quarta-feira, maio 30, 2007

Luta!!!

Hoje participei no meu primeiro piquete de greve e vi espelhado em muitos rostos o conformismo perante uma vida repleta de desigualdades... ouvi tb algumas vozes inconformadas e são essas vozes aquelas que me trazem esperança num futuro que apesar de se avizinhar dificil é um futuro de luta contra a precariedade em que vivo e em que irá nascer a minha filha... continuo a acreditar na mudança apesar das muitas frustrações e dos muitos obstáculos que a luta nos traz!

Levanta-te pá!

De ti ouço dizer que estás vencido. Que te rendeste. Que já não tens força nem vontade de te ergueres. Que morres de inacção, aos poucos, devagar. Agora - dizem por aí - eles fazem de ti o que bem querem. Desempregaram-te. Ou trabalhas e não recebes - ou recebes pouco: uma miséria. Ou que a tua reforma não chega para o pão de cada dia.

Dos teus filhos não sabes - ou sabes pouco. Emigraram, uns; outros andam por aí, aos caídos. As tuas filhas, agora, são levadas a parir numa ambulância, no chão de uma garagem ou, até, em Espanha. Os teus netos, caminham muitas léguas para aprenderem o bê-á-bá e, depois, quando acabam os estudos, pedem um emprego como quem pede esmola. Os teus pais morreram à míngua de tudo - à porta da urgência que fechou, da farmácia que já não fia, da esperança que já não lhes alimenta a alma. Desistiram de vez.

A ti, tiraram-te o barco onde pescava, o arado com que lavravas a terra, a ferramenta com que rasgavas as minas, a doca onde os navios renasciam à força do teu braço, o forno de onde o aço saía misturado com o teu sangue, o torno onde moldavas a vida e o futuro. És uma a coisa a prazo, um ser precário. Uns dizem que não te deves queixar, pois no Sudão é pior.

Lá fora - eu sei - apenas os casinos, os bordéis, os resorts de luxo, o sol para turista rico, o campo de golf onde se perde a água que pagas como se fosse ouro. E os senhores feudais, a nova oligarquia da finança, mais os senhores ministros, mais os senhores presidentes, mais os senhores autarcas - aqueles que se lambuzam com benesses, com mordomias, com o por-aqui-me-sirvo: os pragmáticos, pois, que são os mais falsos e os mais perigosos.

Levanta-te, pá. Ainda é tempo. Depois, amigo, se a morte é certa, mais vale morrer de pé do que agonizar curvado, feito feto. Feito aborto.
Anda, amigo. Ainda é tempo.

por João Carlos
Retirado de: http://seixalsim.blogspot.com/

sexta-feira, maio 25, 2007

terça-feira, maio 22, 2007

Diárias

Em apenas um dia mudou tanta coisa... a manhã péssima, a tarde óptima... espero agora que tudo corra bem! E que a expectativa não saia furada! A nossa vida tem sido um filme ultra rápido.... mas somos tão felizes e só isso vale a pena!! Sem complicações ;))))

Porquê?

Porquê que o ser humano é um bicho tão complicad0?? O que nos tornou tão dramáticos, tão pessimistas, tão desconfiados? Que regressão é esta da nossa espécie?

segunda-feira, maio 21, 2007

Cheirinho a Verão

Sementes 2007 - Mostra Internacional de Artes, para crianças, até 11-06 em vários locais de Almada, Moita, Seixal, Aveiro, Montemor-o-Novo e Palmela.
Feira do Livro de Lisboa- 26 de Maio a 10 de Junho, no Parque Eduardo VII.
Festival Portugal a Rufar- 1, 2 e 3 de Junho na Mundet no Seixal (Dazkarieh, Wok, etc...)
Maratona de música no Teatro Viriato em Viseu, 15 e 16/06 (Cordel do Fogo Encantado, Mountain Tales, etc...).
Festival Músicas do Mundo- Sines de 20 a 28 de Julho de 2007.
Festival MED de Loulé- De 27 de Junho a 1 de Julho (Aynur, Natacha Atlas, Sergent Garcia, etc...)

domingo, maio 20, 2007

Azáfamas

Hummm... roupa de inverno, roupa de verão, caos às cores... tanta roupa para quê?
Carrinho novo vem ai.... casa nova? Alugar ou comprar? Hummm... alugar é mais seguro, o sindrome portuga de achar esquisito habitar algo que não é completamente seu deve ser ultrapassado... a nossa casa, que afinal não é nossa mas do BPI durante mais 37 anos, está atafolhada de coisas... ou seremos desorganizados???
Trabalho a acumular e a vontade de o fazer é muito reduzida, hoje só me apetece comer cerejas e abrandar o ritmo de tanta decisão e confusão! Mas amanhã começa a azáfama e as chatices... tanta coisa para quê? Tanta velocidade para quê? Somos tão estupidamente finitos e vivemos numa pressa tão constante, não se disfruta desta vida tão curtinha e atura-se tanta coisa para quê?
Provavelmente estes raciocionios parecem sem nexo mas sabe bem tentar deitá-los cá para fora!
Só espero que tu filhota estejas bem e consigas descansar no meio de tanta azáfama....

quarta-feira, maio 16, 2007

Todos em Greve!!!

