terça-feira, maio 16, 2006

Coisas Boas nas 8h














Apesar de não gostar de gostar de estar 8 horas numa empresa, há coisas aqui que agora me apercebi que são muito boas, para além do ordenado claro está.... deparei-me com uns srs simpáticos de fatiota na cozinha ainda agora... de fatiota tipo pinguim, estão a realizar uma auditoria interna e não são de cá.... e de repente reparei que quase ninguém aqui anda de fato, que nunca ninguém me chamou à atenção pelo meu excesso de cor, pelo furo ou piercing mais à vista, as costas despidas com desenhos a espreitarem....estou aqui há 1 ano e 2 meses e nunca tinha pensado bem nisto, para mim é normalissimo andar vestida com cores garridas e roupas mais informais, assim como nem me lembro dos tais furos e desenhos tatuados porque fazem naturalmente parte de mim se tivesse que vir formal e ouvisse bocas seria uma tortura infernal, reparo que o clima em termos de vestuário é muito informal e isso é giro mas porquê que são tão individualistas e viciados em trabalho? Mas ok não me vou queixar muito porque descobri uma coisa boa... os pinguins enervam-me um bocado e as tias de madeixinha e saia casaco nem se fala, tão iguais, tão impessoais, assim é muito melhor! Mas pensando melhor os meus amigos também não tem grandes problemas com o vestuário e trabalham em diversos locais, hummm....Portugal estará a mudar um bocadinho???

Foto: Sara Saudkova

Sublime

Eu não sou vegetariano
nem gosto de vitaminas
gramo cheirar gaz butano
fazer xixi sobre as meninas
gosto de comer toucinho
dispenso as tuas saladas
de beber litros de vinho tenho a trombas inchadas
(...)
nunca faço uma dieta
nem ando de bicicleta
bebo e mastigo couratos
imito o tony de matos
(...)
Acordo com uma grande moca
Mas não tomo guronzan
mais uma linha de coca
para aguentar a manhã
(...)
não tenho balança em casa
ja nem avisto os meus ténis
para experiências da NASA
quero doar o meu pénis

Mais vale bater a bota
do que chegar a ser cota
antes de ir para o paraíso vou-vos lixar o juízo

e acho maravilhoso ser um cachalote viscoso
um bêbado, um vicioso
um putanheiro seboso
mas há gente tão saudável
que espalha a morte e a doença
que com um ar mto amável
te come sem pedir licença

Mais vale bater a bota....

Ena Pá 2000- Politicamente Incorrecto

Porque isto também é poesia!! E odeio o Politicamente correcto!

Cow Parade

Oh para elas tan lindas... já tinha tido oportunidade de ver as vaquitas por toda a Praga, e agora fico contente por ter oportunidade de ver vacas portuguesas eeheheh.....mummmm esta é muito gira!! A vaca enamorada a recordar os lenços dos namorados lá das terras minhotas!! Voto nesta! Podem vê-la no Marquês de Pombal!

Bom ritmo


Pois é a minha memória anda a pregar-me partidas, ontem esqueci-me do dentista onde queria muito ir, hoje troquei os testes dos miúdos e trouxe os cotados e deixei na mesa lá de casa os por cotar, trabalho a atrasar, o pior é que me esqueci do magnesiocard que decidi tomar para andar mais atenta... eheheh....bolas ainda é cedo para alzheimer.... excesso de tarefas.... mas hoje estou particularmente contente com uma mera futilidade, ontem cheguei a casa mais cedo que o habitual, depois de um dia de trabalho e clínica à posterior, paragem para comprar pão, consegui chegar a casa às 20h30....yupiee e num dia de semana (segunda feira) consegui fazer o jantar (bifes de perú com esparguete-eheheh) aspirei a casa quase toda, limpei a cozinha e desinfectei o wc, organizei a roupa passada, fiz 2 máquinas de roupa, estendi roupa, recebi a minha amiga Tânia, tudo ao som do Chico e sem queixumes e enfandos habituais, depois jantei e vi o Sete Palmos com o Nuno, arrumei conjuntamente a cozinha e ainda...... organizei papeis de Irs, Segurança Social, Banco, etc.... há muito desorganizados, cotei 3 ou 4 testes de orientação vocacional.... claro adormeci às 2h30 sendo a única coisa aqui usual, porque todos dias por qualquer razão me deito tarde... mas ontem valeu a pena e fiquei satisfeita com a reantabilidade. Hoje estou podre como todas as manhãs mas já me começo a habituar e a suportar melhor. Ainda me doi a garganta e o nariz continua bloqueado e está um calor do Caribe, estou toda peganhenta já.

Foto- Olhares.com

segunda-feira, maio 15, 2006

Desafios?


As segundas feiras são mesmo dias para esquecer.... por aqui uma sala, 6 pessoas em frente a um pc. Apenas o som das teclas e de vez em quando alguns saltos altos lá ao longe e um calor abafado... às vezes tenho vontade de gritar alto e sem limites... quase toda a gente com phones que eu também coloco nos ouvidos para não enlouquecer... É o cúmulo do individualismo. Pergunto todos os dias a mim mesma: como é possivel manter a sanidade?

Se não tivesse testes para cotar, relatórios para fazer, criançada e teens para esclarecer e o novo projecto na escola era pior e é isso que tenho que interiorizar para não gritar e não desatar a correr! Ahhh..... e as contas para pagar, a casa maior para mudar, o carro para comprar.... pois é em geral é assim que as coisas funcionam, temos vontade de pegar no nosso corpinho habituado e levá-lo para um sítio onde consigamos ser mais felizes, mas não o fazemos porque temos medo de arriscar, porque o país está em crise, porque o sistema blá blá....

Há dois anos acabei a licenciatura, comprei casa, arranjei um emprego chato, lutei por uns biscates na minha área, relação amorosa estável feliz e concretizada, actualmente com a possibilidade de frequentar pós-graduação, desejos maternais, boas relações familiares, grupo de amigos, 27 anos.... boa análise sim sra e parece-me que posso dizer que sou feliz... mas há sempre qualquer coisa... a incansável luta e desejo de alcançar o objecto perdido... qual é? Todos têm o seu ... 8 horas para mim em frente a um computador para pagar as contas cansa-me e gostava de dar mais a este mundo e a mim própria pois claro está!

Pegar no corpinho e ir em busca de desafios que analisando depois acabam sempre por ser postos de lado... onde está a loucura da juventude? O tempo passa e aqui estou, parece-me por vezes que terei sempre esta obrigatoriedade de dar 8 horas de mim a um tédio que me paga as contas mas que me sufoca, qualquer dia 30, 40, 50 anos .... mas é sempre bom ter a garantia, a vantagem do emprego, a segurança do ordenado, metade de mim pensa assim outra metade gostava de entrar no desafio da incerteza, só para depois sentir que tentei e falhei ou que tentei e triunfei. Esta ambivalência assusta-me! Mas apesar de tudo estou numa fase feliz!

Diárias


Precisava de um lençol gigante para assoar o nariz, não há condições não devia ter vindo trabalhar assim, poupava saúde e dinheiro... fim de semana, nem frida kahlo...nem nada... garganta inflamada e renho, antibiótico, garganta melhor mas nariz pior....bolas.... por precaução decidi vir, com pós-graduações e trabalhos extra é melhor não arriscar....sindrome de 2ª feira daqueles que só apetece chorar mais garganta dorida e nariz ranhoso é demais... e encarar um sitio e um local que fogem daquilo que sou....buá, buá, buá........
Ok vamos ultrapassar isto!...

Hoje de manhã li uma notícia que achei curiosa o famoso ataque cardíaco masculino durante o acto sexual é superiormente significativo em casos extra-conjugais ou seja homem com amante e não com esposa, o Professor Fernando Pádua (cardiologista) explica que poderá estar relacionado com a demonstração de desempenhos. Eu interpreto... quando os cavalheiros coiso e tal com a amante querem demonstrar que são os garanhões mor e a mulher como é um dado adquirido não merece esforços superiores logo a probalidade de ataque cardíaco em cama quotidiana diminui.
Curioso não?

