quinta-feira, setembro 28, 2006

A minha terra

As particularidades da nossa terra são sempre tão deliciosas. E às vezes a vida anda tão velozmente que nem nos apercebemos das coisas bonitas, das pessoas que nos rodeiam, nas particularidades dos sítios...até nos grandes subúrbios há caracteristicas peculiares.

A minha terra é o Seixal, quando andava na escola achava curioso que muitos meninos ao fim-de-semana e nas férias fossem à terra, tnham que andar muito de carro e levar bagagem...tinha pena de não ter uma terra assim... à medida que fui crescendo e quando fui estudar para Lisboa, comecei a aperceber-me mais da essência do Seixal... daquela terra junto ao rio, repleta de caracteristicas... sentia uma grande paz quando lá chegava, bebia um café no centro de trabalho a olhar para o rio e sentia que estava noutro mundo, à minha mesa sentava-se logo o Chico Esperto contando os Avantes que ainda tinha para distribuir, algo que até hoje continua a acontecer.... à saída ao passar pelo jardim há sempre um grupo de pé conversando, ao passar pela antiga Taberna vimos sempre o Zezinho, o filho da tia Anita a beber uma cola, se passarmos pelo café do Zé há muita bola que se discute e um Sporting que é eternamente defendido, já interiorizei que o Seixal é terra de sportinguistas, eu sou ovelha ranhosa como diz o meu pai.

Nesta terra nasceu a minha avó paterna, o meu pai, a minha mãe, o meu avó paterno, o meu tio e muito mais familia... nesta terra eu cresci a assitir às bandas filarmónicas, às sessões solenes dos aniversários das sociedades, aos discursos do Lopes do plano, a ver o magnifico pôr do sol, a comer caldeirada à fragateiro, a dizer olá à Rosinha da mercearia, a admirar a falua....

Não vivo mesmo no Seixal, não vivendo muito longe gostava de viver mais perto... apesar de viver num sitio que também tem as suas particularidades, qualquer local as tem... mas o seixal é a minha terra querida de sempre e para sempre.

6 comentários:

InêsN disse...

e a felicidade de saber que o seixal é a terra dos meus filhos..?

;o)

beijinho!

ass: uma filha "adoptada" desta terra LINDA

Anónimo disse...

O Seixal é terra de pescadores, criou na alma das pessoas uma verdade que vem do mar, da baía...há uma honestidade no ar. Por cá todos cumprimentam, todos refilam, todos sorriem e gritam, todos tomam conta de todos, os cães ladram muito, refilões, os putos berram uns com os outros, terroristas, e as velhas com eles. Há a varanda mais bonita que ganhou o concurso, um barco que é restaurante a abrilhantar o passeio pela marginal. Há os domingos sem carros e ciclistas patinadores andarilhos skaters e afins, há uma praia, há o som do barco a chegar logo que acordo e há corações a saír da chaminé de uma casa ali naquela rua tão catita onde os amigos gritam o meu nome porque é costume...no Seixal.

Dijambura disse...

Não poderias entender e descrever melhor!! És linda!!Vives mesmo no coração desta terra maravilhosa e ficas tão bem no seu contexto!!

Anónimo disse...

Estou no Seixal desde os 6 anos de idade! Uma vida...costumo eu dizer! Sinto-me como se aqui tivesse nascido!

Poderia falar das muitas qualidades desta terra, mas há uma que em especial que lhe dá magia! A baia...

A Baia do Seixal...como é bonita, como é bonito ver aquela marginal repleta de pessoas a contemplar o rio e o sol! Como é bonita ao nascer e ao pôr-do-sol! Uma verdadeira aguarela em movimento!

Venham até cá!

Anónimo disse...

Há bem pouco tempo tive a oportunidade de assistir a um nascer do sol, ali, mesmo em frente à marginal... Fiquei fascinada!
Nunca tinha percebido que o Seixal era tão bonito! E está ali tão perto da "minha" cidade (Almada)!

Amei!

Bjkas gaja!

naycotin disse...

há uma outra identidade nesse seixal. uma vivência longinqua que ainda hoje se sente. não é só de pescadores que é feita essa terra. quantos de nós nunca sentiram caminhar ao nosso lado um operário da mundet, com os braços cansados a caminho de casa? quantos não ouviram o bater cadênciado do martelo nas tábuas dos barcos a reparar? quantos de nós não sentiram na brisa crepuscular a suavidade dos tecidos de linho a sair do tear? quantos de nós não olharam para aquela janela, jurando ouvir o soriso da joaquina ao ver o manuel jantar depois de um dia a encher cartuchos de pólvora?
Esse também é o seu Seixal. O nosso Seixal.
E sim é terra de pescadores. E sim tem uma baia linda de morrer, que consegue ser prateada, dourada, roxa, vermelha, azul. Tudo ao mesmo tempo.