quinta-feira, setembro 28, 2006

A minha terra

As particularidades da nossa terra são sempre tão deliciosas. E às vezes a vida anda tão velozmente que nem nos apercebemos das coisas bonitas, das pessoas que nos rodeiam, nas particularidades dos sítios...até nos grandes subúrbios há caracteristicas peculiares.

A minha terra é o Seixal, quando andava na escola achava curioso que muitos meninos ao fim-de-semana e nas férias fossem à terra, tnham que andar muito de carro e levar bagagem...tinha pena de não ter uma terra assim... à medida que fui crescendo e quando fui estudar para Lisboa, comecei a aperceber-me mais da essência do Seixal... daquela terra junto ao rio, repleta de caracteristicas... sentia uma grande paz quando lá chegava, bebia um café no centro de trabalho a olhar para o rio e sentia que estava noutro mundo, à minha mesa sentava-se logo o Chico Esperto contando os Avantes que ainda tinha para distribuir, algo que até hoje continua a acontecer.... à saída ao passar pelo jardim há sempre um grupo de pé conversando, ao passar pela antiga Taberna vimos sempre o Zezinho, o filho da tia Anita a beber uma cola, se passarmos pelo café do Zé há muita bola que se discute e um Sporting que é eternamente defendido, já interiorizei que o Seixal é terra de sportinguistas, eu sou ovelha ranhosa como diz o meu pai.

Nesta terra nasceu a minha avó paterna, o meu pai, a minha mãe, o meu avó paterno, o meu tio e muito mais familia... nesta terra eu cresci a assitir às bandas filarmónicas, às sessões solenes dos aniversários das sociedades, aos discursos do Lopes do plano, a ver o magnifico pôr do sol, a comer caldeirada à fragateiro, a dizer olá à Rosinha da mercearia, a admirar a falua....

Não vivo mesmo no Seixal, não vivendo muito longe gostava de viver mais perto... apesar de viver num sitio que também tem as suas particularidades, qualquer local as tem... mas o seixal é a minha terra querida de sempre e para sempre.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Diárias


Hoje apetecia-me um chocolate quente gigante, um enrolanço na mantinha e um bom filme que acabaria por não ver porque passado 10 minutos estaria adormecida e abraçada por um descanso delicioso.

Isto não vai acontecer, só devo chegar a casa depois da meia noite... mas não faz mal quando voltar a ter um momento daqueles sei que ainda vou saborear melhor!!

Tento lutar contra os apetites mais primários, contra o conformismo fácil e sobretudo contra as angústias de uma vida triste e enfandonha, às vezes custa e podia ser tudo muito mais fácil!! Mas eu não quero!! E fico tão contente por não querer?? Será que me irei cansar alguma vez??

terça-feira, setembro 26, 2006

Às Vezes

Às vezes, em dias deluz perfeita e exata,
Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às cousas.

Uma flor acaso tem beleza?
Tem beleza acaso um fruto?
Não: têm cor e forma
E existência apenas.
A beleza é o nome de qualquer cousa que não existe
Que eu dou às cousas em troca do agrado que me dão.
Não significa nada.
Então por que digo eu das cousas: são belas?

Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,
Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens
Perante as cousas,
Perante as cousas que simplesmente existem.

Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!

alberto caeiro

Não há conceito para o belo!

Porquê??

Porquê? Porquê que me sinto aprisionada a valores estéticos superficiais? Porquê que quando como o que me apetece e o que gosto ne sinto sempre culpada e com a paranoia que estou a ficar cada vez mais gorda? Porquê que tantas mulheres se têm que sacrificar uma vida inteira para ficaram aceitáveis? Comer alimentos saudáveis é importante mas não comer um pão, uns docitos aqui e ali, um copo de leite com chocolate... sem a tormenta da culpa... falo por mim e não gosto de sentir isto... sinto-me de algum modo fútil.... mas se enfardar o que me apetece depois olho-me ao espelho e sinto-me infeliz com o que vejo... o sistema é que incute estes padrões.... já houve épocas em que só as gordinhas eram sensuais.... sou pela totalidade, magros e gordos considerados bonitos...

