e desse maravilhoso e hospitaleiro pais nada conheceram tantas histórias e comentários ridiculos que tenho ouvido desses turistas do bronze que por vezes chego a pensar que não estivemos no mesmo pais