quarta-feira, setembro 13, 2006

Ai saudades...

Não tenho tido tempo para contar mais coisas da viagem magnifica que fizemos mas hei-de colocar mais fotografias, neste momento não estou junto do pc de casa por isso não vou poder colocar nenhuma mas fica a promessa... de qualquer modo há uma coisa que gostava de partilhar...

Adorei Cuba, não me importava até de ficar lá por uns tempos, adoro o povo, a cor, o cheiro, a vida, a música, a revolução do sonho, da luta e da esperança... tenho saudades e com o passar do tempo sei que mais saudades terei e desejo intenso de regressar...

Mas gostava de relatar o que senti à chegada a Portugal, o meu coração palpitava, o desejo de abraçar a familia e os amigos era enorme, a vontade de ver a minha casa, de ver os sitios habituais... quando ouvi a voz do meu pai em território nacional, não me controlei e chorei. E quando vi a ponte do avião? Uma sensação única de ansiedade e desejo de chegar. Que nostalgia esta tão tipicamente portuguesa a que chamamos saudade.

É dificil este país, as oportunidades são poucas, as frustrações são muitas... mas tem qualquer coisa de muito especial... o que senti quando cheguei à nossa festa do avante, que é uma vivência muito própria... foi como um abraço gigante, uma alegria infantil tão boa, quando vi os meus amigos tão iguais a si mesmos senti um calorzinho tão bom e quando vi os meus pais foi uma sensação de alívio e felicidade, de emoção e tranquilidade...

Aquele dia de regresso foi memorável, apesar do extravio das malas... o paio, o queijo e o pão alentejano da Luciete e do Lourenço que com eles nos esperavam no aeroporto, o jantarinho no restaurante do costume, os sentimentos e os afectos partilhados... e no dia seguinte aquela festa, aqueles rostos, aquela alegria imensa.

Confesso que em Cuba não sofri muito com a distância (embora ao 3º dia sem noticias começasse a ficar preocupada e com necessidade de saber deles) e absorvia cada minuto daquela terra mas quando cheguei os sentimentos estiveram perto dos que descrevi. Não sei se conseguiria efectivamente viver longe!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando estamos longe de quem amamos sofremos sempre!

É bom saber que sentiste a nossa falta, nós tambem sentimos a tua!

És um ser magnifico!

Quero-te perto de mim num momento chamado pra sempre!

Adoro-te!