Alegram-me as medidas espanholas, a Espanha vai ser o primeiro país a adoptar medidas para que as modelos demasiado magras seja impedidas de ir para a "passerelle", numa medida que visa a luta contra a anorexia, bastante comum nas mulheres mais jovens. Para poderem desfilar, as modelos têm de ter mais de 18 anos e ter um Índice de Massa Muscular superior a 18, um valor que implica um peso mínimo de 56 kg para uma altura de 1,75 metros.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Diárias

Sinto-me a rebentar, faltam apenas 4 dias e umas horas para me entregar a um caminho diferente, e a minha energia continua a ser sugada....se demorasse mais não sei até onde poderia ir...
Tenho saudades do tempo em que as pessoas eram completamente felizes.... nunca vivi nessa época... nem sei se esse tempo existiu!!!! Mas há ambientes que definitivamente não são para mim, até onde poderei ir eu na minha escolha??

Serão Almodovariano

Ontem tive um serão delicioso que há muito sonhava, ando numa fase de revisão de todos os filmes do meu querido Pedro Álmodovar, desde criança que deliro com as suas películas, e posso dizer que a fase de revisão sempre foi constante...nunca me canso de repetir um filme dele, absorvo sempre novos elementos e nunca me farto....na sexta andava com a sede de procurar alguns dos filmes em Clube de Vídeo, algo quase irreal, ou comprava ou via em VHS....em conversa com a minha amiga Ana, ela disse-me que tinha em casa vários....entrei em delirio... poderia naquela mesma noite rever um belo filme do meu realizador preferido....não consigo distinguir qual o meu favorito... cada um tem particularidades intensas e magnificas... ontem elegi "la flor de mi secreto"... o próximo será o Kika.... tenho que recuperar Tacones Lejanos... que para mim tem uma banda sonora do céu!!

sábado, setembro 23, 2006

quinta-feira, setembro 21, 2006

Sofisticações












"O livro de bolso é um poderoso instrumento de cultura da civilização moderna."

quarta-feira, setembro 20, 2006

Um dos meus eleitos..








Em nome dos que choram,
Dos que sofrem,
Dos que acendem na noite o facho da revolta
E que de noite morrem,
Com esperança nos olhos e arames em volta.
Em nome dos que sonham com palavras
De amor e paz que nunca foram ditas,
Em nome dos que rezam em silêncio
E falam em silêncio
E estendem em silêncio as duas mãos aflitas.
Em nome dos que pedem em segredo
A esmola que os humilha e os destrói
E devoram as lágrimas e o medo
Quando a fome lhes dói.
Em nome dos que dormem ao relento
Numa cama de chuva com lençóis de vento
O sono da miséria, terrível e profundo.
Em nome dos teus filhos que esqueceste,
Filho de Deus que nunca mais nasceste,
Volta outra vez ao mundo!

(José Carlos Ary dos Santos, Kyrie)

terça-feira, setembro 19, 2006

Mudei...

Há um ano a minha vida mudou para sempre...

Agora celebro mais a vida e não tenho tanto medo de arriscar...

Rio-me mais das mesquinhices superficiais do quotidiano...

Digo que amo muito mais vezes...

Faço muito menos planos...

Aprendi que a morte também é capaz de fazer renascer vida...

Aprendi com as consequências do pior dia da minha vida...

Aprendi tanto e aprendi contigo!!!!

Gosto tanto de te ter ao pé de mim, ao pé de nós!!!

Pintura de Gustav Klimt, Morte e Vida

segunda-feira, setembro 18, 2006

Hoje...

Hoje só me apetece aterrar no sofá, suspirar as vezes que me apetecer e cair num sono profundo...hoje não me apetece obrigações, nem sacrificios, nem pensar no amanhã.....

