sexta-feira, abril 16, 2010

Gaivota


Uma gaivota voava,

voava,assas de vento,

coração de mar.

Como ela,

somos livres,

somos livres de voar.

Uma papoila crescia,

crescia,

grito vermelho num campo cualquer.

Como ela somos livres,

somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia

"quando for grandenão vou combater".

Como ela, somos livres,

somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,

parte à conquistado pão e da paz.

Somos livres, somos livres,

não voltaremos atrás.


A Nana sabe a letra todinha e hoje cantou-a para mim! Bela prenda de 31º aniversário!

quarta-feira, abril 14, 2010

Uns momentos de paz

Bebétina dormiu da 1h às 6h e das 7h às 9h;
Bebéca adormeceu tarde e às 8h e tal foge p a minha cama;
Bebéca volta a adormecer;
Bebétina é trazida p a sala mama e adormece;
Leonor toma pequeno almoço vai ao Facebook, consulta emails e escreve no blogue, falta extrair leite... vamos ver até quando reina o momento de paz.... 2 segundos... a Nana (bebéca grande) acabou de chegar aqui a pedir p eu ir óó com ela!
*1 horita mais ou menos para mim, 8 horitas de sono intervaladas...yupiee.

segunda-feira, abril 12, 2010

sábado, abril 10, 2010

Um mês


Um mês de choro furioso, de mama de fora, de sono mal dormido, de sentimentos de culpa, de instabiliade emocional, de cansanço extremo....

Um mês de amor, de alegria, de partilha de afectos, de crescimento e responsabilidade, de comtemplação, de tranquilidade face ao crescimento de este novo ser lindo e repleto de saúde que é nossa Bebétina!

Ser amigo

Ser amigo é poder dizer tudo sem cerimónias, mesmo que estamos cansados e sem paciência para receber ninguém... e o melhor é sentir que somos entendidos e respeitados. Tenho bons amigos e sou uma gaja feliz!

sexta-feira, abril 09, 2010

Doar Leite

Parece que vou ser dadora... aparentemente parece bastante funcional, uma transportadora vem buscar o leitinho uma vez por semana. Ainda vou a uma entrevista depois relato...

quinta-feira, abril 08, 2010

Inovações

A Maternidade Alfredo da Costa tem um banco de leite materno que pretende alimentar bebés prematuros como prioridade, visto eu ser tipo vaca leiteira (pelo menos por enquanto) gostava de doar mas parece impossivel conseguir que atendam o telefone... há boas ideias mas depois na prática nunca funcionam em pleno.... é triste!!
Já que se fala de inovações devo acrescentar que o LUSOCORD funciona aparentemente muito bem e que em poucas horas depois do parto as células foram levantadas no nosso quarto da maternidade, parece que pelo menos esta boa intenção é levada com profissionalismo e rigor, aconselho a todas as grávidas e futuras mães.

quarta-feira, março 31, 2010

Diárias de Mãe Polvo


Hoje consegui dar o almoço com a mão esquerda à Bebéca (como nós a chamamos) e dar a mama direita à Bebétina (como a mana lhe chama) ao mesmo tempo.

A natureza sobrecarregou-nos mas também nos dotou de uma grande capacidade de flexibilidade! Bolas....

sábado, março 27, 2010

Balanço

- Um parto normal frustrado;
- uma cesariana tranquila com a minha óptima médica num bom hospital;
- um pai cooperante que me ajudou a recuperar na maternidade;
- um local silencioso e quentinho que me ajudou a descansar depois do parto;
- uma filhota mais velha que recebeu de braços abertos a mana;
- mamas gretadas e em sangue;
- sentimentos de culpa e um turbilhão de sentimentos confusos;
- privação total de sono durante 4 noites;
- saudades do tempo inteiro para a mais velha;
- sono a recuperar embora lentamente;
- mamas boas;
- bom apoio do centro de saúde;
- uma pediatra excelente finalmente;
- melhor organização do tempo para me dedicar à mais velha;
- cansanço e hormonas inconstantes;
- bebé a dormir todo o dia e a chorar toda a noite.
Balanço de 18 dias de puerpério. Constato que há mais pontos positivos.

sexta-feira, março 26, 2010

Desabafos


Como uma mulher aguenta? Dormir 2 a 3 horas por noite? Dar mama? Fazer jantar? Tratar da mais nova e simultaneamente da mais velha? Ir às compras? Lavar roupa? Pagar as contas? Tratar de burocracias? E tanta parafernália de tarefas?

