quinta-feira, junho 22, 2006

Cuba

Em Agosto vou pela 2ª vez a Cuba e gostaria de pedir a colaboração de amigos e possíveis interessados para a reunião de alguns produtos necessários ao povo cubano.

Cuba vive um bloqueio económico estabelecido em 1960, bloqueio esse que pretende destruir a revolução cubana negar-lhe dinheiro e fornecimentos, pretende dimnuir os salários reais e monetários, visa causar a fome, o desespero e o derrubamento do governo, este bloqueio foi criado pelos Estados Unidos da América e impede outros países de comercializar com Cuba.

Cuba não pode exportar nenhum produto para os Estados Unidos, nem importar desse país nenhuma mercadoria; não pode receber turismo norte-americano; não pode utilizar o dólar nas sua transações com o exterior; não tem acesso aos créditos, nem pode realizar operações com instituições financeiras multilaterais, regionais e norte-americanas.

Quem mantiver qualquer relação com Cuba está sujeito à sanção e à perseguição. Vale para países, empresas, pessoas, ONGs, instuições religiosas, desportivas e culturais e principalmente, para actuais e possíveis investidores.

Em Novembro de 2004 Cuba proibiu a circulação do dólar americano no seu território, excelente medida pois era uma moeda muito corrente no país.

No entanto Cuba tem resistido ao Bloqueio e o desenvolvimento económico tem até aumentado.

Cem por cento da população tem acesso gratuito aos serviços de saúde. Há um médico para cada 160 habitantes, e o melhor per capita mundial de enfermeiros, médicos e professores.

A taxa de mortalidade infantil em Cuba é de 5,8 para cada mil nascidos vivos. Se a América Latina tivesse essa taxa de mortalidade infantil, a cada ano seriam salvas 800 mil crianças.

Em Cuba, o acesso à educação em todos os níveis é gratuito e não há analfabetismo. As universidades cubanas são frequentadas por centenas de milhares de pessoas.

No entanto há alguns bens essenciais que escasseiam em Cuba, devido ao tal bloqueio económico. No entanto não faltam em Cuba a alimentação diária, os cuidados de saúde e a educação gratuitas.

Gostava de levar alguns desses bens que são mais difíceis de obter. Amigos e interessados poderão contribuir, quem me conhece sabe como me contactar, quem não conhece pode enviar-me um e´mail (dijambura@hotmail.com) que eu entrarei posteriormente em contacto. Os produtos serão entregues à entidade própria em Havana. A ideia é levar alguns medicamentos (aspirinas, antibióticos, anti-inflamatórios), produtos de higiene (sabonetes, escova e pasta de dentes, etc...), material escolar (cadernos, canetas, lápis de cor, afias, borrachas, marcadores).

5 comentários:

Anónimo disse...

Diz-me o que pretendes levar que eu te darei com muito gosto.
Beijos, Comunazita dos sete costados.

Anónimo disse...

Podes contar comigo amiga!

Naquilo que me for possível ajudarei com todo o prazer!

É tão bom ter amigos assim como tu... Adoro!

Beijo do tamanho do MUNDO!

Anónimo disse...

Contra tudo e todos...CUBA VENCERÀ!

Comigo podes contar!

Beijos

Anónimo disse...

Tu realmentes es DeMAIS!!!
Es mesmo Boa pessoa... Es tao linda... sinto muito orgulho em ti! Muito...

Não é qualquer um que vai de ferias e tenta ao mesmo tempo organizar uma forma de melhorar a vida de outras pessoas ... onde vai supostamente relaxar, descontrair!

Es Muito Boa Pessoa!

Admiro te muito! Conta comigo!

Sempre...

Solana

InêsN disse...

hmmmmm...um dia vamos ter que discutir este assunto...

;o)