Coisas que marcam

Há tanta coisa que marca a nossa vida... a mim marcaram-me muito os Sete Palmos de Terra... e esta imagem é uma das minhas eleitas!

Só...

Só me apetecia dançar contigo outra vez!!!!
Porque não ficaste mais um bocadinho?

sexta-feira, setembro 15, 2006

As comidas

Pudim de arroz de frango
Chicharritas
Camarões à Marinera

Salada de abacate e frutas tropicais

Divinal!!

Refeição elaborada por Miriam e Bladimir em Camaguey!

Tenho saudades de tudo e quero lá voltar para o ano!

Educação Sexual em Cuba

Os programas de combate à SIDA do governo cubano providenciam educação pública, testes e cuidados gratuitos, e promove o uso de preservativos.

Quase.......

Faltam 15 dias
A principio o ritmo vai mudar muito... vou sentir falta de alguns colegas, das pessoas da rua que durante um ano e tal foram simpáticos conhecidos e que durante muito tempo foram os meus únicos companheiros de conversa, quase ninguém interagia comigo aqui dentro, era penoso para alguém como eu... era só o som das teclas de pc e uma sala de fundo cheia de papeis e dossiers velhos, só há uns 6 meses é que criei alguns laços, alguns dos quais com pessoas interessantes e tive momentos de boa camaradagem... mas com as pessoas posso continuar a conviver, com a minha sanidade mental neste estado é que não!! Bolas... vou sentir falta dos meus amigos chinocas aqui da loja ao lado, da Yoni brasuca, da Denise da Tiesotto com os seus gritinhos tão tipicamente femininos... estes foram algumas das pessoas que me ajudaram a suportar o cinzento dos dias... com as suas estórias, as suas vidas... aprendi tanto sobre os costumes chineses e brasucas... essa experiêcia enriqueceu-me... quanto ao trabalho... posso dizer que não aprendi muito, que não me senti motivada e que a minha energia era sugada de uma forma que nunca imaginei que pudesse acontecer... se não fossem as outras actividades pós laborais já estava sequinha, sequinha, sequinha...
Espero aprender muito na escola, ter mais meninos para ajudar na clinica, ser feliz... com todos os obstáculos que possam aparecer!!

quarta-feira, setembro 13, 2006

Ainda a propósito...

A propósito ainda do 11 de setembro de 2001... é inegável a morte de inocentes e o pânico sofrido... só lamento que não recordem com tanta comoção os mortos no Chile também a 11/09 mas de 1973, quase 30 mil pessoas assassinadas com o apoio da CIA do governo Norte Americano.

E já agora os mortos de Hiroshima a 6 de Agosto de 1945, ainda sabem quantos foram??? E já agora quem lançou a primeira bomba atómica contra seres humanos?? Viviam em Hiroshima cerca de 350 mil pessoas. Estima-se que tenham morrido, na altura da explosão e nos quatro meses seguintes, 140 mil pessoas. Cerca de 90 por cento dos prédios ficaram queimados e destruídos. Os sobreviventes foram atingidos por radiações. Cerca de 35 mil feridos vaguearam pela cidade pedindo socorro. No meio de cinzas, casas a arder e corpos espalhados pelo chão. Horrendo não?? EUA, EUA, EUA.... Os senhores do horror... provavelmente estão até envolvidos no seu próprio 11/09.

Fidel de pé

Fidel Castro ya no está en una cama y está retomando actividades, comentó este martes, el General de Ejército Raúl Castro, visiblemente entusiasta con la rápida mejoría del estado de salud de su hermano, al salir de la ceremonia de entrega del Premio internacional Benito Juárez a los cinco antiterroristas cubanos presos en Estados Unidos.

http://www.granma.cu/

Ai saudades...

Não tenho tido tempo para contar mais coisas da viagem magnifica que fizemos mas hei-de colocar mais fotografias, neste momento não estou junto do pc de casa por isso não vou poder colocar nenhuma mas fica a promessa... de qualquer modo há uma coisa que gostava de partilhar...

