quinta-feira, abril 06, 2006

Educação Sexual

Parece que a educação sexual vai ter ínicio como disciplina obrigatória já no próximo ano lectivo. Segundo um inquérito feito a futuros professores (entrevistas a 148 futuros professores- uma das investigadoras afirma que 80 por cento dos inquiridos revela não estar sequer à vontade para falar de sexo na sala de aula), os mesmos confessam não ter preparação para lidar com o assunto.
Ao que parece os respectivos manuais a serem utilizados são maus e apresentam imagens machistas da mamã a varrer e o pápá no sofá a ver tv... rídiculo não?
Os manuais devem ser reformulados urgentemente. Deviam já estar a ser admnistrados cursos de formação em educação sexual para professores e se possível em parceria com outros técnicos, como médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, que podem dar um óptimo contributo e partilhar experiências e competências com os professores. Porque não envolver também os pais? E já agora pedir uma mãozinha aos psicólogos com experiência nesta área? Tantos e tantos no desemprego...ou só os professores é que podem leccionar esta disciplina? Parecia-me bem a possibilidade de envolvência de outros técnicos. Têm que caber tudo aos professores? São sempre as maiores vítimas do desemprego, e quando têm trabalho não aguentam os currículos nem os problemas dos alunos, nem as turmas elevadas, os mártires, os queixosos, blá, blá...
Os Psicólogos Educacionais são absolutamente necessários nas escolas e também aqui poderiam ter um importante papel, são aos milhares no desemprego e nunca são encarados como uma possível solução para os problemas em contexto escolar nomeadamente na qustão da educação sexual.

1 comentário:

Anónimo disse...

Psicólogos de todo o mundo uni-vos!