São fortes os motivos para adesão à Greve Geral, é urgente e necessário lutar contra o agravamento dos problemas e injustiças sociais.

Têm sido dados grandes exemplos de luta social e política, a grande jornada de luta dia 2 de Março, que contou com mais de 150 mil trabalhadores na rua; a manifestação de dia 28 de Março, das maiores realizadas por jovens trabalhadores; as inúmeras iniciativas realizadas nas comemorações da Revolução do 25 de Abril e do 1º de Maio, que contaram com a participação de milhares exigindo e reivindicando uma outra política para Portugal. Esta crescente mobilização assume-se de enorme importância com a realização da Greve Geral, à qual todos devem aderir como forma de luta.

A precariedade que todos os dias vivemos causa instabilidade, insegurança e agrava as situações de desemprego, contribuindo ainda para a redução dos salários. Todos os dias são violados os direitos dos trabalhadores e as situações de instabilidade laboral conduzem a situações de grande injustiça social.

O objectivo principal da Greve Geral é a exigência de outro rumo para o nosso país, que, devido à política do actual Governo, tem vindo a tornar-se ainda mais injusto em termos sociais e humanos, com os que apenas vivem do seu trabalho a sentirem crescentes dificuldades. Daí a grande importância de, em 30 de Maio, fazermos convergir todas as lutas que a todos nós dizem respeito.

Para a greve geral de 30 de Maio avança a exigência global de mudança de rumo congregando numa jornada única e nacional os processos reivindicativos em curso e os justos motivos de protesto dos trabalhadores. A Luta contra a precariedade, o desemprego, a desigualdade e a flexigurança são as quatro principais frentes de luta desta Greve Geral.

Com o empenho e o esforço de todos os trabalhadores, que querem travar a ofensiva do Governo e do patronato e mudar o rumo hoje seguido nas empresas, nos serviços e no País, os trabalhadores farão uma grande greve geral no dia 30 de Maio. Para isso têm fortes razões e têm a força da razão.

TODOS OS TRABALHADORESDEVEM ADERIR À GREVE GERAL!
É NOSSA OBRIGAÇÃO LUTAR POR OUTRA POLÍTICA,EXIGIR UM PAÍS MAIS JUSTOE EXIGIR RESPEITO POR QUEM TRABALHA!

terça-feira, maio 15, 2007

Menina

Em Outubro vamos conhecer pessoalmente uma menina, que já vai dando os seus primeiros sinais.
Sabemos que já é muito dançarina e dinâmica, já acenou à mãe e também lhe virou o rabiosque, quem sai aos seus....

sábado, maio 05, 2007

Estamos à tua espera...

Há 17 semanas que somos três e a nossa vida muda todos os dias um bocadinho... aposto que adoras as carícias que o pai nos dá todos os dias, tenho a certeza que adoras as beijocas húmidas das meninas lá da escola, das oferendas mágicas da Inês e da Carlota, que todos os dias te dão flores, pedrinhas preciosas e muitas festinhas, espero que gostes da voz da mãe que muito desafinada te canta o Avante Camarada, o Redondo Vocábulo e outras, também deves gostar das mãos grandes do avó Joaquim que às 6 semanas já te queria sentir mexer e que anda todo vaidoso contigo e a contar a toda a gente que a filhota tem um bebé na barriguinha, espero que não te canses muito com as minhas correrias, nem te assustes com as minhas euforias, em breve vamos comprar um pópó novo para teres mais segurança e mais espaço quando decidires vir ter connosco. Estamos à tua espera!

segunda-feira, abril 23, 2007

ABRIL DE TODOS

Abril é sempre um mês sentido, um mês de esperança... nasci depois do 25 de Abril mas pelo que posso analisar e constatar Grande foi a Luta desses Homens e Mulheres que trouxerem esta liberdade onde já nasci!
33 anos passados e uma sociedade tendencialmente mais egoísta, um Abril que parece estar a ser esquecido, sentimos todos os dias a indiferença, o egoismo, o conformismo... que a todos fragiliza embora muitos não tenham noção que é preciso mudar objectivamente esse rumo das coisas... a Luta continua porque Abril revolucionário não parou naquele dia de 74 e por isso temos que prosseguir com o sonho todos os dias.
Não fiques em casa vem sentir Abril, a nossa voz ainda pode mudar algumas coisas e muitas vozes juntas poderão mudar e transformar sociedades!!
Dicas para Abril e Maio:
Amanhã- 24-04:
Almada- Fausto às 22h e GNR às 0h
Seixal- Gaiteiros de Lisboa às 22he Gift às 0h
Sines- Lura
Moita- Quadrilha
4ª Feira- 25-04:
Grande Desfile Comemorativo do 25 de Abril- Mq Pombal- Av. Liberdade- Restauradores
Dia 30 de Abril:
José Mário Branco na Casa da Música do Porto às 22h
Dia 1 de Maio:
Comemoração do 1º de Maio na Cidade Universitária- Lisboa (CGTP)
Dia 30 de Maio:
Greve Geral- Vamos parar tudo por nós e pelos outros! Por todos!