Doiem costas, os olhos mirram, a cabeça pesa..... mas aguentamos! Como? Não sei!!!

terça-feira, março 23, 2010

A chegar ao limite máximo de cansaço..........

segunda-feira, março 22, 2010

Puerpério

"Puerpério é o nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez".

E como é dificil este tal puerpério.... passa rápido puerpério passa...

quinta-feira, março 18, 2010

Nasceu

Dia 10 de Março nasceu outro ser especial que de novo nos inundou de um amor profundo!

terça-feira, março 09, 2010

segunda-feira, março 08, 2010

8 de Março


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se dá um incêndio, e aproximadamente 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Neste dia é bom recordar mas todos os dias são dias para lutar!!
A família está mesmo quase a aumentar!!!!

quarta-feira, março 03, 2010

Diárias


E de repente virei uma fada do lar... desatei a fazer pudim, leite creme, a arrumar tudo e mais alguma coisa...humm.... é o tal sindrome do ninho que afecta tantas grávidas no fim de tempo.

Graças a isso recuperei o hábito de fazer o pudim e o leite creme da minha querida avó... não fica tão delicioso claro!! Mas eles gostam!

E nada de dilatação....

segunda-feira, março 01, 2010

sábado, fevereiro 27, 2010

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Novo toque.... e nada!! ;)

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Diárias

Hoje fomos ao cabeleireiro e foi a primeira vez da Nana, ficou sentadinha na cadeira impávida e serena olhando-se ao espelho.... em casa tem repetido várias vezes:
- Mãe e Nana cortaram o cabelo!!
É tão bom fazer coisas de gaja com a minha filhota!!

Mais um tempinho....

Outra cesariana?? E daqui a 5 dias?? Não!! Esperamos mais um bocadinho!! Parece-te bem não é filhota?? Estamos tão bem no spa quentinho!!

Nunca terei um parto normal?? É assim tão descabido ó mãe natureza???

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Descanso Pré Catarina

O primeiro relatório de mestrado está praticamente pronto a ser entregue e agora vou poder descansar... filha dá-me mais uma ou duas semaninhas para não fazer nenhum e namorar muito com a mana!! Na generalidade toda a gente pergunta:
- Então... está quase!! estás ansiosa não??
Na realidade claro que estou desejosa de conhecer a Catarina mas quem espera 9 meses aguenta mas umas semaninhas!! É delicioso preparar a chegada da bebé com calma, enquanto se namora e mima a mais velha horas a fio....
Logo o 1º Toque e CTG! Acho que o processo ainda está longe de se desenrolar! :)

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Só agora me começo a aperceber.... 14 dias???????
Está quase!!!!! Quando???

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Pequeno Balanço


Perdi os medos do parto;

reparo que a valorização social do segundo filho é muito menor;

sinto menos ansiedade em relação à logística bebeziana e há coisas que ainda não comprei;

sinto-me mais ansiosa porque serão duas pequenas e só uma mãe;

a preocupação maior é como vou ter energia para brincar e mimar a Nana;

o cansanço é maior e o tempo para preparar a chegada da nova bebé é muito reduzido;

basicamente a grande diferença é ser mãe grávida e não apenas grávida!

terça-feira, janeiro 19, 2010

é tão bom...

É tão passar um dia inteiro com a Nana, ir ao parque, ver os peixes, comer pastel de nata, beijinhos, abraços... hummmm

sexta-feira, janeiro 15, 2010

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Segunda Gravidez



Este livro tem-me a judado a perceber que aquilo que sinto não são medos irracionais, pieguices ou dramas! Obrigada amiga por esta prenda tão boa que me ajuda a não sentir tanto desamparo! Uma companhia excelente na segunda gravidez!