Adorei Cuba, não me importava até de ficar lá por uns tempos, adoro o povo, a cor, o cheiro, a vida, a música, a revolução do sonho, da luta e da esperança... tenho saudades e com o passar do tempo sei que mais saudades terei e desejo intenso de regressar...

Mas gostava de relatar o que senti à chegada a Portugal, o meu coração palpitava, o desejo de abraçar a familia e os amigos era enorme, a vontade de ver a minha casa, de ver os sitios habituais... quando ouvi a voz do meu pai em território nacional, não me controlei e chorei. E quando vi a ponte do avião? Uma sensação única de ansiedade e desejo de chegar. Que nostalgia esta tão tipicamente portuguesa a que chamamos saudade.

É dificil este país, as oportunidades são poucas, as frustrações são muitas... mas tem qualquer coisa de muito especial... o que senti quando cheguei à nossa festa do avante, que é uma vivência muito própria... foi como um abraço gigante, uma alegria infantil tão boa, quando vi os meus amigos tão iguais a si mesmos senti um calorzinho tão bom e quando vi os meus pais foi uma sensação de alívio e felicidade, de emoção e tranquilidade...

Aquele dia de regresso foi memorável, apesar do extravio das malas... o paio, o queijo e o pão alentejano da Luciete e do Lourenço que com eles nos esperavam no aeroporto, o jantarinho no restaurante do costume, os sentimentos e os afectos partilhados... e no dia seguinte aquela festa, aqueles rostos, aquela alegria imensa.

Confesso que em Cuba não sofri muito com a distância (embora ao 3º dia sem noticias começasse a ficar preocupada e com necessidade de saber deles) e absorvia cada minuto daquela terra mas quando cheguei os sentimentos estiveram perto dos que descrevi. Não sei se conseguiria efectivamente viver longe!!

terça-feira, setembro 12, 2006

Agora ou Nunca

Se não fôr agora quando poderá ser?? Não pensar nas consequências.... se, se, se, se... vou esquecer o se.... todos nascemos para ser felizes e se não conseguirmos na totalidade, pelo menos temos o direito de tentar, de partir para o inseguro com determinação...

segunda-feira, setembro 11, 2006

Psicodigo

"Andava eu sem ter onde cair vivo
Fui procurar abrigo nas frases estudadas do senhor doutor
Ai de mim não era nada daquilo que eu queria
Ninguém se compreendia e eu vi que a coisa ia de mal a pior"

Dias...


Há dias que somos reis e senhores das nossas decisões... e outros que temos medo de tudo... hoje é um dia cinzento!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Momentos mágicos














Aqui está uma foto que representa bem a festa onde se faz magia... a cor, a alegria, a amizade, a luta, a união, a multiculturalidade, o sonho.... foi assim em mais uma Festa do Avante... e eu estive lá!!!!
Não tenho tido tempo mas aos poucos vou colocando algumas fotos de Cuba e mais algumas da Festa!!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Decisões

Ontem tomei uma decisão importante... daquelas decisivas que temos que tomar nesta vida... decidi trocar a estabilidade financeira por uma suposta felicidade, decidi saltar para o desconhecido e romper com dependências que me desagradavam e estavam a desgastar... havendo condições mínimas para arriscar decidi arriscar sem saber bem até onde vou! Vou aproveitar os primeiros dias para organizar todo o meu material de psicologia, com tempo e dedicação, que era algo que era sempre atropelado por um emprego enfandonho, cinzento, e agora deprimente... acordar às 8h para sair a correr para me enfiar numa sala e me sentar 8 horas em frente a um computador... nada utéis... a minha energia está a ser sugada... vim de férias há 4 dias e já estou podre de energia, o final do dia já não chegava para me satisfazer as necessidades e minimizar as frustrações, por isso decidi assim... as minhas convicções estavam a ser pisadas e se continuasse poderia correr o risco de ficar nos próximos 20 anos, enfiada num canto 8 horas de cada dia... vamos ver o que acontece... estou contente mas receosa, o alívio é superior.... fiz alguns amigos, pessoas boas e solidárias... que poderei encontrar sempre e fora deste espaço que tantas vezes me enlouqueceu...
Ainda tenho espirito sufcientemente altivo para dizer basta!! No final do mês entrego-me apenas à actividades que tenho fora daqui... bolas... Fui Capaz!!!!!!!!!!!