Foto- Olhares.com

sexta-feira, maio 12, 2006

Pele





















Quem foi que à tua pele conferiu esse papel
de mais que tua pele ser pele da minha pele.

David Mourão Ferreira

Foto: Jan Saudek

Ficar em Águas de Bacalhau

As nossas expressões populares são castiças e cheias de detalhes astutos e na minha opinião de uma riqueza enorme, a cultura popular é a mais genuina forma de conhecimento comunitário.
Algumas Expressões
– Ficar em águas de bacalhau.
– Andar de Herodes para Pilatos.
– Regressar a penates.
– Levar água no bico.
– O primeiro milho é para os pardais.
– Meter a sua colherada.
- Abaixa a bolinha!
- Cabeça de alho choço.
- Carapau de corrida.
- Faço-te num oito!
- Saiste cá uma encomenda!
- Quem tem medo compra um cão!

E os provérbios??

Gato escaldado de água fria tem medo.
Quem fala no barco quer embarcar.
Burro velho não aprende línguas.
Quem boa cama fizer nela se deitará.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
A ambição cerra o coração.
A fome é a má conselheira.
A ocasião faz o ladrão.
Água mole e pedra dura tanto dá até que fura.
Amigos, amigos, negócios à parte.
Atrás do beijo. vem o desejo.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes.
De noite todos os gatos são pardos.
Em casa de ferreiro espeto de pau.
Filho és, pai serás, assim como fizeres, assim acharás.
Quem espera desespera.
Quem não se sente não é filho de boa gente.
Quem vai a guerra dá e leva.
Quem muitos burros toca algum deixa para trás.

Há muitos e muitos mais.
Vou partilhar um versinho da minha avó, já agora ;)

Deixa estar a pêra na pereira,
que não apodreça,
que lá "birá" quem a mereça!
(Filha!....)

Foto- Olhares.com
Em homens duros a intimidade é questão de pudor - e algo de precioso.

Friedrich Nietzshe

Eu não sou dos duros! Intimidade partilhada....

quinta-feira, maio 11, 2006

Hospital no Seixal

Notícia do Publico.pt

Construção de um novo hospital no Seixal passou a ser prioritária
A equipa responsável pela definição da prioridade dos novos hospitais defende agora a construção de uma nova unidade no Seixal, em detrimento do alargamento do hospital de Almada, devido às "más condições de circulação" entre concelhos.

Para este novo hospital, a equipa preconiza um estatuto de unidade de "proximidade", com serviços orientados para o hospital de dia, ambulatório, reabilitação e materno-infantil.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1256711&idCanal=0

Achei curioso referirem que na discussão pública reinou a agressão verbal e a exigência da construção do hospital no Seixal, queriam um bando de bem educadinhos a pedir com jeitinho um direito que é de todos?? Obviamente que as pessoas estão zangadas e sentem desamparo face à situação que as afecta, normal serem agressivas não?

Caça às Bruxas no Séc XXI

Na República Checa um dirigente comunista foi espancado na rua Jiri Dolejs, é vice-presidente do Partido Comunista da Boémia-Morávia (PCBM) e deputado da nação e foi brutalmente espancando por vários indivíduos que ointerpelaram na rua chamando-lhe «comunista repulsivo».

A agressão teve lugar no passado dia 25, pouco depois de Dolejs sair do edifício do parlamento em direcção à estação de metro.O dirigente comunista encontra-se sob cuidados médicos, apresentando ferimentos graves no rosto, que lhe afectam em particular o olho esquerdo.

O acto de violência foi claramente condenado pelo presidente do Partido,Vojtech Filip, pelo primeiro-ministro da República Checa, Jiri Paroubek e pelo presidente do Parlamento, Lubomir Zaoralek. Numa declaração oficial, osdeputados afirmam condenar «as práticas fascistas que se manifestam na vidada República Checa».

Uma nota do PCBM constata que o presente ataque é indissociável davasta e violenta campanha anticomunista em curso no país.

Recentemente, foi feita uma tentativa no senado e parlamento no sentido deproibir o uso da palavra «comunista»; a Juventude Comunista Checa (KSM) foi alvo de uma operação conduzida pelo Ministério do Interior que visava a sua ilegalização; a propaganda anticomunista é veiculada através do sistema público de educação pela denominada «organização humanitária» «People inNeed».

Os comunistas checos sublinham que «a violência é encorajada pelo próprioEstado», dando ainda como exemplo uma campanha anticomunista patrocinadapelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que produziu camisolas com ainscrição «Mata um comunista para fortalecer a paz».

Jornal Avante
4 de Maio

quarta-feira, maio 10, 2006

Malabarismos


Hoje estou optimista, está um dia lindo de sol e estou satisfeita porque surgiu mais uma oportunidade numa escola.

Continuo no emprego de empresa mas tenho mais um projecto na minha área. Tenho que me empenhar muito para conseguir estar em todo o lado a toda a hora e manter aqui o lugarzinho porque sem ele não há sobrevivência financeira.

Para fazermos o que gostamos temos que lutar tanto, às vezes parece que temos que ser nós a pagar para trabalhar, mas não podemos desanimar e é isto é o que me apetece dizer hoje.

Todos temos aspirações e sonhos e muitas vezes sentimos que os sonhos nos estão vedados e são impossíveis de alcançar porque este país corta-nos quase sempre as asas. Eu sinto que insisto muito todos os dias e fruto disso têm talvez agora surgido umas coisas.

Há dias em que estou mais cansada e me apetece desistir e agarrar-me ao conformismo de ter um emprego que não me dá chatices e me paga as contas, comprar as minhas coisinhas, estar com quem gosto, ficar mais vezes no sofá a ver um programa estúpido na tv, gozar as merecidas férias, etc...

Mas quase sempre tem surgido a vontade de contribuir de algum modo ainda que pequeno para mudar as coisas, para ajudar o outro, para comunicar e trocar experiências. Não é fechada numa empresa que vou conseguir isso, não nasci para isso ou só para isso.

Já percebi que é dificil pagar as contas sem sacrificios e que não há ilusões nas ciencias sociais e humanas mas há oportunidades que podemos agarrar se continuarmos a lutar por elas, isso facilita depois no emprego obrigatório, sinto-me com mais resistência hoje, apesar do cansanço e do esforço a dobrar que há a fazer. Mas o outro lado é sem dúvida compensatório é não deixar morrer a pessoa que sou e quero sempre ser.

Um desabafo muito particular mas os blogs também servem para isso. Até já meu amigo Psicodigo!


Foto- Olhares.com

Feromonas e Homossexuais












Novo estudo assinala causa biológica da orientação sexual.
As reacções dos cérebros dos homossexuais às hormonas sexuais masculinas e femininas (feromonas) são diferentes das dos heterossexuais, mas essa diferença é menos pronunciada nas lésbicas do que nos homens homossexuais, indica um novo estudo. O estudo, realizado por cientistas suecos e hoje publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, reforça a teoria de que a orientação sexual não é um comportamento adquirido, mas tem uma causa biológica.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=226885

Mais um estudo porque certezas não temos ainda! E as situações podem muito bem variar de caso para caso, podendo dever-se a diferentes factores e manifestando-se de modo diferente em cada uma das pessoas.

terça-feira, maio 09, 2006

Pastel de Nata

Decorre hoje, em Lisboa, no café Martinho da Arcada, a iniciativa «Café da Europa», da responsabilidade da actual presidência austríaca da UE. Pretende-se sensibilizar os cidadãos europeus para os temas da Europa através do paladar: para além de ser dado acesso a informação sobre a gastronomia, é dado especial destaque aos doces típicos de cada país. Foi escolhido como «ex-libris» da pastelaria portuguesa, e representante do país a par com o tiramisu italiano, o gaufre belga ou o kolach checo, o deliciosamente incontornável pastel de nata.Nas 27 capitais, será ainda escrita uma história com 27 capítulos, cabendo ao poeta português Casimiro de Brito, escrever e apresentar a versão lusa, inspirado na temática «Seduzido pela Europa», comum a todos. O texto, que será publicado no primeiro livro pan-europeu, intitulado «A história da Europa», servirá de base para um debate sobre a União que decorrerá no café.