Desabafo

Se tivesse um emprego normal metia baixa agora neste exacto minuto! Estou de rastos!!! Cansada, esgotada, consumida e assustada! Neste momento não consigo ter tempo para mim, entre o trabalho a recibos, a menina, a casa, a barriga... o mestrado cada vez mais distante, as dores que se apoderam cada vez mais do meu corpo... onde estou eu?? Em Março serão duas meninas, um trabalho, uma casa e provavelmente um mestrado fracassado!! Há situações bem mais desastrosas que a minha claro mas também tenho direito a desabafar e a queixar-me sem sentimentos de culpa, na realidade apetecia-me gritar mas nem espaço nem força tenho! Para nós mulheres é sempre tudo tão fuck porquê??? Compensa, é bonito mas porquê que há sempre tanta anulação em todo o processo???

terça-feira, janeiro 12, 2010

Eu tenho dois amores...


Inverno 2010


Verão 2009

Alentejo sempre...

segunda-feira, janeiro 04, 2010

A vida é tão fugaz

Lhasa de Sela ou a cantora nómada, como lhe chamavam, morreu, em Montréal, aos 37 anos, vítima de cancro na mama.

Foi banda sonora do nosso amor e felizmente tivemos o privilégio de assistir a um lindo concerto no Forúm Lisboa!

37 anos??? Vidinha ingrata esta!! :((


domingo, janeiro 03, 2010

Balanços da Praxe


2009... um ano bom...

- A Nana a crescer a olhos vistos, linda e saudável;

- a boa hipótese de trabalho;

- um mestrado;

- uma sobrinha;

- uma semente a crescer na barriga;

- outro sobrinho a caminho;

- os meus pais saudáveis e vivaços;

- o meu amor, eu e a Nana todos os dias..... amor, amor, amor.....


Praticamente só coisas boas.... corrigo maravilhosas!!!!!

Que 2010 se mantenha estável e que em Março a nossa Quina (como a mana lhe chama) venha forte e saudável juntar-se finalmente a este clã feliz!!


quarta-feira, dezembro 23, 2009

sábado, dezembro 19, 2009

Uma birra pode-nos descompensar a sério...

sexta-feira, dezembro 18, 2009

terça-feira, dezembro 15, 2009

Banco Público de Sangue do Cordão Umbilical



O LUSOCORD é um BANCO PÚBLICO DE SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL,
de âmbito nacional, que deverá receber as dádivas de sangue do cordão umbilical (SCU) de todas as mães que o queiram doar para uso em transplantação e investigação.

A mim parece-me excelente!!! Eu vou aderir! Às 34 semanas podemos pedir o Kit que vem até nossa casa gratuitamente e todo o processo é livre de qualquer custo!

terça-feira, dezembro 01, 2009

Segunda...


O tempo passa a correr! Na primeira gravidez os minutos, os dias... tudo era uma eternidade... agora até me esqueço da semana em que estou, e a nossa Catarina só tem um babygrow e um lençolinho novo no enxoval, tudo o resto é herdado. Apesar de uma maior tranquilidade e aparente descontracção o amor por ela é já tão grandioso...adoro senti-la mexer a toda a hora dentro de mim, nesse mundo quente e pequenino que agora é só nosso... é tão bom!!!!!!

domingo, novembro 22, 2009

Jogo simbólico


Jogo : Para Piaget o jogo mais importante é o jogo simbólico), neste jogo predomina a assimilação (Ex. : é o jogo do faz de conta, as crianças "brincam aos pais", "ás escolas", "aos médicos", ...). o jogo de construções transforma-se em jogo simbólico com o predomínio da assimilação (Ex. : Lego - a criança diz que a sua construção é, por exemplo, uma casa. No entanto, para a maioria dos adultos "é tudo menos uma casa"). A nossa Jo constroi uma estrutura em lego e depois canta os parabéns e sopra o bolo!!

sexta-feira, novembro 20, 2009

XX

XX anos após aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança e tanto direito violado dia após dia! A Luta é todos os dias!!!

quinta-feira, novembro 19, 2009

Racionalizar

Racionalizar....racionalizar....racionalizar....

segunda-feira, novembro 16, 2009

terça-feira, novembro 10, 2009

domingo, novembro 08, 2009

Saudades



A minha avó sabia tudo, parecia que tudo tinha resolução... tenho tantas saudades dela!