quinta-feira, abril 19, 2007

Para sempre...

Hoje é daqueles dias que me apetecia dançar contigo outra vez!
A vida sem ti é mais dura! Mas tinhas razão... consegui tornar-me numa mulher!
Que feliz estarias agora... que feliz estaria eu se pudesse ver no teu rosto essa suposta felicidade!
Mas estás em mim e agora em nós... para sempre!

terça-feira, abril 17, 2007

Fiquei contente...

Foi bonita a festa pá! Fiquei contente! ;)
Os meus amigos, a minha família, o meu amor e o nosso fruto.... sou uma afortunada...
A melhor prenda este ano foi o fruto que me deste...

quinta-feira, abril 12, 2007

A vida em mudança...

Pufff.... hoje o Huguinho disse-me "epah estamos a ficar velhos".
Não me sinto propriamente a ficar cota, a minha vida sempre foi tão vivida a correr que nunca me assustei muito com o passar dos anos mas realmente quando páro e penso ups... os miúdos sem trocos que subiam o Bairro Alto gritando lenga-lengas, estudantes do secundário, à boleia ou de camionete, de comicio em comicio, de festa em festa, sem limites para sonhar...
Como estamos? Com empregos (ou nalguns casos tarefas laborais precárias), dois casamentos, várias uniões de facto, sem idas ao Bairro Alto (todos juntos pelo menos) há uns anitos, com a maioria a desmobilizar do Sudoeste, um bebé a chegar (sim parece que sou eu a primeira) e 10-11 anos que já passaram.
Apesar de todas estas mudanças continuamos idealistas e lutadores e isso dá-me uma imensa alegria... não nos conformamos apenas ao conforto das nossas casas ou ao cansanço do final do dia, e daqui a 10 anos espero que este inconformismo se mantenha. No entanto há alguns indicadores que comprovam que estamos a mudar de hábitos eheheh lá isso estamos!

segunda-feira, abril 09, 2007

Diárias

Depois de um fim-de-semana cheio de passeio, papas boas, turismo de qualidade, sonecas constantes e muito amor.... o regresso... amanhã começo no ritmo normal, nas actividades laborais precárias e cheias de incerteza, na correria de feirante, regresso aos abraços e aos gritos dos meninos que nunca esgotam a energia... os mesmos pensamentos,... é tão bom mas daqui a 4 ou 5 meses como vou viver? Como nos vamos organizar??? Muitas perguntas, alguns receios...mas uma certeza, aguardamos com muito desejo a vinda do nosso fruto e tudo o resto logo se verá...

segunda-feira, abril 02, 2007


O nosso fruto...

O fruto do nosso amor é tão saboroso!

Hoje vimos o nosso fruto mexer as perninhas... um momento mágico!!!

quarta-feira, março 28, 2007

Tudo a assinar...

ABAIXO-ASSINADO

PELO EMPREGO DOS PSICÓLOGOS
“FALTAM PSICÓLOGOS NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO”

