quarta-feira, julho 05, 2006

Novo tratamento para hiperactivos

Perturbação que afecta cerca de 5 a 10% da população pode agora ser mais bem controlada através de programa de optimização cerebral desenvolvido no nosso país pelo Instituto da Inteligência.

Chama-se “neurocontrolo” e é uma terapia que permite às pessoas hiperactivas, nomeadamente as crianças, exercerem um melhor domínio sobre as regiões cerebrais implicadas no transtorno da hiperactividade.

A técnica foi desenvolvida pelo laboratório de neuropsicologia clínica do Instituto da Inteligência, no Porto, e envolve o recurso conjugado de um programa informático especialmente criado para o efeito, técnicas de sofrologia clínica e reajuste da dieta alimentar.

A terapia por “neurocontrolo” permite, assim, ao paciente alcançar um melhor trabalho do cortéx pré-frontal, a área do cérebro responsável pelo controlo da atenção e das decisões.

O tratamento exige habitualmente 10 a 20 sessões de 30 minutos (ao ritmo de 1 a 2 vezes por semana) verificando-se, desde o início, uma melhoria efectiva dos sintomas com um aumento da capacidade de auto-controlo por parte do paciente em 70% dos casos.

A redução e abandono da medicação habitual com psicoestimulantes é, em muitos casos, definitiva.

A prevalência do transtorno de défice de atenção e hiperactividade (TDAH) e da condição sobreposta do défice de atenção, do controle motor e da percepção (DAMP) entre crianças escolares é de aproximadamente 5%, sendo 1,5% de casos mais severos.

Estas crianças são frequentemente rotuladas "problemáticas", "desmotivadas", "cabeças no ar", "malcriadas", "indisciplinadas", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes". A hiperactividade é causa de insucesso escolar na maioria destas crianças devido a sua constante agitação e desatenção nas aulas.

Os conhecimentos médicos sobre a causa ou causas do transtorno do défice da atenção com a hiperactividade continuam amplamente especulativos e nem há estratégias documentadas para a prevenção do transtorno.

Os sintomas continuam a incapacitar na vida adulta em 50 por cento dos casos e o desajustamento social é comum.

Instituto da Inteligência
Hiperactividade - Impulsividade - Défice de Atenção

http://www.institutodainteligencia.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Tomara que essa prática se generalize pelo país, é horrivel ver miudos tão pequenos medicados com as doses de cavalo que lhes são receitadas.