....do cherinho a café, do pão de ló, das massagens com azeite morno, das cházadas de ervas e principalmente do seu toque, da sua companhia e da sua energia.

sexta-feira, outubro 30, 2009

Estou fartinha desta história....

O médico de família insinua que não, a obstetra diz que sim, eu decido que não, depois decido que sim, depois inclino-me para o não e depois para o sim....

Gripe A H1N1:
Todas as vacinas são seguras para grávidas e uma dose é suficiente para a imunização - OMS

quinta-feira, outubro 29, 2009

Há 2 anos...


...olhámos uma para a outra e o mundo parou..... a minha vida encheu-se de um amor que jamais tinha sentido!!! PARABÉNS FILHA LINDA E MÁGICA!!!!!!!!!!!

quarta-feira, outubro 28, 2009

Há....


... 2 anos...
já estava na maternidade e a algumas horas de conhecer este ser especial que nos enche de tudo!!!

domingo, outubro 18, 2009

segunda-feira, outubro 12, 2009

O Seixal somos nós, o Seixal sou eu!! E viva a CDU!!

segunda-feira, outubro 05, 2009

Teatro do melhor!


Vi pela 3ª vez esta As Obras Completas de William Shakespeare m 97 minutos, na Companhia Teatral do Chiado. Uma peça magnifica e hilariante!! Teatro a sério com três mega bombas em palco! Um teatro cheio e uma peça há 12 anos em exibição, afinal há portugueses que apreciam bom teatro... nem tudo é mau! ;))

segunda-feira, setembro 28, 2009

quarta-feira, setembro 16, 2009

Portugal e as injustiças


Hoje gostei da reportagem da RTP no programa Linha da Frente sobre a situação dos portugueses considerados estrangeiros no país onde nasceram e onde lhe é vedado o emprego, a educação, e muitos direitos básicos... um problema gravissimo que mexe com as minhas entranhas... pessoas que são tratadas como lixo num estado xenófobo e hipócrita! Pessoas que nasceram em território português, filhos de pessoas que ainda trabalham como escravos num país que lhe maltrata os filhos e os netos e os impede de acederem a uma vida com direitos e garantias...

Pagar quase 200 euros para ser português (se chegarem a esse passo porque até ai os obstáculos são mais que muitos) quando nasceram em território nacional (são portugueses) e são muitas vezes filhos e netos de pessoas que trabalham há mais de 30 anos em Portugal?? Pedirem registo criminal de um país que não conhecem e que nunca visitaram??? Serem impedidos de trabalhar ou estudar por não terem documentos ou uma nacionalidade do país onde nasceram?Uma vergonhaaaaaaaaa!!! E como sempre NADA SE FAZ!!! E o que muda...muda muito pouco!!

Mais uma princesa!!!

O meu homem só faz meninas!!

quinta-feira, setembro 03, 2009

Festa


Amanhã há Festa!!! A mais linda de todas!!!

sexta-feira, agosto 21, 2009

quarta-feira, agosto 19, 2009

Obras Primas


Os seus traços ganham formas!

domingo, agosto 16, 2009

sábado, agosto 08, 2009

Birras...


Porque não são só caras fofas, beijinhos e abraços que a caracterizam... aqui temos um registo das birras que começa a fazer com mais frequência. Egocentrismo intelectual e quase 2 anos...

quinta-feira, julho 30, 2009

Férias.....


Férias?? Onde estão?? Por favor...dias passem rápido!
Obrigada aos fins-de-semana por me consolarem!

sexta-feira, julho 17, 2009

Doação de sangue e homossexuais

Pode ser que a crença idiota e bizarra que encara os homossexuais como sendo grupo de risco vá à vida de uma vez!!
"Já não há grupos de risco», lembra o Coordenador Nacional para a Infecção VIH/sida disse hoje que «não há razões» para excluir qualquer grupo de pessoas da doação de sangue e lembrou que actualmente já não existem grupos de risco, uma vez que os homossexuais não têm uma taxa de HIV superior aos heterossexuais".