Sapo online

Receita:
Recheio:
5 dl de natas
9 gemas
9 colheres de sopa de açúcar
Massa:
300 g de farinha
250 g de margarina para folhados
Sal e água q. b.
Faça a massa folhada com os ingredientes acima .
Para fazer o recheio, leve ao fogo em banho-maria as gemas batidas com açúcar e as natas até o preparado engrossar. Disponha a massa em forminhas individuais, acrescente o recheio, e leve ao forno à 250º durante 25 minutos. Polvilhe com canela antes de servir.


sexta-feira, maio 05, 2006

Diferenças de género

















Há uns anos atrás achava que não se deviam alimentar conversas sobre diferenças entre homens e mulheres, achava que tínhamos todos a mesma capacidade e que o resto eram diferenças culturais e machistas.

Com o passar do tempo reformulei alguns raciocínios, continuo a lutar por uma sociedade igualitária, porque a sociedade ainda é fortemente machista e o papel da mulher ainda é discriminado por diversas razões, no entanto há algumas diferenças em nós para além das culturais.

Os homens são mais altos e musculados, algo que também acontece com os outros mamíferos, dimorfismo sexual que é uma evidência indiscutível da selecção natural resultante da competição milenar entre os machos pela posse das fêmeas, sempre interessadas no acasalamento com os mais poderosos, capazes de proteger suas proles.

Nos últimos 50 anos, a neurociência tem demonstrado que o dimorfismo na espécie humana não se restringe à aparência física, mas que está também presente na configuração do cérebro.
Em geral o cérebro masculino é cerca de 9% maior do que o feminino, graças às dimensões da substância branca, uma vez que a quantidade de massa cinzenta (associada às funções cognitivas superiores) é semelhante em ambos os sexos. No entanto, o corpo caloso, estrutura que estabelece a conexão entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo, é proporcionalmente mais desenvolvido nas mulheres.

Até hoje nenhum estudo científico conseguiu demonstrar superioridade dos quocientes médios de inteligência em qualquer dos sexos. Portanto o facto de os senhores terem o cérebro um pouco maior que as senhoras em nada tem a ver com maior capacidade de inteligência.

Estas informações explicam porque demonstram eles mais habilidade na realização de tarefas restritas a um único hemisfério cerebral, como interpretar mapas geográficos, encontrar saídas em labirintos, lidar com máquinas, ao passo que nós temos maior capacidade ou facilidade nas actividades que beneficiam das conexões entre os dois lados do cérebro: interpretação de emoções alheias, sensibilidade social, fluência verbal.

Enquanto as áreas cerebrais controladoras da linguagem masculina estão limitadas ao hemisfério cerebral esquerdo, a mulher utiliza os dois hemisférios ao falar. Graças a essa versatilidade, as meninas começam a falar mais e têm resultados mais significativos nas actividades escolares que privilegiam a linguagem. Comparadas com os meninos, elas nascem com uma diferença de maturação cerebral de quatro semanas que se mantém até à idade escolar.

O mecanismo responsável por essas diferenças está relacionado com a exposição do sistema nervoso à acção da testosterona produzida pelos testículos durante a vida embrionária e neonatal. No caso de raparigas que nascem com hiperplasia adrenal congênita, condição genética em que ocorre aumento de produção de testosterona, são exibidos comportamento mais semelhantes ao dos meninos.

O dimorfismo cerebral explica porque as mulheres tantas vezes surpreendem os homens ao interpretar atitudes e prever intenções alheias e a habilidade demonstrada por elas na execução de tarefas simultâneas como dar banho aos filhos, falar ao telefone, avisar que a campainha está a tocar e pedir para desligar o forno, enquanto um homem na sala, assiste ao futebol e perde a concentração quando entra uma mulher para perguntar quem vai encomendar o jantar.

Hoje em dia participo activamente nas discussões sobre a diferença do género e acho que há diferenças consideráveis. Ser gaja é maravilhoso mas às vezes é bastante complicado, a versatilidade é uma coisa incrível, muitas de nós conseguem trabalhar, tratar da casa, cozinhar, pagar as contas, ir ao banco, ir às compras, tratar dos filhos, marcar as consultas, dar assistência à família, organizar encontros sócio-familiares, participar em actividades de tempo livres, lembrarmo-nos de uma lista infindável de aniversários e acontecimentos etc…

Obviamente a marca sócio-cultural é enorme e há uma certa desresponsabilização por parte dos homens. Mas é curioso notar que eles têm de facto algumas dificuldades, quando vão para trabalho pensam nas tarefas a realizar nos momentos específicos, esquecem-se muitas vezes das responsabilidades não frequentes e diárias, têm dificuldade em concentrar-se em mais de uma actividade.

Ver televisão e descascar batatas? Ver bola e beber uma bejeca talvez! Trabalhar no computador e manter uma conversação normal com alguém? Almoçar e ler um livro ou um documento ao mesmo tempo? Passar a ferro ou estender a roupa e falar ao telefone em simultâneo? Ler uma receita e mexer o refogado e a sopa? Conduzir e no sinal vermelho aplicar um creme ou sacar um pelito com a pinça? No mesmo dia, trabalhar, ter uma consulta, ir buscar o filho à escola, fazer compras no supermercado, praticar desporto, arrumar a casa, fazer o jantar?

Há dias em que paro e penso como é possível funcionar a este ritmo? E ainda não tenho filhos! Somos incríveis!


Foto: Jan Saudek

Bom Fim de Semana

Bom Fim de Semana!!!
Hoje:
Ena Pá no Maxime Cabaret (Praça da Alegria) hoje lá para as 0h, 10 euros com uma bebida, um sitío fantástico e um grupo genial.

Amanhã:
«The Whimbler» - Gerry Hemingway Quartet
Culturgest- 18 euros- 21h30

Quem é apreciador não se esqueça de visitar a exposição da Frida Kahlo, eu quero ver se também não me esqueço, é uma grande oportunidade de ver os quadros daquela mulher maravilhosa. É no CCB até 21 de Maio (Terça-feira a Domingo, das 10h às 19h).

Estou mais para o activo, já que no último fim-de-semana me dediquei à preguiça!
Sejam activos ou dediquem-se à preguiça, tanto faz!

Saudações

quinta-feira, maio 04, 2006

País Triste


Um país zangado

Tantos estudos não podem estar errados. Aliás, os estudos nem sequer trazem novidade, apenas dão valor científico ao que constatamos no dia-a-dia os portugueses andam zangados, azedos, descrentes, desconfiados, pessimistas...Infelizes, em suma.

Foi essa a conclusão a que chegou um grupo de cientistas alemães que compararam os dados do Eurobarómetro (uma sondagem ao nível da UE), entre 1973 e 2002. Dos 15 países que integravam a União nessa altura, a Dinamarca era o mais feliz e Portugal o mais infeliz. Entre os indicadores desse estudo agora divulgado estava a comparação entre o crescimento do PIB no momento da resposta e a evolução recente. Ou seja, os portugueses sentem-se infelizes porque continuam pobres.