Exmo Sr. Primeiro Ministro José Sócrates
Nós, abaixo-assinados, psicólogos, estudantes de psicologia e outros profissionais identificados com as preocupações dos psicólogos, denunciamos o seguinte:
· Os psicólogos são uma das profissões mais atingidas pelo desemprego, com uma taxa de 12%, muito superior à taxa de desemprego do país. Estes dados não contemplam os que se encontram a frequentar acções de formação ou a realizar estágios profissionais do IEFP, por um curto período de 9 meses;
· A maioria dos psicólogos encontra-se a trabalhar em áreas alheias à sua formação (call center; comércio e serviços administrativos, entre outros);
· Os concursos de acesso à carreira Técnica Superior de Saúde, ramo de Psicologia Clínica, no Serviço Nacional de Saúde, estão congelados há anos, estando a maioria dos serviços de saúde assegurados por trabalho voluntário, dando assim o Estado um mau exemplo de aproveitamento de mão de obra gratuita;
· Os psicólogos são sempre esquecidos, enquanto técnicos superiores de saúde (Unidades de Saúde Familiares, Acordo Colectivo de Trabalho para os Hospitais EPE e Entidades Reguladoras de Saúde);
· Não se abrem vagas para os Serviços de Psicologia e Orientação, nas escolas, desde 1997;
· Os psicólogos estão impedidos de leccionar a disciplina de Psicologia no ensino secundário, problema que se arrasta há dezenas de anos, com sério prejuízo para a formação dos alunos. Por despacho do Ministério da Educação, os psicólogos já não podem leccionar no ensino particular e cooperativo, nem em instituições de formação profissional;
· Muitos dos que estão inseridos no mercado de trabalho encontram-se em situações precárias, no que concerne ao abuso da prática de recibos verdes ou dos contratos a prazo, o que revela uma grande instabilidade, quer para o profissional, quer para as instituições, quer para os utentes;
· As tabelas salariais das IPSS’s estão muito abaixo das tabelas aplicadas no regime da administração pública, com uma diferença de 200 €;
· Os psicólogos estão a ser vítimas do afastamento do exercício da sua profissão, com sérios prejuízos para o país e para a sua a sua própria classe profissional. Não há psicólogos suficientes para servir a população, não por falta de profissionais, mas por falta de contratação.
Tendo em conta esta situação, os abaixo-assinados solicitam de V.Exª que o Governo a que preside tome medidas urgentes para rectificar esta situação de flagrante injustiça.

Toca a assinar!!! No caso de não seres psicólogo podes assinar à mesma! Acho que é uma luta justa e absolutamente necessária!!! Junta a tua voz em:

http://www.snp.pt/abaixoassin2.htm

Para quê?

Acho que badalhoquices como aquele programa da RTP... nem merecem comentários...

domingo, março 25, 2007

Uma boa iniciativa!









No Hospital D.Estefânia, em Lisboa, a iniciativa "Hospital da Bonecada" dá a conhecer os diversos tipos de médicos, a função de instrumentos por eles utilizados e o funcionamento de um hospital. Uma óptima forma de a criançada vencer alguns receios em relação às batas brancas.
Foto@Lusa/Mário Cruz

terça-feira, março 20, 2007

Cansaços

Sinto-me cansada, frustrada e abatida... não é justo trabalhar tanto, receber tão pouco e em certos sítios ter que pedir quase por favor para receber!!! Estou farta de receber às mijinhas, aqui e ali... estou cansada de ser compreensiva e receptiva às dificuldades alheias... e as minhas porra??? Quem as sente??? Eu!!! Que neste momento me sinto miserável e com vontade de mandar cagar tanto merdoso oportunista...mas não posso.... a merda de migalhas que recebo encosta-me à parede... estou cansada, apetece-me enroscar na cama e dormir mas nãoooo.... chego a casa e ainda tenho que trabalhar em toneladas de coisas que são para ontem.... que ganho eu??? Desespero e medo do futuro pelo menos tenho a recompensa das palavras e dos gestos das crianças. Porque o mundo dos adultos que me cerca é mesquinho, podre e injusto.
Fui atrás do sonho, a idealista não se arrepende... mas agora tenho algo que cresce em mim e tenho medo e raiva de não ter mais estabilidade!! Não planeei mas quero e desejo esse ser que aí vem a caminho... sinto-me triste por me sentir tão amargurada e injustiçada!! E pergunto porquê???

terça-feira, março 13, 2007

Mudanças...









Já cheira a Primavera e a mudança! E o amor é tão bom!

quinta-feira, março 08, 2007

Nosso Dia

A todas as mulheres felicito neste dia! Porque este dia não é inventado, nem meramente comercial...

Para que se saiba:
Mulheres empregadas em fábricas de vestuário e téxtil foram protagonistas de um de protesto em 8 e Março de 1857 em Nova Iorque, reivindicavam e lutavam contra as más condições de trabalho e reduzidos salários. Estas mulheres foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.

Estas mulheres abriram as portas a muitas lutas e abriram o caminho à nossa liberdade de expressão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

Por isso se comemora o Dia Internacional da Mulher a que podemos juntar as nossas lutas actuais, o facto de ainda sermos prejudicadas em contexto laboral, o facto de não sermos apoiadas pelo sistema quando desejamos ser mães, o facto de ainda recairem sobre nós muitas das tarefas domésticas, maternais, laborais... o facto de ainda vivermos numa sociedade machista!
Mas para além das nossas lutas e angústias... vivemos a magia de ser Mulher!

quarta-feira, março 07, 2007

Tudo no bom caminho! :)))


Olhem para isto!






















A nossa querida amiga Piri tem um talento fabuloso! Adoro esta miúda! Eu também estou presente na sua arte, sinto-me tão orgulhosa por fazer parte do seu magnifico mundo de artista!

segunda-feira, março 05, 2007

Esperas...