terça-feira, setembro 05, 2006

Praia do Francês Stg Cuba

Quando a cabrinha nos roubou o restinho de manga!!
Há dias que ficarão sempre marcados na nossa memória!
Quando desviei o olhar, uma cabrinha marota sorrateiramente mas desavergonhadamente roubou um bom resto de manga que estava sobre a nossa toalha, numa tarde solarenga numa praia escondida do mundo, perto de Santiago de Cuba!

Stg Cuba

Diário da Viagem

14 de agosto
Chegámos a Havana e nada de mala, nas mãos apenas a mala da revolução com o material escolar e a mala dos medicamentos e higiene...Hotel...

15/08
Passeio em Havana que encontrámos mais bonita que no ano passado, almoço na Bodeguita del Médio... ida ao aeroporto e nada de mala... decidimos que iamos comprar a roupa minima e seguiriamos para sul... estavámos um pouco chateados com a situação da mala, que continha toda a nossa roupa.

16/08
Gastámos uma pipa de massa em roupa, toalhas, shampoos, biquini, calções de banho, etc...
Fomos buscar o carro que já tinhamos pago, não havia económico e deram-nos um dos mais caros, sem pagarmos mais por isso... carrinho bom! Partimos para o sul no El Douradito (cor do carro)!!
Em Matanzas parámos num círculo infantil e entregámos o material escolar, muito do mesmo dado pela nossa amiga Bela, os meninos, educadora e funcionária ficaram muito contentes com a visita e respectiva oferta!!
Em Varadero, escolhemos um hotelzinho barato junto à praia, tomámos umas banhocas deliciosas no mar quentinho, ouvimos canções maravilhosas de uma voz rouca e linda que esteve a cantar no bar até ao entardecer.

17/08
Em Varadero, tomámos mais uma banhoca na praia e partimos para Sta Clara.
Na casa de Over Joel e familia, que nos recebeu muito bem, a mãe de Over Joel, uma camarada do PCC, explicou-me como funcionava uma CDR (Comité de Defesa da Revolução), falámos bastante da revolução, disse-me como Raul era importante e estimado pelo povo. Falou-nos da operação Milagros, em que qualquer cidadão da América Latina se pode dirigir a Cuba gratuitamente para fazer também gratuitamente uma operação às cataratas. Conhecemos a irmã da sra que foi submetida a esta operação. Soubemos também que as crianças orfãs em Cuba têm direito a uma educação plena e a uma casa quando saem da instituição. A camarada disse algo que me tocou muito, que embora os EUA agridam Cuba de uma forma feroz, "o povo cubano não tem ódio no coração face ao povo norte americano. Não se pode odiar um povo! Seria contraditório em relação aquilo em que acreditamos".
Passeamos em Sta Clara, visitámos um bar espectacular, repleto de jovens cubanos, e assistimos a uma banda moderna que tocava, de seguida fomos à Marquesina e vimos 4 velhotes fantásticos a tocar!