O estudo alemão é, de certa forma, prolongado por um outro, feito em Portugal e também agora conhecido.
Os portugueses sorriem cada vez menos nas páginas dos jornais, foi o que concluiu um psicólogo (Armindo Freitas- -Magalhães), após analisar cem mil (!) fotografias publicadas pelos jornais diários entre 2003 e 2005.É frequente dizer-se que os portugueses, enquanto povo, são ciclotímicos, alternam momentos de grande euforia com depressões gigantescas. Porém, na nossa história recente, a Expo'98 e alguns sucessos desportivos de maior monta constituíram os únicos momentos de exaltação. No resto do tempo, impera a má-língua, o bota-abaixo, o derrotismo. A infelicidade como realidade quotidiana e destino da nação.A "vidinha", como escrevia O'Neill, encarrega-se de travar qualquer impulso de optimismo.

Vivemos num país cada vez mais dependente do exterior para a sua própria sobrevivência. Numa economia que desconhece a palavra retoma. Num cantinho que arde todos os anos, que estatisticamente arde todo de 12 em 12 anos. Em que até os políticos que nos governam optam, mais cedo ou mais tarde, por bem mais atraentes carreiras internacionais.É óbvio que virar isto, incutir auto-confiança aos portugueses, seria meio caminho andado para a resolução de muitos problemas. A questão é como fazê-lo?

Artigo do DN (joão morgado fernandes)

Pois é também acho que isto já vai para lá da nossa auto-flagelação natural, realmente os nossos sonhos e projectos pessoais parecem-nos estar sempre vedados, parece que há uma impossibilidade fatal de realização e a frustração impera... há quem já nem acredite que o sonho comanda a vida, tais são as desilusões... eu ainda acredito mas é dificil às vezes não cair nesse pessimismo.

Brasileiros em Vila do Rei


Brasileiros para povoar Vila de Rei

Câmara quer combater a desertificação do concelho.
Chegam esta quinta-feira a Vila de Rei as primeiras quatro famílias brasileiras das 60 que a presidente da Câmara quer levar para o concelho. A autarca Irene Barata promete um salário, escola para as crianças e alojamento gratuito aos brasileiros que se fixarem no concelho.

Para combater a desertificação, a presidente da Câmara de Vila de Rei foi até à cidade brasileira de Maringá prometer um salário de 400 euros, escola para as crianças e alojamento gratuito às famílias brasileiras que quisessem fixar-se no concelho. Irene Barata quer que até 2008 vivam no concelho cerca de 250 brasileiros. Ao desafio responderam 736 candidatos e só não responderam mais porque a prefeitura de Maringá encerrou as inscrições.

A viagem das primeiras famílias já esteve marcada várias vezes, mas complicações com os vistos foram adiando o embarque que acontece agora. Do Brasil para Vila de Rei vêm assistentes sociais, marceneiros, pasteleiros, uma jornalista e um professor, mão-de-obra que não existe no concelho que está no centro geodésico de Portugal.

Sic Online

Estou indignada!! Sou totalmente a favor das políticas de emigração, considero importantissimo o trabalho realizado em todo o mundo pelos povos emigrantes, nomeadamente em Portugal, os emigrantes agarram postos de trabalho que a maioria dos portugueses não quer, são muitas vezes mão de obra explorada, fruto das sociedades neo-liberais, sou a favor dos seus direitos, da sua integração e da sua qualidade de vida digna. Mas esta situação parece-me completamente bizarra, não há condições de emprego, nem de vida nas regiões do interior do país para os jovens se fixarem, e é com muita tristeza que digo isto. De repente aparece uma autarquia a oferecer condições de vida a estrangeiros, educação e habitação gratuitas e um salário (muito baixo mas um salário) porquê que essas mesmas ofertas não foram dadas às milhares de familias portuguesas que enfrentam o desemprego e uma vida de dificuldade constante?? Pode-se até avançar com a ideia que os portugueses não querem empregos no interior e dai ter que se partir para este tipo de solução mais drástica num distrito em que a desertificção é enorme. Mas parece-me que primeiro se deveria tentar no país. Longe de mim defender visões xenofobas mas porra dá que pensar.

À chegada:
Envergando ‘t-shirts’ amarelas, oferecidas pela Associação do Brasil em Portugal, que receberam na breve recepção na Câmara, dirigiram-se para o Lar Gracinda, em S. João do Peso, onde alguns vão ficar alojados. O casal Letícia e Marcelo Duarte, de 34 e 30 anos, acompanhados pelos filhos, de seis e onze anos, foi atraído pela ideia de “morar num local tranquilo e com qualidade de vida”. E querem “ficar para sempre”. A psicóloga e o analista de sistemas informáticos até já estão a pensar em trazer a mãe dele em 2008.

Mais....
A aposta estratégica do executivo assenta num crescimento exponencial, em dois anos, nos instrumentos de apoio à terceira idade. Na sede do concelhovai nascer, de iniciativa privada, um centro de lazer e bem estar, com 300camas, estando o início da construção previsto para Março próximo.Em fase mais adiantada, nas freguesias de São João do Peso e Milreu, estão as obras de dois lares, cada um com capacidade para 70 utentes. Neste caso os equipamentos serão geridos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).No total das três obras, o investimento previsto ronda os seis milhões de euros e abrangerá 440 camas. Para o normal funcionamento destes espaços, sãoprecisas 280 pessoas que, segundo Irene Barata, "o concelho não tem". Será pois para cuidar dos idosos, e não para a construção dos lares" que virão os brasileiros, assegura.

Quantos psicólogos, assistentes sociais, animadores sócio-culturas entre outros há no desemprego?? E quantos à mercê de estágios não remunerados? Parece-me que aceitavam de bom grado esta hipótese não?

Os srs autarcas devem querer continuar a encher o cú no Brasil afinal isto resulta duma geminação com a cidade de Maringá.

Casamento na Malásia

Mulher de 104 anos casa-se com homem de 33 anos na Malásia.
Quem disse que existe idade certa para amar? Wook Kundor, uma mulher de 104 anos, casou-se pela 21ª vez nesta terça-feira com Muhamad Noor Che Moussa de 33 anos. O marido, que era solteiro até o mês passado, explicou ao jornal "Harian Metro" que seu amor por Wook Kundor, que não tem filhos, nasceu de uma relação de amizade e respeito mútuo, salientando que não surgiu por interesse ou dinheiro.

quarta-feira, maio 03, 2006


















"Cada um tira prazer do instrumento que manejar melhor"

Autor:
Henri Lenormand

Foto- Saudek

Bola


É triste ver chegar o Mundial e ver os buçais histéricos com as t-shirts e bandeiras, é a festa, como se país tivesse mergulhado no cinzento todos os dias e de repente o futebol mexesse com a letargia do povo e salta tudo cá para fora, ena…. Que lindo vê-los sair da casca, vê-los histéricos quando a selecção joga, chorarem quando a selecção perde…. Bolas que alienação … porque que não se mexem para lutarem contra o desemprego, pela construção de hospitais e outras causas que nos afectam a todos??? Tudo se queixa mas deixam-se estar quietinhos, país de queixumes e de pouca acção… mas quando a selecção joga tudo muda de figura… epahhh se ganha vai tudo louco para a rua fazer figuras bizarras, que lindo que é….chamem-me o que quiserem vá… quero lá saber…até eu gosto de ver a selecção e o Benfica mas porra tudo tem limites… as cantorias foleiras que inventam e tocam no rádio, as bandeiras nas janelas, as roupinhas verdes e vermelhas, as caras pintadas, o consumo aos produtos alusivos…….aiiiiiiii o cúmulo da bimbalhice… os srs sociólogos que digam que é um fenómeno de massas explicável… blá, blá… não me interessa eu cá acho um exagero pegado, já sei que é assim no mundo todo mas acho ridículo, é muito bonito ver o povo alegre sim senhor mas há cá com cada figurinha.