Nos momentos de espera imaginamos tanta coisa...uma turbulência de sentimentos, de medos, de ansiedades, de coisas belas, de coisas feias, de retrospectivas, de projecções, de emoções, de alegrias, de tristezas, de sofrimentos, de frustrações, de desejos, de expectativas, de sonhos, de esperanças, de desesperos, de angústias, de melodias, de lágrimas, de poemas, de momentos, de decisões, de inseguranças, de idealizações...enfim só nos resta esperar e sentir milhões de coisas ... que coisa esta a de existir....

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Crianças

"As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."

Autor: Saint-Exupéry , Antoine de

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Ladra e Companhia- Março Jovem Sx

VEM PARTICIPAR NAS TROCAS E BALDROCAS NO DIA 25 DE MARÇO A PARTIR DAS 10H30 NO JARDIM JUNTO À MUNDET NO SEIXAL!


A Associação Interrogações organiza uma Feira da Ladra onde podes vender as tuas tralhas e ganhares uns trocos!

Para formalizares a tua inscrição vai até: http://interrogas.blogspot.com/.

Se tens entre 16 e 35 anos e queres ganhar uns euricos junta-te a esta iniciativa!

Os grupos são de 4 a 5 elementos e o preço de inscrição é de 10 euros
(2, 50 por elemento).

Existe um número de participantes limite,
por isso apressa-te!

Contactos:
Associação Interrogações
Leonor Oliveira (96 326 63 72)
assoc_interrogacoes@hotmail.com

Carnaval


sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Vale a pena!

Nos momentos de maior aperto, de maior injustiça, precariedade e frustração olho para o vosso sorriso e sinto que por alguns instantes vos faço felizes, vos dou alegria...
Não, não mudo o mundo!!! Não, não combato a miséria!!!

Mas naqueles instantes de alegria sinto uma magia tão intensa que me anestesia dos males deste mundo cruel e hipócrita que tantas vezes me tenta derrubar!

Sei que mais tarde ou mais cedo me terei que entregar a uma realidade distante do meu ser mas há certos momentos que ninguém me pode tirar.... infelizmente os sonhos não alimentam, nem pagam as contas nojentas a que a sociedade nos submete.

Estou farta desta sociedade de oportunidades de merda e de filhos da puta ambiciosos.... grrrr
Não me arrependo de ter escolhido assim...nem que seja apenas por uns meses vale a pena, já tenho a vida cheia!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Cor...










Foto@EPA/Jaipal Singh

Ontem...

O "sim" ganhou no referendo com quase 60 por cento dos votos.
As minhas suspeitas em relação à abstenção (56,4%) confirmaram-se e os resultados não foram vinculativos. Mesmo assim foi mais gente votar (mais 1,1 milhão de eleitores) do que na consulta de 1998 e o" sim" ganhou nitidamente!!! Isto deixa-me muito mesmo muito feliz!! Continuo a achar que muitos portugueses se estão nas tintas e que o referendo foi uma palhaçada!Apesar da abstenção e de o referendo não ser vinculativo, o líder do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, prometeu alterar a lei para não penalizar as mulheres que praticarem aborto até às dez semanas, cumprindo uma garantia deixada no congresso nacional do partido, em Novembro de 2006. Portanto para quê o referendo? Pelo menos serviu para mostrar que a sociedade evoluiu e há maior abertura das mentalidades. Mas em termos práticos??? Bem...agora a luta continua!!! E vamos esperar para ver como e quando vão alterar a lei! Mas estou feliz isso estou!

sábado, fevereiro 10, 2007

Reflexão...

Estou nervosa...estou pouco confiante e gostava ainda de estar menos...vai ser um dia duro!!!
Amanhã às 7h da matina lá estarei com este friozinho na barriga!
Hoje vou aproveitar para trabalhar... e tentar gerir esta ânsia...ai tomara que eu me engane!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Cuba...

Nos momentos de crise penso em ti... e a minha alma eleva-se e o meu corpo ergue-se novamente para a luta!!!!

terça-feira, janeiro 30, 2007

Diárias

Hoje foi a minha estreia enquanto formadora.... enfrentei alguns obstáculos, não havia data show e a letra da apresentação era muito pequena mas creio que me safei....é notável a diferença entre uma assistência infantil e uma assistência adulta... conheço cada vez melhor a minha apetência profissional e não há nada melhor para mim que trabalhar com crianças.....é quase como respirar!!! Vamos ver como corre a experiência com a gente crescida!

sábado, janeiro 27, 2007

Desabafos

Estou cansada de tanta hipocrisia... estou revoltada por ver que há tanta gente neste país a tratar a Mulher como se fosse Nada....

Não acredito na vitória imediata e adorava estar enganada!

No entanto... não desistirei!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Gostei deste Outdoor!

....






