sexta-feira, maio 26, 2006

Totonho

Hoje gostava de dar a conhecer um grande interprete e músico, que tive oportunidade de conhecer em Sines no Festival Músicas do Mundo há 4 anos, o Totonho.

Compositor, produtor e cantor, Totonho nasceu em 1964 na cidade de Monteiro, na Paraíba.

Lá foi vendedor de buchada de bode* e assistiu à muitas cantorias de repentistas da região. Foi quando teve seu primeiro contato com a música.

Em 82 resolveu que queria mesmo seguir a carreira de músico. Foi para João Pessoa, onde fundou o Musiclube da Paraíba, uma cooperativa de compositores por onde passaram nomes como Chico César, Jarbas Mariz e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros.

Durante cinco anos, Totonho participou do projecto Tocar Por Prazer (um grupo de baixistas, guitarristas, vocalistas, compositores, etc...) cantando e tocando violão em João Pessoa.

Nesse mesmo período cursou Faculdade de Arte e Educação e deu início a um trabalho social, junto das comunidades....J á premiado e conhecido como um dos melhores compositores da região, no final de 88 foi para o Rio de Janeiro fazer uma pós-graduação e tentar a vida como músico.

Em quatro anos ainda não se tinha conseguido firmar como músico, mas já tinha sua ONG Projeto Ex-Cola. O trabalho social é um capítulo à parte na biografia de Totonho.

Na instituição há Oficinas Básicas de Arte, que tem como base de trabalho a cultura contra a violência. O nome escolhido tem a ver com a famosa cola de sapateiro snifada no Brasil por muitas crianças, reabilitar estes meninos é o objectivo através de arte e música, passando os meninos a serem ex colas.

O Totonho tem dois albúns: Totonho e os Cabra e o Sabotador de Satélite.... é muito, muito bom mesmo! Se forem ao site conseguem ouvir e até sacar algumas músicas, eu adoro!!!!!!!

http://www.trama.com.br/portalv2/artista/index.jsp?id=582
http://www.excola.org.br/ ( a Ex Cola).

* prato típico da região Nordeste do Brasil, feito com as vísceras do bode lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas no próprio estômago do animal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito giro, gostei muito de conhecer.

Anónimo disse...

De novo presentiados de boa cultura e de bons e novos conhecimentos...

Continua assim NONO, nos agradecemos!


Beijos