Novos Hábitos

É curioso o comboio de manhã.... nos meus primeiros tempos de transportes públicos entre margem sul e capital, as pessoas aproveitavam a passagem para dormirem, tudo com as bocarras bem abertas e nada a criticar... todas as sonecas são de aproveitar. Mas hoje em dia o cenário é um pouco diferente... desde que introduziram o Destak e o Metro no quotidiano diário, quase toda a gente lê o jornaleco, no caso do comboio lê-se o Destak, é engraçado verem-se dezenas de pessoas com o jornal aberto em todas as carruagens. O "Destak" apresenta-se como o jornal pioneiro na distribuição gratuita em transportes púbicos, não sendo propriamente uma perfeição da informação é bastante razoável e ajuda a melhorar os hábitos de leitura dos portugueses e facilita o acesso à informação a toda à população, principalmente a quem não tinha por hábito adquirir jornais diários. Agrada-me bastante esta função sociológica de criar mais hábitos de leitura ao nosso povo.

terça-feira, maio 02, 2006

Inquietação

(...) Há sempre qualquer coisa
que está para acontecer
Qualquer coisa que eu devia perceber
Porquê, não sei Porquê, não sei
Porquê, não sei ainda

Há sempre qualquer coisa que eu tenho que fazer
Qualquer coisa que eu devia resolver
Porquê, não sei
Mas sei
Que essa coisa é que é linda

José Mário Branco

Foto- Olhares.com

Fim de Semana

Não apanhei sol, não passeei, não acordei cedo, não li, nicles...
Pode ser até considerado patológico mas o que é certo é que sábado, domingo e segunda acordei sempre depois das 16h e nem sequer fui para cowboyadas nocturnas, nada... simplesmente entrei numa letargia gigantesca.... não me apeteceu fazer nada, nem conviver, nem ver paisagens bonitas, nem mails, nem computador.... Nada e rigorosamente Nada ... só saia às 19h para beber um cafézinho, jantei fora no domingo, mas depois retorno ao sofá e mais tarde cama..... Tenho semanas infernais cheias de actividades, depois do trabalho oficial que considero uma perda de tempo, tenho a clinica, o ginásio, outros trabalhos, uma reuniaozita... nunca chego a casa antes das 21h e às vezes não sei como aguento, pq depois há a casa, o jantar, a roupa, a preparação de alguns trabalhos.... quase todos iguais os dias e um frenezim louco e tenho a sorte de não viver na Amadora ou no Cacém, acho que já tinha morrido sufocada. Felizmente vivo num sitio onde ainda há árvores e algum sossego e mesmo assim estou afectada pelo stress urbano. De qualquer modo sinto-me estafada e nunca me deito antes das 2h, nem durmo 7 horas, e não consigo deliciar-me com o Nada.
Aos fins de semana não sei bem o que me acontece mas desligo e depois à segunda feira é uma angústia infernal de adaptação social.

Há dias...

Recorrendo àquela frase comum, há dias em que não deviamos sair de casa eu reformulo deviamos sair de casa só depois do meio dia... Depois de hora e meia para chegar aqui porque tive que trazer o carro para esta porra de caos, entro no trabalho e lá está aquele clima que me endoidece de dia para dia, serei eu anormal? Devia agradecer por ter emprego??? E até nem ser telemarketing? Bolas que se lixem esses blás, blás... não gosto disto e gostava de sair daqui! Mas p onde? Buraco estúpido este para onde nos empurram, sociedade merdosa que não nos dá alternativas mais felizes....
Hoje regresso à escola felizmente há qualquer coisa que me alegra o dia, e só vou ficar aqui até às 16h30!! São mais 5 horas, é menos do que é costume, que bom! E depois vou ver aquelas carinhas giras que aguardam por mim me respeitam pelo meu trabalho e sabem melhor quem eu sou! Apesar de tudo tenho consigo ter os meus escapes felizes! São só 8 horas de tédio e depois a vida tem cor!

Foto- Helmut Newton

sexta-feira, abril 28, 2006

Bom Fim de Semana

"Para tornar a realidade suportável, todos temos de cultivar em nós certas pequenas loucuras"
Marcel Proust

Adeus e Bom Fim de Semana!
No fim de semana desligo! Volto terça! Bom feriado! E viva o Dia do Trabalhador! E não esqueçam que o trabalho é um direito e não um privilégio! Vamos à Luta!


Foto- Jan Saudek
Cross Eyes, 1996

Coisas que ficam

Há 10 anos pensávamos no nosso futuro como algo longíquo e quase irreal, a nossa realidade presente ditava todas as regras, tinhamos uma sede de viver tão grande, as coisas tinham que ser vividas naquele instante, naquele minuto, no imediato, como se a vida e o mundo pudessem acabar a qualquer instante ou segundo... pensava sobretudo que podia ajudar a mudar a sociedade e viver a minha vida de acordo com quase todos os padrões que idealizava.

Eis-nos quase nos 30, continuamos idealistas, porque os sonhos, as utopias e os sonhos não devem morrer assim, há quem os apague ou enterre mas nós felizmente não. Temos uma vidas giras, alguns têm trabalhos mais chatos que outros mas todos se queixam, aliás a queixa e a reivindicação sempre nos caracterizou, percebemos finalmente que há coisas que podem esperar mais um bocadinho, sabemos que não podemos afinal viver as nossas vidas assentes em todos os padrões que idealizámos mas conseguimos agarrar alguns, temos valores de esperança, amizade, companheirismo, amor e afecto, às vezes também somos mesquinhos e temos defeitos humanóides mas os valores mais bonitos conseguem sobrepor-se.
Temos que viver num certo conformismo inerente à sobrevivência social manipulada mas em mim ainda tenho o incoformismo que me diz que há outros caminhos que embora dificeis podem ser ainda percorridos.


Foto- Olhares.com

quinta-feira, abril 27, 2006






















Uma coisa bela persuade por si mesma.
William Shakespeare

Foto- Jan Saudek

Numa relva qualquer

Só me apetecia sair lá para fora e deitar-me numa relva qualquer e dormir um soninho ao solinho!

Primavera

Viva o dia com sol!

Viva o cheiro das flores!

Passou a melancolia da chuva e dos ventos gélidos de inverno!

A terra vestiu-se de cores!

A vida renasce, essência de vida em nós!

Parece que há mais festa na vida!

quarta-feira, abril 26, 2006

Cumplices


Uma sala, uma porta que adivinha um corredor...

Gente que espera, olhares cumplices e tristes,

Um brilho estranho mistura ânsia, dor, esperança, pânico...

O olhar que se precipita perante qualquer movimento além porta.

A hora certa foi ultrapassada já por uns minutos.

Corações palpitantes, no rosto espelhado o medo.

A porta abre ... a descoordenação é grande,

a voz diz que há alguém que não pode entrar.

Alguém ficou petrificado e paralisado perante as duas possibilidades,

os outros decidem quem entra, quem vai primeiro ou depois...

A veste própria, o procedimento obrigatório e o medo....

Ali estão eles expostos e desligados.

A impotência é medonha, querem-se respostas.

Existem duas possibilidades e são sempre as mesmas.

Há dias de mais pranto, há dias de mais esperança

Mas há sempre uma mistura de expressões que nos atordoa....

Quando um acorda os outros projectam no seu aquela possibilidade

Todos sabem como é, e a cumplicidade existe de facto,

embora ninguém descreva sentimentos de certo semelhantes.

As poucas palavras andam à roda das evoluções, das estagnações,


das incertezas ou da certeza derradeira....

Quando chega a certeza derradeira a alguns,

todos sofremos como se fosse o nosso,

todos sabemos como é e por isso somos cumplices.

Felizmente nós ultrapassamos a corda do malabarista.

Alegria



Foto- Jan Saudek

Presa e Predador

Um animal usa um sistema de defesa normal perante o medo, entrando em alerta máximo e num processo de fuga enquanto foge de seu predador.