"A solidão da poesia e do sonho tira-nos da nossa desoladora solidão."
Albert Béguin

"A solidão é o império da consciência."
Gustavo Bécquer

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Sabedorias


"Somente o ignorante fica irado; o sábio compreende."
Provérbio Indiano

domingo, janeiro 21, 2007

Momentos

A noite de ontem foi mágica! Incrível a alegria, o objectivo puro e espontâneo de diversão, as danças genuinas, a simplicidade de dar e receber amizade, a riqueza com que oferecem uma noite repleta de honestidade... que privilégio conhecer esta gente de terras distantes entregue a uma vida de trabalho e de integração social constante... uns batalhadores e sem dúvida uns vencedores!!!! Momentos assim... enchem-me a vida!

Tirem os vossos rosários dos nossos ovários!!!

No http://aldeia-paiopires.blogspot.com encontrei umas citações que ilustram muito bem o nível dos defensores do Não.

César das Neves diz que a “despenalização tornará aborto tão banal como um telemóvel".

O cónego de Castelo de Vide afirma que os cristãos que votem «sim» no referendo de 11 de Fevereiro serão alvo de
«excomunhão automática».

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Moreira Montes, compara o aborto à pena de morte, aludindo à execução de Saddam Hussein que «horrorizou o mundo».

É para que vejam o calibre da campanha do Não!!

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Vale a pena!











É bom participar nas vidas deles todos os dias...

É maravilhoso ter uma menina de 3 anos adormecida no nosso colo num sono mágico e tranquilo.

É incrivel quando elas me mexem no cabelo e me perguntam quem fez os caracois.

Adoro vê-los a cantar a canção dos abraços do amigo Sérgio.

Gosto de inventar estórias com a Eunice.

É incrivel a vontade com que cantam e a alegria com que dançam.

A honestidade e a verdade dos seus actos apaixonam-me.

Têm sido dias espantosos, apesar do estranho mundo dos adultos que me cercam, de nunca saber quanto vou ganhar, de não ter regalias sociais absolutamente nenhumas, de não prever o tão desejado nascimento dos meus filhos, de não poder mudar de casa ou de carro, de andar sempre com os trocos contados... apesar disso.... vale a pena!!!

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Porquê????

A Liberdade para mim é um principio básico nas sociedades modernas, é profundo, filosófico e não há nada que possa contrariar esse principio.

Ninguém é obrigado à prática de IVG, o direito à liberdade está a ser vedado e limitado.

Falsos moralistas esses que defendem uma forma de vida com 10 semanas e não defendem as vidas das mulheres que morrem em consequência de abortos clandestinos.

Como apoiar e incentivar os prosseguimentos da gravidez?? Se ninguém conhece essas mulheres que clandestinamente recorrem ao aborto sabe-se lá onde e como!!!

Nos últimos 10 anos, 100 mulheres morreram.... mulheres criminosas, mulheres inconscientes....é isso que muitos pensam, como se praticar o aborto fosse algo fácil, como se praticar a ivg fosse por motivos estéticos ou por pura inconsequência.... pode haver inúmeras razões, não é isso que se discute mas sim a não penalização por um acto que deveria ser livre.

Quem vive a sua realidade, sentado no seu confortável sofá, discutindo e opinando sobre assuntos inteligentes, tem facilidade em raciocionar dessa forma hipócrita e intolerante.

Quem não conhece as escolas onde não há educação sexual, onde não há métodos contraceptivos para distribuir aos jovens, ou os centros de saúde onde as dificuldades de acesso ainda são muitas e a funcionalidade ainda deixa muito a desejar, pode concerteza fazer muitos juízos de valor.

Quem não conhece os bairros sociais ou não é sensível à misera realidade em que muita gente vive, facilmente julga, sente ou deturpa a verdade.

Todas as mulheres deveriam ter o mesmo direito básico de liberdade, ricas, pobres, remediadas... Não existe nenhum método contraceptivo 100% seguro, e existem razões pessoais que não devem ser julgadas, trata-se de um direito, de uma decisão e ninguém tem o direito de julgar uma mulher que deseja interromper uma gravidez. Tal como ninguém deve interferir com a decisão de uma mulher que não deseje optar pela IVG.

A mulher só a pratica IVG se assim o desejar. As mulheres ou os casais que não vêm a IVG como solução, que condenam esta prática não são obrigados a praticá-la, mas não devem jamais ser os detentores da liberdade e da opção alheia.

Com que direito nos é vedada a opção em consciência??? Com que direito é impedido o apoio às mulheres que interrompem uma gravidez porque não têm outra alternativa??? Com o aborto clandestino, não há apoios, há mentira, há hipocrisia....
Que evolução social é esta???


Esta foi a minha resposta.... estou triste!!!!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

A liberdade individual é um direito!

Quem defende o NÃO, defende uma posição incoerente, apoiando-se em argumentos bizarros, hipócritas e desajustados à realidade actual.