IV




quarta-feira, julho 08, 2009

E de repente.... tantas decisões e opções a tomar!
Mestrado à vista! ;)

sexta-feira, julho 03, 2009

terça-feira, junho 30, 2009

Nasceu

A minha sobrinha é linda!!!!!

quarta-feira, junho 24, 2009

Cócós e Afins


Sempre achei que antes dos 2 anos era parvoice iniciar o desfralde, tanto pela maturidade psicofisiológica que a criança supostamente ainda não tem, quer pela precipitação por algo que requer tempo e a reunião de um conjunto de factores...

Há mais ou menos 1 mês a sogrita ofereceu um reductor de sanita e olhei para o mesmo algo escandalizada...

Há uns dias que a nossa Jo olha para o dito reductor e diz:

- Cócó....

Hoje voltou a falar de cócó e a associar ao dito objecto.... e não é que fez mesmo cócózito na sanita???

Produto do Ano


Eleito produto do ano cá em casa!
Aconselho a todos os pais... óptimo para regularizar os intestinos dos rebentos (depois de uma semana foi a única solução para o problema).

quarta-feira, junho 17, 2009

Voltinha na Baía


Depois de alguns momentos de pânico a viagem decorreu com normalidade!

sábado, junho 13, 2009

Súbita, uma angústia...
Ah, que angústia, que náusea do estômago à alma!
Que amigos que tenho tido!
Que vazias de tudo as cidades que tenho percorrido!
Que esterco metafísico os meus propósitos todos!

Uma angústia,
Uma desconsolação da epiderme da alma,
Um deixar cair os braços ao sol-pôr do esforço...
Renego. Renego tudo.
Renego mais do que tudo.
Renego a gládio e fim todos os Deuses e a negação deles.
Mas o que é que me falta,
que o sinto faltar-me no estômago e na circulação do sangue?
Que atordoamento vazio me esfalfa no cérebro?

Devo tomar qualquer coisa ou suicidar-me?
Não: vou existir. Arre! Vou existir.
E-xis-tir...
E--xis--tir ...

Meu Deus! Que budismo me esfria no sangue!
Renunciar de portas todas abertas,
Perante a paisagem todas as paisagens,

Sem esperança, em liberdade,
Sem nexo,
Acidente da inconsequência da superfície das coisas,
Monótono mas dorminhoco,
E que brisas quando as portas e as janelas estão todas abertas!
Que verão agradável dos outros!

Dêem-me de beber, que não tenho sede!


Álvaro de Campos, in "Poemas"

segunda-feira, junho 08, 2009

Ainda acerca de ontem...


Ah poiss... quem votou BE desengane-se!!!
Pena a nossa CDU ter elegido só dois ;)))

Acerca de ontem...


Como sempre fui para a mesa de voto nº 2 da minha freguesia.... 50% de abstenção... nada mau para uma mesa de gente mais velha... na mesa 10 da mesma freguesia votaram apenas 66 pessoas para o total de 900 inscritos.... digam o que disserem a abstenção revela uma absoluta indiferença e um conformismo face à situação social actual, não acreditam nos políticos manifestem-se votando em branco, não se desculpem com a abstenção!!!
Alguns dados que gostaria de relembrar:
– Até final da década de 60, as mulheres só podiam votar quando fossem chefes de família e possuíssem curso médio ou superior.
– Em 1968 a lei estabeleceu a igualdade de voto para a Assembleia Nacional de todos os cidadãos que soubessem ler e escrever. O facto de existir uma elevada percentagem de analfabetismo em Portugal, que atingia sobretudo as mulheres, determinava que, em 1973, apenas houvesse 24% dos eleitores recenseados.
– As mulheres apenas podiam votar para as Juntas de Freguesia no caso de serem chefes de família (se fossem viúvas, por exemplo), tendo de apresentar atestado de idoneidade moral.

terça-feira, junho 02, 2009

A Banda!


Hoje (pela hora seria correcto dizer ontem) o avô levou a filha e a neta a ver a banda passar! A sociedade fez 138 anos e como sempre a sua banda desfilou nas ruas desse meu querido e terno Seixal!!!! Foi maravilhoso ver a minha filha dançar e sorrir ao som da filamónica que há 30 anos também me faz sorrir e que fez sorrir os meus bisavós, avós, pais..... tantas gerações!! Pena que tão pouca gente tenha visto a banda passar... tristes vidas modernas!!!