O homem muitas vezes deixa-se comer pelo predador e/ou tem que olhar para ele todos os dias e aguentá-lo repetidamente fingindo ignorar a afronta e o medo que lhe causa.

Predador e presa perseguem e fogem desde o início dos tempos, numa dança primitiva que determina o equilíbrio. E muitas vezes são as presas pequenas e inferiores que escapam dos seus adversários.

Nós seremos presas ou predadores?

segunda-feira, abril 24, 2006

Sempre


Digam o que disserem, VIVA o 25 de ABRIL de 1974 e a todos os seus filhos e frutos!


Esta é a madrugada que eu esperava
0 dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia Mello Breyner

sábado, abril 22, 2006

Adopção de Crianças por Casais Homossexuais

Bélgica aprova adopção de crianças por casais homossexuais.

As crianças belgas e estrangeiras poderão ser adoptadas no país por casais do mesmo sexo.

Também a Espanha e a Suécia aprovaram uma lei que permite a adopção de crianças sem restrições.

Bem, quanto a Portugal não vale a pena adiantar muito!!!!

Leitaria Amazonas

Ontem e ainda de férias fui a uma consulta na rua onde trabalho, que azar o meu pensei.... mas encontrei um sítio lindo, a leitaria Amazonas, onde um senhor com idade superior a 80 anos me serviu um café, por trás de um balcão antigo de madeira ecoava a elis regina, o sr ausentava-se e viarava a costas aos poucos clientes que ali estavam com toda a confiança, os doentes lá fora buzinavam... mas la dentro uma doçura, uma paz... não havia stress, frenezim citadino... o tempo ali parou e foi delicioso... vou ser cliente habitual e qq dia saco umas fotos daquele lugar mágico no coração de Lisboa. Depois fui calminha para a minha consulta e iniciei umas horas depois a minha pós-graduação em Educação Sexual que me inspira bastantes expectativas positivas. Segunda feira volto ao computador e ao cinzento da rotina.... mas posso sempre descer e beber um cafézinho mágico na Leitaria Amazonas.

sexta-feira, abril 21, 2006

Aqui

Está um dia lindo de sol aqui!

quinta-feira, abril 20, 2006

Seria bom...


Seria bom que pudesse dedicar-me sempre ao que gosto... há 7 dias que não vou a Lisboa, que não passo 8 horas em frente a um computador.... por vezes a minha lucidez é gravemente afectada!! Esta semana estou a realizar um trabalho de Psicologia numa escola de 2º e 3º ciclo do ensino básico onde nunca existiu e parece que nunca irá existir psicólogo... isto na área metropolitana de Lisboa, distrito de Setúbal... há pessoas dispostas a tabalhar, no desemprego ou com empregos infelizes e a realidade é esta! De qq modo esta semana sinto-me equilibrada e feliz e podia sempre ser assim.... mas não é!!!

Foto by Lagarctil

terça-feira, abril 18, 2006

Escapes

Bons Escapes na cidade!














Gulbenkian-Lisboa














fotos by me

Privilégios


Apesar de desejar fazer já as malas e ir viver a minha vida no campo propriamente dito, onde o tempo parece andar mais devagar, os cheiros parecem mais intensos, os sabores mais autênticos, a vida mais apreciada.... a minha sanidade mental está digamos que safa!! Porque apesar de viver uma vida urbana ainda consigo viver perto das árvores, ouvir os pássaros quando acordo, ir rapidamente a uma terra junto ao rio, onde os mais velhos me conhecem e me contam as novidades, onde há caracteristicas maravilhosas, como as as casas, os barquinhos, ali a calma ainda é possível.... pena ter que me deslocar constatememente, andar sempre nas filas de trânsito, no pânico dos atrasos, na confusão citadina doente.... mas felizmente posso sempre ver o pôr do sol na marginal e ver as caras conhecidas e isso é realmente um privilégio.

Prisão















Quando é o que nos libertamos e partimos em busca da nossa felicidade sem medo?

Porquê que as prisões materiais nos consomem e nos condicionam?

Quero acordar com o cheiro a terra, sentir sangue vivo dentro de mim....

Quero ter vontade e ânimo e não este tédio que me corroi e me obriga a enfrentar sítios cinzentos de betão e egoísmo.

Porquê que os nossos desejos simples nos são vedados??

Foto by me

segunda-feira, abril 17, 2006

De volta!















De volta!! Cá estou eu vinda de uma bela viagem ao Minho....Portugal é um país pequeno mas com uma diversidade cultural brutal. Vi aldeias de fábulas, vi gentes que nos tocam muito e que contam estórias de encantar!! Que diversidade esta, que belas terras, ricas de verde e água! Que belas coisas caseiras comi e néctares divinos bebi!!!

Foto by Lagarctil

quinta-feira, abril 13, 2006

Volto em breve!















Volto daqui a 3 ou 4 dias!! Graças à Igreja Catôlica, temos a tarde no emprego e também um feriado, vou-me dedicar ao prazer mundano... inté!

Foto by me

Os Novos Pecados

"Há novos pecados a ter em consideração pelos católicos no momento da confissão. Se em vez de meditar e ler a Bíblia, estiver a ver televisão, ler jornais ou navegar na Internet, tal poderá querer dizer que está a pecar e deverá confessá-lo. O Vaticano recupera, deste modo, uma celebração antiga com uma nova lista de pecados. "

Sic Online

A referência a estes ditos novos pecados foi feita pelo cardeal norte-americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano.

Curioso é o Vaticano ter uma página na net e emitir missas na TV.

Ai!!! A anedota que é a Igreja Catôlica!! Perigosamente manipuladora e poderosa para tantos... ó seres acordem!

Álcool















"Em Portugal, bebem-se quase três milhões de litros de álcool por dia, o que coloca o país no sétimo lugar do ranking mundial.
Os portugueses com mais de 15 anos bebem em média, e todos os dias, 2,8 milhões de litros.
Dividindo pelo número de portugueses, 0,3 litros diários somam 115 litros ingeridos por cada português no fim de cada ano. Uma imperial por dia totaliza 1023 milhões de litros de álcool durante 365 dias.
Rapazes e raparigas equiparam-se no que diz respeito ao consumo. Mais de metade dos jovens, entre os 18 e os 24 anos, consomem bebidas com teor alcoólico.
Nesta matéria, quem sai aos seus, por regra, também aprecia. Dois terços dos consumidores de álcool, no caso dos homens, têm antecedentes familiares e cerca de metade das mulheres também. "

sic online

quarta-feira, abril 12, 2006

"Castigos Físicos Lícitos e Aceitáveis"

Sic Online

"Supremo considera normais castigos aplicados a crianças deficientes por responsável de lar
O Supremo Tribunal de Justiça considerou "lícitos" e "aceitáveis" os estalos e castigos aplicados por uma responsável de um lar de Setúbal a crianças deficientes. Segundo o jornal Público, depois de o Ministério Público ter recorrido da decisão do tribunal de Setúbal, o Supremo não considerou existirem maus tratos, mas sim castigos normais.

A responsável do lar de crianças deficientes mentais tinha sido indiciada porque daria palmadas e estalos às crianças. Fechá-las-ia em quartos escuros quando se recusavam a comer. O tribunal de Setúbal condenou-a a 18 meses de prisão com pena suspensa por um ano por apenas um caso: ter por duas vezes amarrado as mãos e os pés de um menino de sete anos para que não perturbasse o seu sono. O Ministério Público recorreu, mas o Supremo Tribunal de Justiça já que considerou mesmo serem actos lícitos e aceitáveis. Segundo o acórdão a que o jornal Público teve acesso, fechar crianças em quartos é um castigo normal de um pai de família. Estalos e palmadas que ficam por dar podem mesmo configurar negligência. O tribunal de Setúbal deu como provado que a arguida fechou várias vezes um menor de sete anos numa despensa com a luz apagada para que ficasse menos activo. Dava frequentemente bofetadas à mesma criança, deu palmadas a outra que não queria ir para a escola. Um quarto menor ficou sozinho num quarto por não comer a salada. O Ministério Público falou de tratamento cruel, mas o tribunal de Setúbal e o Supremo não consideraram existir crime de maus tratos. Entre 1990 e 200 a arguida foi responsável pelo lar residencial do centro de reabilitação profissional que funcionava como valência da associação de pais e amigos do cidadão deficiente mental de Setúbal."