Nunca houve Educação Sexual nas escolas deste país, nunca houve campanhas funcionais de planeamento familiar no seio escolar e mesmo na comunidade.

Quem defende o NÃO, defende que as mulheres devem ser acompanhadas e incentivadas a não praticar aborto, ora quem sabe actualmente quem o pratica??? Se o aborto é clandestino e é feito em secretismo???

Quem defende o NÃO, não defende nada com estrutura... e também deveria defender o SIM, porque com o fim do aborto clandestino mais mulheres seriam acompanhadas e algumas possivelmente encaminhadas e incentivadas a prosseguir a gravidez, outras a optar com justo direito a interromper a gravidez.

Quem defende o NÃO, não defende a liberdade individual, desrespeita a dignidade das mulheres e a o seu direito de opção livre, algo que numa sociedade livre devia ser inquestionável.

Quem defende o NÃO, não defende a vida mas a MORTE de muitas mulheres em consequência de abortos clandestinos (últimos 10 anos = 100 mortes).

EU DEFENDO O SIM E A NOSSA LIBERDADE DE DECISÃO!!!!!!!!!!!!

domingo, janeiro 07, 2007

SIM!!!!!!!!!!!!!!

A despenalização da IVG é uma questão de justiça e de respeito pela dignidade social de todas as mulheres. O direito penal não deve ser um direito moral.

A lei existente é inadequada face à realidade e não resolve o problema do aborto clandestino, que constitui uma extrema injustiça para as mulheres e uma vergonha para o país.

É uma lei injusta porque não responde às reais razões que conduzem à IVG – as falhas dos métodos contraceptivos e os motivos de natureza económica e social -, empurrando as mulheres para o aborto clandestino e penalizando, sobretudo, as que têm menos recursos económicos e que não podem recorrer a clínicas privadas, designadamente no estrangeiro, submetendo-as, ainda, à perseguição judicial e a uma possível prisão.

Portugal é o segundo país da UE15 com taxas mais elevadas de gravidez na adolescência e com uma forte incidência de aborto clandestino nestas faixas etárias, assim como de infecções sexualmente transmissíveiS. Em 2001, para cerca de 3,8% dos nascimentos, as parturientes tinham idades iguais ou inferiores a 18 anos.

Nos últimos 7 anos, mais de 9 000 mulheres portuguesas interromperam a gravidez em clínicas privadas espanholas, estimando-se em mais de duas dezenas de milhar o número de abortos efectuados anualmente em Portugal, muitos deles em jovens entre os 15 e os 19 anos.

Já que insistem num referendo, quando poderia esta questão ter sido facilmente resolvida na Assembleia da Répública, vamos votar Sim, com a convicção de que podemos mudar isto e inverter esta situação medieval.

sábado, janeiro 06, 2007

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Tudo está igual no Vale Encantado...










Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Dica para 2007

Dica para o novo ano, comprem a agenda lunar 2007... é um objecto encantador, vejam como em: http://www.agendalunar.blogspot.com/

As raparigas e/ou rapazes da minha terra também me podem pedir, o meu amigo Brunão vende!

Tem desenhos maravilhosos e ferramentas muito utéis à mulher, como o mapa do ciclo menstrual e o gráfico da fertilidade, recomendo vivamente! Estou contente por já ter a minha! É lindaaaa!!!

Aproveito para desejar um bom ano e muito divertimento pagão na passagem de ano!

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Quando é que se lembram?












Custa-me tanto o Natal... essas festas de solidariedade, essas palavras bonitas, estou cansada... não me mandem mensagens de paz e amor por favor... é que é Natal e só uma vez por ano não me interessam!!