18-08
Visita ao memorial do Che, gostámos muito!!
Ida para Trinidad de Cuba pela serra de Escambrai, uma paisagem nunca vista... palmeiras, bananeiras, vacas, cavalos, cabritas... ora chuva, ora sol... campesinos caminhando... uma experiência maravilhosa, inesquecivel....
Chegámos a Trinidad, ficámos na casa de Mireia, uma mulher muito activa e dinâmica, uma casa sempre cheia de gente, a entrar a sair... uma casa cheia de cor e alegria... ela jurou-nos que havia de saber da mala... o número do aeroporto estava sempre impedido mas ela conseguiu falar com alguém que lhe disse que a mala já la estava... foi bom saber apesar de estarmos já a 500 e tal km. Em Trinidad havia uma boa casa da Trova, a céu aberto e música boa, havia também uma praça repleta de música e gente.
À ida para casa conhecemos 3 vizinhos simpáticos e com uns olhos de uma pureza indescritivel... Joana Rosa de 67 anos, o marido Sr Carlitos de 93 anos e o filho Ernesto de 50 e tal... contaram-nos como se defendiam dos ciclones, as medidas do Estado e falaram-nos também do sistema de saúde gratuito em Cuba... estivemos cerca de 2 horas à conversa....
Todas as noites lavávamos a pouca roupa que tinhamos e colocávamos a secar.

19/08 e 20/08
Praia de Ancon... aqui encontramos uma sombra fantástica, de folha de palmeira e bronzeamó-nos a sério, o mar quentinho e acolhedor... à noite jantámos em casa... a comida em casa de cubanos, é uma coisa de outro mundo... a carne, peixe ou marisco, sempre acompanhada de chicharritas (rodelas de bananas fritas), fruta tropical, arroz, feijão, e abacate... o sabor da vida...
acabaram de vir aqui agredir-me, estou a trabalhar neste momento (supostamente), regressei hoje e veio aqui alguém muito exaltado dizer q há fome em cuba, e que a comida é só para os turistas, que eu estou gordinha mas que os cubanos passam fome (esta pessoa nunca esteve em Cuba), que não comem fruta, a não ser a tropical... ainda por cima barbariedades destas... os cubanos haviam de comer que fruta??? Pêras portuguesas???? Quando contava estas barbariedades aos cubanos olhavam para mim com uma cara de espanto, que às tantas deixei de contar algumas coisas... para quê chocá-los? Continuando.... jantávamos sempre muito bem... nessa noite conhecemos um finladês que nos cravou boleia para Camaguey na manhã seguinte.

21/08
Camaguey
Em casa da Miriam e do Bladimir, uma psicóloga e um engenheiro mecânico, com quem trocámos mails e fotos um mês antes, comemos e dormimos muito bem. Foi uma noite de passagem, demos uma volta rápida por Camaguey, tirámos umas fotos na praça, chovia muito...
Conhecemos um peruano na casa da Miriam, que tinha acabado Medicina há um mês, qualquer jovem latino americano pode formar-se em Cuba.

22/08
Holguin- Vila Clarita
Em casa do Sr. Fidel, consegui que me emprestassem uma pinça, coisa que não se vende em Cuba, lá saquei os pêlitos. Decidimos encurtar o percurso, para irmos buscar a mala mais rápido, e assim optámos por ficar menos um dia em Holguin e cortar Las Tunas do percurso, e assim sendo ir a Pinar del Rio e Vinales, que se situam acima de Havana.
Em Holguin, provincia em que nasceu El Comandante en Jef Fidel Castro, fomos à praia de Guardalavaca, bastante castiça e diferente das praias que conheciamos, com bastante vegetação na praia, e muita gente a beber rum na areia. À noite comemos no nosso amigo El Rápido, uma cadeia de fast food, bastante aceitável, depois fomos a uma casa de La Trova que tinha um andamento muito especial, toda a gente dançava e bebia, a festa reinava. Tivemos o prazer de ver Rudolfo António a cantar... muito bonito!!