A minha opinião...
Alguns educadores não abdicam do autoritarismo da educação tradicional, ameaçando ou batendo nas crianças, argumentando que as nova gerações precisam de disciplina e de obediência. Se as crianças não conseguem encontrar segurança e estabilidade no meio em que vivem como vão conseguir depois encarar a realidade externa? E no caso de maus tratos sobre crianças deficientes (que já por si encontram imensos obstáculos sociais), é completamente inadmissivel. Hoje, ontem, amanhã.... nos anos 40, nos anos 90 e em pleno século XXI a agressão fícica e psiológica não deve ser argumento válido para uma boa educação.Esta expressão de autoridade por parte dos educadores poderá conduzir facilmente à banalização do uso da violência como meio de solucionar conflitos, e que imposta às crianças poderá ter reflexos muito negativos ao longo da sua vida. Os castigos físicos e psicológicos constituem uma violação aos Direitos Humanos fundamentais, sendo contra a dignidade humana e a integridade física das crianças.

Anorexia e Bulimia



Os casos de anorexia e bulimia estão a aumentar entre os jovens, especialmente no sexo feminino. O culto da magreza e suposta beleza leva milhares de jovens a refugiarem-se em dietas esquematizadas por eles próprios, que podem ter reflexos terríveis na saúde.

O corpo magro é modelo de beleza e de ascensão social, por outro lado, há rejeição ao obeso. Mais uma das muitas marcas desta sociedade contemporânea ditatorial.

Em certos países europeus, a sociedade já começou a mobilizar-se contra a doença. Em Espanha, por exemplo, os farmacêuticos comprometeram-se a não vender diuréticos sem receita médica e a Federação de Empresários de Confecções apelou aos seus associados para diversificarem os tamanhos das peças de roupa. Em terras espanholas proibiram mesmo passagens de modelos com números inferiores a 36.

A grande maioria dos anorécticos pertence ao sexo feminino (dez mulheres por cada homem). Aproximadamente 92 % dos pacientes de anorexia e bulimia são jovens entre 15 e 29 anos e 92,8 % são mulheres.

terça-feira, abril 11, 2006


Pele continuada do meu corpo ....

Fomos crianças, velhas, grandes, pequenas...
Misturámos brincadeiras, zangas, cantigas...

Cheirinho a café que inunda a casa ...
Colinho bom da infância ....

Fomos actrizes, cantoras, amigas, irmãs ...
Misturámos doces, amargos, beijos, abraços ...

Cheirinho a caramelo que inunda a casa ...
Eterna cumplicidade a nossa ...

Fomos fantasias, realidades, ficções, dramas ...
Misturámos sol, estrelas, nuvens, lua ...

Cheirinho a água de rosas que inunda a casa ...
A tua vida em mim vive ...

Fizemos desenhos, ballets, teatros, fotografias ...
Misturámos vaidades, humildades, egoismos e partilhas ...

Cheirinho a ervas perfumadas inunda a casa ...
A minha vida em ti vive ...

Fizemos guerra, paz, batalha, luta ...
Misturámos mimos, anseios, medos, devaneios.....

Rifão quotidiano






Uma nêspera
estava na cama
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a
é o que acontece
às nêsperas
que ficam

deitadas caladas
a esperar
o que acontece


Mário-Henrique Leiria

Calçada de Carriche









Luísa sobe,
sobe a calçada,
sobe e não pode
que vai cansada.
Sobe, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe
sobe a calçada.
Saiu de casa
de madrugada;
regressa a casa
é já noite fechada.
Na mão grosseira,
de pele queimada,
leva a lancheira
desengonçada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.
Luísa é nova,
desenxovalhada,
tem perna gorda,
bem torneada.
Ferve-lhe o sangue
de afogueada;
saltam-lhe os peitos
na caminhada.
Anda, Luísa.
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.
Passam magalas,
rapaziada,
palpam-lhe as coxas
não dá por nada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.
Chegou a casa
não disse nada.
Pegou na filha,
deu-lhe a mamada;
bebeu a sopa
numa golada;
lavou a loiça,
varreu a escada;
deu jeito à casa
desarranjada;
coseu a roupa
já remendada;
despiu-se à pressa,
desinteressada;
caiu na cama
de uma assentada;
chegou o homem,
viu-a deitada;
serviu-se dela,
não deu por nada.
Anda, Luísa.
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.
Na manhã débil,
sem alvorada,
salta da cama,
desembestada;
puxa da filha,
dá-lhe a mamada;
veste-se à pressa,
desengonçada;
anda, ciranda,
desaustinada;
range o soalho
a cada passada,
salta para a rua,
corre açodada,
galga o passeio,
desce o passeio,
desce a calçada,
chega à oficina
à hora marcada,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga;
toca a sineta
na hora aprazada,
corre à cantina,
volta à toada,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga.
Regressa a casa
é já noite fechada.
Luísa arqueja
pela calçada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada,
sobe que sobe,
sobe a calçada,
sobe que sobe,
sobe a calçada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.

António Gedeão, Poesias Completas (1956-1967)

Delícias simples






Areia morna sobre corpos sedentos de calor

Espuma nas palmas da mão

Cheiro de chuva caindo na terra

Cheiro a pão acabado de fazer

Lençóis limpos na cama

Aroma delicado das flores na Primavera

Coisas simples que nos fazem felizes!!! É mais simples do que pensamos!

Sons de Outro Mundo


Hoje demorei ainda hora e meia a ligar o media player, até acordar definitivamente até o meu corpo responder aos estímulos externos e internos..... mas soube bem, a "Ópera Mágica do Cantor Maldito" do Fausto ecoou com toda a sua potência nos meus ouvidos..... divinal!!!

“Morreu o Cantor Maldito, morreu o Cantor Maldito!!!!!!!!”

segunda-feira, abril 10, 2006

Hoje não há síndrome de 2ª f


Hoje não tenho síndrome de 2ª feira típico, porque hoje é como se fosse 3ª f.... eheheh..... pois é esta semana trabalhamos só 4 dias úteis e secalhar 5f até dão a tardinha...... eheheheh...... podia ser bem mais simples e rentável para todos se trabalhassemos apenas 4 dias úteis como em alguns países da dita europa evoluída..... andava tudo muito mais feliz e simpático... os indices de interacção social laboral melhoravam consideravelmente, a rentabilidade subia.... estava desgraçada se trabalhasse aos fins-de-semana, ou por turnos rotativos, o fim-de-semana é sagrado, pelo menos as manhãs do dito... há quem se queixe que mesmo ao fim-de-semana não consegue exceder-se para além das 10h, alguns até mesmo das 8h ou 9h, tal é o hábito..... ainda bem que não padeço desse mal....eu nunca me habituo a esse relógio biológico que desperta sempre à mesma hora.... grrrr todas as manhãs úteis são o inferno para mim e ao sábado e domingo continuo a dormir entre 8h a 12 horas seguidas sem interrupções, dizem que com a idade temos tendência a ter menos necessidade de dormir, pois eu vou mais uma vez contra o senso comum.... vou aproveitar enquanto posso.... Viva às grandes sonecas!!

sexta-feira, abril 07, 2006

Quatro Milhões






Faltam mais de quatro milhões de profissionais de saúde para responder às necessidades mundiais. O continente africano é o mais carenciado. Cerca de mil e trezentos milhões de pessoas não têm acesso aos cuidados de saúde mais elementares.