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Dia de Natal

Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
É dia de pensar nos outros, coitadinhos.
nos que padecem, de lhes darmos coragem
para poderem continuar a aceitar a sua miséria,
de perdoar aos nossos inimigos,
mesmo aos que não merecem,
de meditar sobre a nossa existência,
tão efémera e tão séria.
Comove tanta fraternidade universal.
É só abrir o rádio e logo um coro de anjos,
como se de anjos fosse, numa toada doce,
de violas e banjos,
Entoa gravemente um hino ao Criador.
E mal se extinguem os clamores plangentes,
a voz do locutora anuncia o melhor dos detergentes.
De novo a melopeia inunda a Terra e o Céu
e as vozes crescem num fervor patético.
(Vossa Excelência verificou a hora exacta
em que o Menino Jesus nasceu?
Não seja estúpido!
Compre imediatamente um relógio de pulso antimagnético.)
Torna-se difícil caminhar nas preciosas ruas.
Toda a gente se acotovela,
se multiplica em gestos, esfuziante.
Todos participam nas alegrias dos outros
como se fossem suas e fazem adeuses enluvados
aos bons amigos que passam mais distante.
Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,
com subtis requintes de bom gosto
e de engenhosa dinâmica, cintilam,
sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,
as belas coisas inúteis de plástico, de metal,
de vidro e de cerâmica.
Os olhos acorrem, num alvoroço liquefeito,
ao chamamento voluptuoso dos brilhos e das cores.
É como se tudo aquilo nos dissesse directamente respeito,
como se o Céu olhasse para nós
e nos cobrisse de bênçãos e favores.
A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento.
Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembrulhar-se no ar.
E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento e compra.
louvado seja o Senhor!
o que nunca tinha pensado comprado.
Mas a maior felicidade é a da gente pequena.
Naquela véspera santa a sua comoção é tanta, tanta, tanta,
que nem dorme serena.
Cada menino abre um olhinho na noite incerta
para ver se a aurora já está desperta.
De manhãzinha, salta da cama,
corre à cozinha mesmo em pijama.
Ah!!!!!!!!!!
Na branda maciezada matutina luza
guarda-o a surpresado Menino Jesus.
Jesus o doce Jesus,
o mesmo que nasceu na manjedoura,
veio pôr no sapatinho do Pedrinho uma metralhadora.
Que alegria reinou naquela casa em todo o santo dia!
O Pedrinho, estrategicamente escondido atrás das portas,
fuzilava tudo com devastadoras rajadas
e obrigava as criadas a caírem no chão
como se fossem mortas:
Tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá. Já está!
E fazia-as erguer para de novo matá-las.
E até mesmo a mamã e o sisudo papá
fingiam que caíam crivados de balas.
Dia de Confraternização Universal,
Dia de Amor, de Paz, de Felicidade,
de Sonhos e Venturas.
É dia de Natal.
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.
Glória a Deus nas Alturas.

António Gedeão

sábado, dezembro 16, 2006

Vocês enchem-me de tudo...

É Natal, blá , blá...

É Natal, bá, blá, blá, blá.....

Não me diz nada o Natal, não acredito no menino Jesus e custa-me a obrigatoriedade dos presentes, do perú, do bacalhau, custa-me as palavras ternas e solidárias, repletas de hipocrisia, choca-me o frenezim das compras e do consumo, às vezes fico mesmo agoniada...

As luzinhas que toda a gente adora, são bonitas, mas não me tocam, os gestos simpáticos soam-me a falso, muita coisa me irrita.... em miúda adorava, até há uns anitos confesso que me agradava bastante... gostava de juntamente com ela embrulhar os presentes, ela metia sempre o dedo para a fita cola não fugir e ajudava-me sempre a decorar a pequena árvore antiga que tinhamos lá em casa... soube que o Pai Natal não existia aos 3 anos e lembro-me de reagir bem e ficar muito contente por saber que quem dava os brinquedos eram os pais e a avó, agradou-me ainda mais... obrigada pai! Aquela figura barbuda não me inspirava confiança e assim os pedidos seriam mais facilitados!!!

Gosto de comer e beber que nem uma alarve, sem muitas culpas... afinal é Natal mesmo sem acreditar no menino Jesus ou no Pai Natal... no fundo também sou um bocadinho hipócrita!! ehehe

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Queria tanto ficar para sempre!










Queria tanto que o teu mundo fosse sereno e bonito!!!
Gostava tanto que os teus sonhos infantis fossem doces e eternos!
Gostava de ficar contigo sem ter cordas contraditórias a moverem-me!
Porquê que eu não posso dizer, é aqui que vou ficar??
Porquê que têm que haver tantos provisórios para nós??
Tu... que mereces tudo.... e eu.... que quero tanto ficar!!
Por enquanto vou continuar a ver-te todos os dias!!!
No dia em que tiver que embarcar outra vez naquele barco da desilusão....

não voltarei a ser a mesma!!
Estou cada vez mais enojada desta selva repugnante de maus tratos!!!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Socorro!!!!

Não consigo perceber como é que a fórmula do Ferrero Rocher ainda resulta, como é que o "bravo Ambrósio" e a sra com aquele chapéu aberrante passam há uns 15 anos na televisão, como é que é possivel?? Tinha que partilhar esta minha admiração face a este anúncio, quem será esta mulher eterna da televisão e este Ambrósio que satisfaz as necessidades de requinte? São assustadores! E já agora, também acho que o Ferrero é um bombom proletário, oferecido e comido por toda a gente em geral, porque temos que olhar para uma tipa pseudo rica com um chapéu medonho a ser servida pelo gentil mordomo? Volto a dizer como é que é possivel??? Há quantos anos dura isto? Os meus filhos irão conhecer a sra a quem apetece algo bom? É doloroso, é mesmo!!!

ehheheheh... Bom fim-de-semana prolongado para todos e tenho a certeza que hoje ou amanhã vão voltar a ver o gentil mordomo e a insaciável senhora! Sim, sim eles existem no quotidiano diário dos portugueses e não há nada a fazer!