23/08 e 24/08
A caminho de Santiago, atravessando muitas estradas, perdendo-nos muitas vezes, não há sinalização e há muitos ciclistas, cabrinhas e cavalos em todo o lado, mesmo na auto-estrada. Numa estrada muito rural demos boleia a um camponês extraordinário, Isidoro Sarmiento Rodriguez de 93 anos, que nos ofereceu um abacate... em Santiago iamos visitar uma familia amiga de uma camarada do PCP, que nos recebeu calorosamente, que nos deu o jantar maravilhoso, sempre bem regado... um casal de militares reformados, a Otita e o Adalberto, genuinos e muito comunicativos... aprendemos tanto com eles... apresentaram-nos também a Ângela, uma psicóloga e professora da Universidade, que me falou no plano nacional de educação sexual que começava logo na 1 ª infância, criado por Wilma, esposa de Raúl Castro, falou-me do apoio aos doentes com HIV (que por cá muita gente diz que são mortos ou metidos em prisões), que têm medicação e apoio garantidos pelo Estado (vi cartazes fabulosos de prevenção de DST, depois coloco aqui no blog), disse-me também que os bebés que nascem com pesos desadequados, têm um médico e um enfermeiro junto deles (destacados para a povoação onde vivem) até o bebé ter os valores de desenvolvimento adequados... aprendi muito nos 2 dias que estive em Santiago... a Otita e o Adalberto eram fantásticos, trataram-nos como filhos.
Santiago é lindissimo tem uma cor, um cheiro e um som que encantam. Descobrimos uma praia diabolicamente peculiar, banhada pelo mar do Caribe, aqui o mar não era azulinho, nem transparente, era verde e baço mas sempre quentinho, havia cabras por todo o lado e alguns porcos... comemos umas mangas e umas sandes de queijo de cabra que eram capazes de levantar um morto.

25/08
Moron
Ficámos na casa do Betico, que queria era "putas e vinho verde", recebeu-nos logo com rum para o Nuno e um cocktail para mim, mostrou toda a sua casa e fotos de familia, era um tipo gordo que parecia da Máfia Italiana, muito divertido e hospitaleiro.

26/08
Cayo Coco e Cayo Gillermo
Uma experiência transcendente, para chegar aos Cayos atravessamos uma estrada que entra pelo mar a dentro (17 km), quando chegámos à praia ficamos hipnotizados, nunca tinhamos visto nada assim... um mar azul claro, uma areia em pó, quase mais branca que a farinha... foi fabuloso, adorámos, a melhor praia onde já estivemos na vida. Conhecemos outro jovem recém formado em Medicina, desta vez brasileiro.

27/08 e 28/08
Muitos km até Havana, uma grande viagem, mas valeu a pena... alcançamos a nossa mala 12 dias depois... e quando chegámos a Vinales soubemos que a alteração da viagem tinha sido certeira.... que vilaaaaaaaaaa...... bastante diferente de Cuba oriental, uma calma, um cheiro forte a terra, casinhas de fábulas... outra familia encantadora... Sissa, Gonçalo, Edie, Sandra (da minha idade), Daniela e um bebé lindo... criamos uma empatia enorme... trocámos muitas vivências e experiências... foi muito agradável. E Vinales é um sitio repleto de paisagens incriveis, conhecemos Soroa e a Cueva del Indio e adorámos... ainda bem que passámos por lá!!

29/08, 30/08 e 31 /08
Regresso a Havana, entrega do carro, dia inteiro de papo para o ar na piscina do hotel.
Dia 30 às 21h regresso a Portugal (dia 31) malas novamente extraviadas em Madrid e recuperadas a 1 de Setembro.

Grande Viagem!! Grande Aprendizagem!
Ahhh... a Otita diz que o camarada Fidel muito em breve voltará às trincheiras! Fico à espera!! Viva Cuba!! Viva a Revolução!

segunda-feira, setembro 04, 2006

Diárias

Depois de umas férias maravilhosas num país maravilhoso, onde conheci melhor e mais aprofundadamente a sua realidade e que manifestamente me colocou ainda mais ao lado da sua revolução, depois de uma festa do avante linda... como sempre e cada vez melhor... escrevo no meu último dia de férias e estou bastante deprimida, estou tb afónica e com o estomâgo aos saltos... amanhã conto mais peripécias... agora vou-me render à lida da casa e à preparação para a entrada no quotidiano :(

saudações para toda a gente
deixo uma foto de cuba