Portugal no Dia Mundial da Saúde

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde!
As bases da sociedade neste país são as mais fragilizadas, o Governo vai fechar 10 blocos de parto, em todo o país até ao final do ano e encerrar os serviços de atendimento permanente, mais conhecidos por SAP, as taxas moderadoras ficaram mais caras. O acesso às urgências num hospital central custam agora 8,50 eur, um aumento de 23%. Nos hospitais distritais e centros de saúde, as urgências e consultas também aumentaram de preço. Como é de calcular quem pode vai ao privado quem não pode vai ao público e é o mais lesado, políticas neo liberais, ricos para um lado e pobres para outro, política da injustiça. Não há direito à saúde gratuita ou pelo menos acessível em Portugal, estas quantias têm um peso enorme para as bolsas de muitos portugueses, é vergonhoso e mesmo escandaloso. Os portugueses já pagam mais de 30 % do total das despesas de saúde, além dos impostos. Na minha opinião tudo isto é inconstitucional, é uma espécie de castigo aos doentes, principalmente à população carenciada, idosos e pensionistas, que já não têm recursos para comprar todos os medicamentos e agora também podem deixar de recorrer ao médico quando realmente necessitam. É completamente revoltante!

quinta-feira, abril 06, 2006

choque tecnológico

e o país real

quase dois terços dos portugueses nunca acederam à internet

Educação Sexual

Parece que a educação sexual vai ter ínicio como disciplina obrigatória já no próximo ano lectivo. Segundo um inquérito feito a futuros professores (entrevistas a 148 futuros professores- uma das investigadoras afirma que 80 por cento dos inquiridos revela não estar sequer à vontade para falar de sexo na sala de aula), os mesmos confessam não ter preparação para lidar com o assunto.
Ao que parece os respectivos manuais a serem utilizados são maus e apresentam imagens machistas da mamã a varrer e o pápá no sofá a ver tv... rídiculo não?
Os manuais devem ser reformulados urgentemente. Deviam já estar a ser admnistrados cursos de formação em educação sexual para professores e se possível em parceria com outros técnicos, como médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, que podem dar um óptimo contributo e partilhar experiências e competências com os professores. Porque não envolver também os pais? E já agora pedir uma mãozinha aos psicólogos com experiência nesta área? Tantos e tantos no desemprego...ou só os professores é que podem leccionar esta disciplina? Parecia-me bem a possibilidade de envolvência de outros técnicos. Têm que caber tudo aos professores? São sempre as maiores vítimas do desemprego, e quando têm trabalho não aguentam os currículos nem os problemas dos alunos, nem as turmas elevadas, os mártires, os queixosos, blá, blá...
Os Psicólogos Educacionais são absolutamente necessários nas escolas e também aqui poderiam ter um importante papel, são aos milhares no desemprego e nunca são encarados como uma possível solução para os problemas em contexto escolar nomeadamente na qustão da educação sexual.

Crianças de ontem e hoje








Enviaram-me um mail a que achei especial graça, sobre as diferenças na infância da minha geração (25-30 anos) e a geração actual, vou transcrever as linhas que acho mais curiosas:

"Quando éramos pequenos bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.

Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora.

Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.

Saiamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.

Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos e se os quiséssemos encontrar íamos à rua.

Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados. "


O que dirão os nossos pais e avós?

quarta-feira, abril 05, 2006

Momentos Zen


Acho que todos devemos ter o nosso momento zen diário... é tão bom! Para mim é estar comigo mesma, cantar canções lamechas, atirar a roupa para o chão, pular no sofá, cozinhar por prazer, simplesmente tomar duche e vestir o pijama e não ter stress posterior absolutamente nenhum....coisas deliciosas....às vezes não temos tempo...blá, blá...vá lá nem que sejam 5 minutos...nós precisamos de nos mimar... só um bocadinho.... contem-me os vossos MZ!!!

caminhos












"Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes"

Goethe

Odeio-te manhã!


aiiiiiiiii como odeio as manhãs....o meu organismo não corresponde a estímulos externos, a minha visão não obedece aos requisitos mínimos, a minha voz permanece num silêncio absoluto que detesta ser violado, as pessoas...ai as pessoas...é melhor não falarem comigo, posso ser mal interpretada.... o porquê desta ditadura? Porquê que não podemos escolher os horários que melhor se adaptam aos nossos ritmos?? A sociedade está sempre mal estruturada, que inferno este...se posso ser mais rentável a partir das 13h porque não posso escolher e trabalhar até às 22h, eu não me importava, bolas...e ter que encarar essa gente frenética e excitada logo pela manhã. Em resumo: Odeio a ditadura matinal!

terça-feira, abril 04, 2006

Outras comidas...

Hoje fui almoçar com colegas ao hare krishna, fiquei contente por conhecer um sítio tão giro e de fugir um bocadinho à habitual manjedoura, senti-me numa casa familiar e harmoniosa. À parte das crenças o local pareceu-me ideal para quem quer fugir ao stress citadino, pq para além de parecer uma casa habitacional (creio que os monges vivem lá e tem um templo à vista dos clientes) tem um jardinzinho com esplanada, óptimo para descontrair! E o preço também muito interessante, uma tissana, o prato do dia, a sopa e a sobremesa por 6 euros...nada mau! É claro que para o enfardador típico da comida tuga n dá!!Mas para quem gosta ou quer experimentar comida vegetariana aconselho vivamente.

Rua Estefânia 91 R/c - Lisboa
12h-15h

segunda-feira, abril 03, 2006

Vida

(...) Luz, quero luz,
sei que além das cortinas
são palcos azuis e infinitas cortinas
com palcos atrás
arranca, vida estufa,
veia e pulsa, pulsa, pulsa pulsa, pulsa mais mais,
quero mais nem que todos os barcos recolham ao cais
que os faróis da costeira me lancem sinais."

Chico Buarque

Trabalho e Prazer


Adorava trabalhar por algum prazer mas tenho que dedicar 8 horas a um trabalho que me frusta todos os dias mas principalmente à segunda feira, porque sinto que as perspectivas não são positivas nem a curto, nem a médio, nem a longo prazo e o 1º dia da semana é sempre uma chamada à realidade. Tenho no entanto a felicidade de poder trabalhar tb na minha área ao final do dia e às vezes ao fim de semana e de continuar a investir no que realmente me dá prazer.
O trabalho na empresa nem é mau mas independentemente de ter sido uma boa oportunidade, de haver pessoas que estão em pior situação, de não ganhar mal, do desemprego, desses blás blás feitos ... o que é certo é o que sentimos e eu sinto tristeza quando passo 8 horas em frente a um computador e não contribuo em nada para mudar a sociedade, não fui talhada para aqui estar mas tenho e terei que estar...... entre as coisas que não suporto como o facto de não lidar com pessoas, de não fazer sorrir, de não me sentir realizada....não suporto os viciados em trabalho... essas criaturas sem aparente vida própria, com surtos de mau humor, o medo de fracassar, a determinação impiedosa de vencer, parecem não ter sonhos mas apenas projectos .... não nascemos para isto, é contra natura.

2ª Feira

Cá estou! Após um fim de semana de lazer e descanso, estou pronta a enfrentar o mundo do trabalho e os meus colegas logo pela manhã.... na realidade não estou pronta, e no meu cérebro matinal ecoam frases agressivas e destrutivas, a imaginação e as suposições assumem lugares de destaque...o se....se eu pudesse n estava aqui, se eu pudesse estava....

domingo, abril 02, 2006

Onde nasce o amor


"O amor não nasce na cama mas sim na manhã do primeiro encontro sexual ".... ou não!

Jean-Claude Kaufmann